Carreira: Coloque melodia, harmonia e ritmo em suas vendas
1) Atendimento ? Dê um show e venda mais!
2) Carreira ? Coloque melodia, harmonia e ritmo em suas vendas
3) Confira os novos artigos publicados no site VendaMais
4) Para incentivar certo
5) Comentário da semana: Charlie de Souza Vieira
6) Frase da semana: Ousadia ? Fernando Pessoa
Olá.
Na semana passada, ocorreu a 3ª edição da ExpoVendaMais, que,
sem dúvida, já se consolidou como o maior evento de vendas do
Brasil. Foram duas palestras internacionais (Bob Nelson e Ian
Brooks), dois fóruns de debates e 17 palestras nacionais.
Tive a chance de entrevistar todos os palestrantes (estamos
fazendo um box comemorativo com os DVDs das apresentações) e
achei muito interessante conversar com eles.
Neste ano, pela primeira vez, participaram do evento pessoas
vindas de Portugal e também do Paraguai ? já podemos dizer que
é um evento internacional!
Finalizamos a ExpoVendaMais fazendo uma matriz de priorização
para colocar em prática as idéias que as pessoas tiveram durante
o encontro ? com isso, pude notar a riqueza de opções criadas.
Algumas pessoas decidiram que precisavam treinar melhor a
equipe, umas que deveriam recrutar melhor e outras que
precisavam de planejamento. Enfim, foi fácil sair do encontro com
muitas idéias e, principalmente, com um plano de ação sobre o
que fazer.
Os participantes nos deram algumas sugestões sobre o que
melhorar para o próximo ano. E, assim que o evento terminou,
fizemos uma reunião de melhorias para a ExpoVendaMais 2009 e,
com certeza, implantaremos várias delas.
E como não poderia deixar de ser, finalizo agradecendo a todos
que permitiram que esse grande evento acontecesse:
patrocinadores Datasul, Embratel e Correios, apoiadores,
expositores da feira, palestrantes que fizeram suas apresentações,
equipe quântica e, principalmente, a todos os 650 inscritos. Em
2009, rumo aos mil. Tomara que você seja um deles e nos
encontremos lá.
Grande abraço e boas vendas,
Raúl Candeloro
P.S.: a cobertura completa do evento está disponível gratuitamente
no site: www.expovendamais.com.br
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1) Atendimento ? Dê um show e venda mais!
Hoje, o cliente quer uma nova experiência de consumo e, para
isso, é preciso ter profissionais dispostos a criar e participar de
um grande show organizacional. Veja seis pontos para você
dar um show no seu atendimento.
- Cooperação x competição ? A melhor forma de crescer é
contribuir para o crescimento alheio. - Trabalhe em equipe ? Cada ser é único, repleto de
aspirações e motivações distintas que podem ser a
chave para o sucesso da equipe. - Foque o positivo ? Busque a causa e a solução do
problema, preferencialmente, com a participação de
todos os envolvidos no processo. - Seja empático ? Procure ampliar sua visão. Veja a
situação com os ?olhos do outro?. - Use a criatividade ? Repense, crie novos hábitos e
quebre preconceitos. Aprenda e procure novos
caminhos. - Saiba amar ? Seja mais tolerante, pois sua velocidade
nem sempre será a mesma do seu próximo. Compartilhe
vitórias, sucessos e fracassos. Aprenda a amar no
dia-a-dia.
Paulo Araújo é administrador de empresas, palestrante e autor
dos livros Motivando o Talento Humano e Motivação Hoje e Sempre.
Visite o site: www.pauloaraujo.com.br
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2) Carreira ? Coloque melodia, harmonia e ritmo em suas vendas
Os vendedores podem melhorar suas performances se observarem
as lições que a música ensina:
- Melodia ? É a combinação de notas que são aplicadas
sucessivamente, por exemplo: o solo de um instrumento.
O vendedor deve conhecer a fundo seus produtos e o
mercado para não desafinar na frente do cliente. A
apresentação de um produto deve ser feita de forma lógica,
utilizando técnica, razão e também emoção. - Harmonia ? É um conjunto de sons simultâneos, por exemplo:
os acordes que formam a base para uma melodia. Além de
trabalhar em equipe, é preciso ter harmonia nas questões
pessoais, profissionais, mentais e espirituais. Se o vendedor
não estabelecer simetria entre essas áreas, a concentração
estará comprometida no momento da apresentação, e não
conseguirá dar um show em vendas. - Ritmo ? É o movimento ordenado dos sons no tempo, com
suas acentuações, durações e pausas. O vendedor deve
planejar seu dia para ter ritmo em vendas. Uma agenda
ordenada, assim como a análise prévia do cliente antes da
visita, faz com que o profissional em vendas adquira um
movimento contínuo, cadência e esteja sempre vendendo. A
falta de ritmo é o grande problema da maioria dos vendedores.
Fabiano Brum é consultor e palestrante nas áreas de Vendas e Motivação.
E-mail: [email protected]
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3) Confira os novos artigos publicados no site VendaMais
Atendimenjto ? Satisfação garantida ou reputação destruída ? Anna Freitag
Negociação ? Negociando com pessoas difíceis ? Márcio Miranda
Marketing ? Aposte no marketing direto ? Nelise Zymberg
Carreira ? Benefícios da disciplina na carreira ? Prof. Menegatti
Gestão ? Você delega corretamente? ? Raúl Candeloro
4) Para incentivar certo
- Faça as coisas no tempo certo ? De nada adianta fazer, por
exemplo, uma campanha para aumentar as vendas de Natal
em meados de dezembro. Planeje antecipadamente suas
ações de incentivo e motivação para que elas atinjam seu
pessoal no melhor momento possível. - Use um tema criativo ? Esportes, televisão, filmes… tudo
serve para aumentar o interesse de sua equipe pela ação ou
programa de incentivo. - Desafie-os ? Campanhas de incentivo não servem apenas
para fazer seu grupo vender mais ou economizar recursos.
Que tal desafiá-lo a criar um novo catálogo para o que você
vende ou reposicionar os móveis do escritório para que o
trabalho flua melhor? - Acompanhe ? Nada de começar um plano e depois
abandonar sua equipe. Analise-a de perto, dê feedbacks
constantes sobre o que foi e o que falta ser conquistado. - Não demore a entregar os prêmios ? Poucas coisas são mais
desmotivadoras que atraso na premiação.
Bob Nelson é presidente da Nelson Motivation Inc., empresa de
consultoria e treinamento de gestores e co-fundador da National
Association for Employee Recognition (Associação Nacional para
Reconhecimento de Funcionários). Entre seus livros de sucesso
estão: 1001 Maneiras de Premiar seus Colaboradores e Faça o que
Tem de Ser Feito.
5) COMENTÁRIO DA SEMANA ? Charlie de Souza Vieira
?Sou assinante da revista VendaMais e gostaria de dizer que as
matérias e textos têm me ajudado a não esquecer de muitos
assuntos e temas que utilizo no dia-a-dia da empresa em que sou
gerente de vendas, a Móveis Romera. Hoje, tenho certeza de que
a revista traz crescimento e uma visão mais ampla sobre vendas
e gerenciamento. Parabéns! O trabalho realizado pela equipe
VendaMais é espetacular.?
6) PARA TERMINAR: Ousadia ? Fernando Pessoa
?Tudo é ousado para quem nada se atreve?
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enviando sua mensagem para: [email protected]
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