Antes de começarmos, conheça duas verdades absolutas sobre blogs:
1) Blog não é uma corrida de 100 metros rasos, mas, sim, um ironman – ou seja, um projeto que deve ser encarado com resiliência e visão de longo prazo.
2) Blog não é um canal de comunicação institucional, mas uma plataforma para manter um diálogo aberto com clientes e prospects, gerar valor, educar, fidelizar, prospectar e desenvolver o mercado.
Se você já navegou pelos blogs que indicamos como referências neste artigo aqui, é fácil entender isso. E se ficou interessado em criar o seu, é natural que esteja com dúvidas sobre o que escrever, por onde começar e assim por diante.
Sabendo disso, em uma das mais recentes edições da VendaMais, preparamos um guia para você começar a desenvolver a estratégia de conteúdo que colocará em prática logo mais. Uma parte deste guia você confere a seguir!
Entenda, porém, que há muito mais a ser considerado além do que reunimos aqui, mas as dicas que você vai ler agora são suficientes para começar a escrever os primeiros posts ou rever o que tem produzido – caso você já tenha um blog.
Planejando o conteúdo do seu blog corporativo
“Sobre o que vou escrever?”
Essa é a pergunta que muitos se fazem quando pensam em ter um blog. Partindo do princípio de que seu objetivo com a ferramenta está atrelado às duas verdades absolutas que citamos no início, reunimos três linhas de pensamento diferentes e complementares para você desenvolver o perfil editorial do seu blog. Pergunte-se:
1) Que imagem quero transmitir?
Em que você/sua empresa acreditam? Como quer que seus clientes o enxerguem? Sobre o que você pode escrever, gravar um áudio ou vídeo para reforçar sua imagem e posicionamento?
Faça esse debate internamente. Ele vai ajudar a gerar bons temas para os primeiros conteúdos do blog. Usar sua Missão, sua Visão e seus Valores também é um bom ponto de partida. Todos os assuntos ligados ao que você é, faz, domina e acredita podem e devem ser desenvolvidos no blog.
Sugestões de temas de artigos:
- “X” tendências em [seu segmento] para o próximo ano.
- Veja o que os profissionais de [seu segmento] pensam a respeito de [tema que interessa a seus clientes].
- As principais notícias da semana sobre [seu segmento].
- Os principais eventos de [seu segmento] ao redor do mundo.
2) Como eu/minha empresa resolvemos problemas?
Um conteúdo relevante pode ser uma excelente forma de iniciar uma conversa com um prospect.
Por exemplo, imagine que você poderia enviar um e-mail falando algo como: “Publicamos um artigo em nosso blog que tem tudo a ver com o que debatemos em nossa última reunião. Aqui está o link. Depois eu ligo para que você me conte o que achou, combinado?”. Uma abordagem sutil e de muito valor. Bem diferente de simplesmente ligar para forçar um fechamento.
Sugestões de temas de artigos:
- Você sofre com [problema que você/sua empresa resolve]? Saiba como solucionar.
- X passos para melhorar sua/seu [problema que você/sua empresa resolve].
- Conheça casos reais de pessoas/empresas que estão usando nossos produtos/serviços para melhorar sua performance/produtividade.
3) O que meus prospects procuram nas ferramentas de busca?
Além de fortalecer o relacionamento, gerar valor, manter o cliente por perto e fidelizar, um bom blog pode ser uma excelente ferramenta para captar clientes que jamais ouviram falar de sua empresa.
A lógica funciona assim: Ao produzir conteúdo com palavras-chave relacionadas à sua área de atuação, cada vez mais você aumentará seu território e fortalecerá sua presença nos resultados de ferramentas de busca.
Sabendo disso, ao pensar nos temas que irá abordar no blog, pergunte-se: Como meus prospects e clientes me encontrariam no Google? Esses tópicos são naturalmente ótimas bases para temas.
Dica: O Google Adwords (sistema de campanhas de publicidade do Google) tem uma ferramenta gratuita muito útil para gerar ideias de artigos. Chama-se Planejador de palavra-chave. Você digita uma palavra relacionada ao seu negócio e ela informa o volume mensal de buscas para o termo, além de palavras relacionadas que também são bastante procuradas. Você precisa de um cadastro (gratuito) no Google Adwords para usar a ferramenta. Para isso, basta acessar: https://adwords.google.com/KeywordPlanner
Quer saber mais sobre esse tema?
Na matéria completa da edição de julho/agosto da VendaMais, além de outras dicas, você terá acesso a um e-book com dicas práticas para planejar e aprimorar o conteúdo do seu blog. Nele, você vai aprender:
- Como criar títulos vendedores.
- Com que frequência publicar novos posts.
- Como captar leitores.
- Quem deve escrever e assinar os textos de um blog corporativo.
- Onde e como divulgar seu blog.
- Como mensurar resultados.
- Quando não fazer um blog.
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