Carreira: 5 dicas para um cartão de visitas eficiente

Cadeado

1) Carreira – 5 dicas para um cartão de visitas eficiente
2) Vendas – O que fazer para efetivar uma venda?
3) Confira os novos artigos publicados no site VendaMais
4) Incentivos – Para pagar certo
5) Comentário da semana: Antônio Odorico da Silva
6) Frase da semana: Verdade – Jacques Bossuet

Olá.
Nem me lembro mais quando é que convidei o Bob Nelson para ser
nosso colunista na VendaMais… deve fazer mais ou menos uns dez
anos. Sua coluna Incentivos mostra, todos os meses, algo interessante que empresas do mundo inteiro estão fazendo para incentivar as pessoas, sem que isso necessariamente envolva dinheiro (embora ele logicamente seja bem-vindo!).

Achei o Bob Nelson por acaso. Uma das coisas que os assinantes mais nos pedem nas pesquisas são artigos sobre motivação. Há alguns anos, quando o assunto começou a surgir com tanta frequência que chamava atenção, fui atrás de especialistas que pudessem contribuir para a VendaMais.

Encontrei muita gente teórica no Brasil, muito blablablá, um monte de pessoas de RH discutindo o sexo dos anjos (basta ver o tema dos congressos de RH para perceber que vivem em outro mundo) e nada de concreto (lá vou eu receber mensagens dos cRHatos…).

Eu sabia bem do que precisava – formas de incentivar funcionários de maneira simples e direta, sem enrolação. Depois de procurar muito, por acaso encontrei numa livraria o livro 1001 Maneiras de Premiar seus Colaboradores (no original, em inglês, 1001 Ways to Reward your Employees). No Brasil, foi publicado (finalmente) pela Sextante. O autor? Bob Nelson.

Por aqui, acho que ele ficou mais conhecido pelo livro Faça o que Tem de Ser Feito, mas lá fora seu grande diferencial e ganha-pão é justamente ajudar as empresas a reconhecerem quem trabalha lá dentro.

Em vez de ficar discutindo coisas inúteis, como: se as pessoas querem ser chamadas de funcionários ou colaboradores ou a diferença entre criatividade e inovação, Nelson pesquisou, durante vários anos, formas mais diretas de incentivar pessoas dentro de uma companhia. Cada página conta uma história rápida sobre como uma empresa premia idéias, recompensa resultados, estimula participação, etc.

Para supervisores, gerentes e diretores que precisam constantemente de ideias novas, práticas e eficazes, esse livro é um pequeno tesouro que deveria estar em qualquer biblioteca empresarial.

O que é legal do Nelson é que, com uma bagagem teórica imensa, ele consegue ser 100% prático. Por isso, depois de tantos anos como colunista da VendaMais, decidi convidá-lo para fazer uma apresentação na ExpoVendaMais.

Então, você já sabe, se conhecer alguém que precisa urgentemente de algumas dicas sobre como motivar pessoas, indique nossa e-zine, recomende o livro da Sextante ou, melhor ainda, participe da ExpoVendaMais com a gente em Outubro.

Abraço e boa$ venda$,
Raúl Candeloro

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1) Carreira – 5 dicas para um cartão de visitas eficiente

1. Tenha seu cartão sempre à mão para tornar mais objetivos seus
contatos com clientes, fornecedores e parceiros.

2. Se você quer transmitir uma ótima impressão, esqueça aqueles
formulários de cartão de visitas comprados nas papelarias. Consulte
um designer ou profissional do ramo para ajudá-lo a se atentar aos
detalhes como tipos de letras, cores e textos. Isso faz muita
diferença!

3. Considere com muito cuidado que seu cartão deve incluir nome
completo, pelo qual você é conhecido no segmento em que atua. Ele
deve trazer o nome da sua empresa, o endereço físico, seu cargo ou
função, telefone, fax, e-mail e o numero do celular.

4. O único item do cartão que pode ter um destaque melhor e maior
que o seu nome é o logotipo da empresa.

5. Seja criativo sem deixar de respeitar o formato indicado. Imprima
em papel de gramatura diferenciada, com uma cor de fundo ou em
plástico rígido. Não esqueça que são infinitas as variações e
possibilidades, porém é muito importante consultar os profissionais
citados no item número dois.

Gemir Cassan é consultor de gestão, desenvolvendo produtos
organizacionais, programas da qualidade, palestras, cursos e
treinamentos.
E-mail: [email protected]

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menos tempo e dinheiro que você imagina.
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2) Vendas – O que fazer para efetivar uma venda?

Confira algumas dicas de como se portar diante de uma venda. A
primeira delas é a importância da utilizar o ?mantra?, que é o nome do
cliente. Chamar a pessoa pelo nome, muitas vezes, derruba as
possíveis barreiras preexistentes no ato da venda. Outro aspecto
importante é a flexibilidade que cada vendedor tem diante de certas
situações. O que conseguir ser mais versátil provavelmente terá
melhores resultados. Por fim, um bom vendedor é capaz de envolver
o cliente no processo da venda fazendo com que ele tenha uma
atuação efetiva na negociação.

Dominic de Souza é consultor, especialista em Vendas e
desenvolveu a Metodologia WinnersMAP.
Visite o site: www.winnersmap.com.br

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4) Incentivos – Para pagar certo

Veja três dicas para remunerar corretamente sua equipe de vendas:

1. Consistência – Evite ter diversos níveis de vendedores em sua
equipe. Simplifique os regulamentos para que todos tenham a
consciência de receber o pagamento justo sob regras claras.

2. Consequências – É o grande desafio de um líder de vendas. Pague
muito e corra o risco de criar uma equipe complacente, que não se
esforça para garantir aquelas vendas a mais. Pague pouco e você
não conseguirá reter nenhum talento no seu grupo. Dê-lhes a
oportunidade de ganhar muito dinheiro, como consequência de um
esforço adequado.

3. Combine – Vendedores não querem apenas dinheiro. Ter um bom
ambiente de trabalho com poucas barreiras na comunicação, muitos
desafios e pouco rigor na formalidade – tudo isso ajuda a aumentar o
valor percebido de um emprego e o auxilia a manter uma equipe coesa.

Bob Nelson é presidente da Nelson Motivation Inc., empresa de consultoria e treinamento de gestores, e co-fundador da National Association for Employee Recognition (Associação Nacional para Reconhecimento de Funcionários). Entre seus livros de sucesso estão: 1001 Maneiras de Premiar seus Colaboradores e Faça o que Tem de Ser Feito. É presença confirmada na ExpoVendaMais 2008. Presença ExpoVendaMais Confirmada

5) Comentário da semana – Antônio Odorico da Silva

Há tempo, coleciono a revista VendaMais de cuja leitura tenho extraído
muito conteúdo de grande proveito em meu trabalho de corretor de
imóveis. Mas, além da revista, o livro Fechamento da coleção Passos
da Venda é espetacular. Aliás, todos os artigos escritos pelo Raúl
Candeloro são absolutamente imperdíveis. Gosto muito! Sou um
grande fã da VendaMais. Ela é nota 10!

6) Para terminar: Verdade – Jacques Bossuet
‘O pior que uma pessoa pode fazer em relação à verdade é
conhecê-la e virar-lhe as costas’

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enviando sua mensagem para: [email protected]
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