Um dos grandes prazeres que tenho é gravar os bate-papos do Entrevistas VM, programa de vídeos em que falo com consultores, palestrantes e autores de livros nas áreas que nos interessam aqui na VendaMais (vendas, gestão, liderança, estratégia).
Ontem, tive o prazer de entrevistar o César Souza, autor do livro Clientividade (Ed. Best Business).
Clientividade sugere foco total no cliente. César resume este conceito em cinco grandes pontos:
- Respire clientes.
- Mobilize todos na empresa para atender o cliente.
- Busque o solucionamento (não apenas o atendimento).
- Envolva o cliente em tudo que fizer.
- Tenha uma tendência à ação – seja proativo.
César defende uma série de mudanças no nosso vocabulário para termos mais foco no cliente:
- De organograma para clientograma.
- De atendimento para solucionamento.
- De PDV (ponto de venda), para PDC (ponto de compra), para PDE (ponto de experiência).
Ele encerrou a entrevista deixando um recado: “Cliente é início, meio e fim.”
Além de clientes, falamos também sobre como ele lida, como líder, com três pontos que hoje são primordiais para pessoas buscando a alta performance:
- Como lidar com a ansiedade.
- Como ter um dia mais produtivo.
- Como manter-se atualizado.
A entrevista está disponível aqui:
Na semana passada gravei outra entrevista interessante sobre um assunto bem parecido, com outro luminar da área e um dos ‘papas’ do atendimento a cliente no Brasil, Sérgio Almeida, em que falamos sobre clientologia.
Sérgio é amigo de longa data e está relançando seu excelente livro Cliente, eu não vivo sem você (Ed. Madras).
Na nossa conversa o Sérgio reforçou vários pontos que ele defende há anos e que agora estão sendo divulgados na mídia por grandes experts internacionais, como Philip Kotler, por exemplo. Isso é ótimo (afinal de contas, o que mais queremos é que as empresas finalmente enxerguem a importância do foco no cliente), mas justiça seja feita: Sérgio Almeida falava de Marketing 3.0 muito antes… e colocando em prática com as empresas onde dá consultoria.
A entrevista do Sérgio Almeida falando sobre clientologia você pode assistir aqui:
Ajudar a divulgar o trabalho de consultores excelentes é mais uma forma de cumprirmos nossa missão de ajudar vendedores e empresas do Brasil a venderem mais e melhor.
Abraço, boa semana e boas vendas,
Para receber mais conteúdos, assine a E-zine VendaMais (Grátis).
Clique aqui, cadastre seu e-mail para receba semanalmente dicas do Raul Candeloro. Junte-se aos mais de 55 mil assinantes. E receba gratuitamente um e-book com 31 dicas para divulgar seu negócio!