Como destruir um programa de marketing e vendas

Mesmo o plano mais brilhantemente concebido pode falhar e errar o alvo. Confira os 12 motivos pelos quais programas sólidos acabam com resultados medíocres.

Existem duas fases fundamentais na vida de qualquer programa de marketing e vendas. Uma é emocionante, a outra é chata.

Todos ficam entusiasmados e “para cima” durante as fases de planejamento e implantação. Afinal, esperar pela grande festa é sempre a parte mais divertida. Mas essa alegria dura pouco.

A parte dura de um programa de marketing e vendas é o trabalho diário de mantê-lo no curso quando nem tudo vai bem. Cronogramas devem ser respeitados e problemas inevitáveis devem ser resolvidos. Enquanto todos gostavam da primeira parte, a maioria das pessoas desaparece na hora de cumprir as tarefas diárias que mantém um programa no curso correto.

Mesmo o plano mais brilhantemente concebido pode falhar e errar o alvo. E isso acontece mesmo. Aqui estão as 12 principais razões porque isso ocorre, segundo John Graham, presidente da Graham Communications. São 12 motivos pelos quais programas sólidos acabam com resultados medíocres (quando não são diretamente um desastre total).

  1. Falta de paciência.
  2. Cortar caminho.
  3. Recusar o risco.
  4. Interferências no programa.
  5. Orçamento insuficiente.
  6. Misturar preferências pessoais.
  7. Falta de continuidade.
  8. Adotar uma visão de restaurante.
  9. Perda de interesse.
  10. A busca de soluções mágicas.
  11. Falta de sofisticação em marketing e vendas.
  12. Falta de pesquisa.

Essas 12 razões de fracasso são importantes porque são muito comuns. Nenhuma companhia escapa. A maioria dos programas sofre de pelo menos um desses males. Pior ainda: muitos desses erros são repetidos, causando uma limitação no crescimento das empresas e um desperdício imenso de dinheiro. Juntas, essas razões são um checklist efetivo sobre como avaliar um programa de marketing e/ou vendas.

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