Automatização da gestão no setor de beleza pode melhorar as vendas

setor de beleza

Se você tem um salão de beleza, conhece alguém que tenha ou já frequentou esses estabelecimentos, sabe que, na maioria dos casos, os agendamentos são feitos à mão, em um caderno, agenda ou planilha no computador. Isso é reflexo de como as empresas do setor de beleza ainda não estão aproveitando as facilidades das ferramentas digitais para a gestão dos seus negócios. Um dos motivos pode ser a falta de opções que atendam as necessidades específicas deste segmento.

Foi justamente pensando em ajudar os empresários do setor de beleza a dar mais agilidade e eficiência às suas operações por meio de ferramentas que automatizem os processos que a AVEC criou soluções digitais especialmente pensadas para este mercado.

Para entender como essa plataforma ajuda os negócios desse ramo otimizarem sua gestão e a melhorarem o relacionamento com os clientes, Raul Candeloro conversou com Victor Sorroche, Fernanda Greggio e Feres Baladi, fundadores da AVEC. Leia  a entrevista e entenda como a automatização dos processos pode influenciar os resultados financeiros de uma empresa – seja ela de qual segmento for.  

Raul Candeloro – O que é exatamente a AVEC? Como funciona sua plataforma?

Fundadores da AVEC – A AVEC é uma plataforma que oferece tecnologia e gestão para o mercado de salões de beleza. No Brasil, atualmente não há nenhuma outra empresa que ofereça todo esse hub de serviços que inclui gestão online e offline dos salões, gestão de estoque, desenvolvimento de aplicativos personalizados, alternativas eficientes para pagamento, além da produção de conteúdo para benefício dos salões de beleza.

Já atendemos mais de 1.500 salões, em 80% do território nacional, entre eles os maiores e mais famosos do mercado, como MG. Hair, Laces and Hair, 1838 e Retrô Hair.

Como isso pode ajudar uma empresa do setor de beleza a vender mais e melhor?

Com um mercado cada vez mais volátil e competitivo, as pessoas precisam saber cada como gerir seus negócios de maneira eficiente e sustentável.  As soluções AVEC fazem exatamente isso e empoderam os empreendedores do setor de beleza para que eles possam focar naquilo que eles realmente gostam, que é cuidar da beleza das pessoas.

Por meio da gestão, é possível saber quais são os serviços que têm o melhor rendimento no mês, quais profissionais trazem os maiores faturamentos e quais são os produtos que estão prestes a vencer. Estes são apenas alguns exemplos de informações que eles podem obter e tomar decisões práticas no dia a dia, otimizando o negócio.

Você poderia nos dar mais exemplos práticos?

Nós já sabemos que mais de 40% dos agendamentos são feitos fora do horário comercial, ou seja, quando o salão está fechado. O estabelecimento que oferece essa funcionalidade tem a opção de atingir/conquistar um leque maior de clientes ou uma taxa de retorno mais alta, simplesmente porque é mais fácil para o usuário.

Que tipo de empresa pode se beneficiar deste serviço?

As soluções AVEC atendem a todas as empresas do setor de beleza, como salões de beleza, barbearias, esmalterias, clínicas de estética, spas etc.

Da mesma forma, que tipo de situação a plataforma AVEC não se propõe a resolver?

Qualidade do serviço e seu resultado final. Isso é responsabilidade dos profissionais do estabelecimento.

Quais são os erros mais comuns que você vê as empresas do setor de beleza cometendo?

  1. Não controlar estoque: resultando em custo alto com perda de produtos por armazenamento, pedidos de compra malfeitos ou produtos vencidos.
  2. Má gestão financeira: a maioria dos estabelecimentos não sabe se dá lucro ou não, acaba usando a movimentação diária do estabelecimento para fazer pagamentos, retiradas pessoais etc.
  3. Sonegação de imposto: grande parte dos estabelecimentos acha que nunca será impactado por uma fiscalização.
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Dessa lista de erros, qual você considera o mais grave? Por quê?

Todos os erros são graves, porém, a gestão financeira é onde está toda a saúde do negócio. Quando eles percebem que o negócio não vai bem, muitas vezes já é tarde e o estabelecimento acaba fechando.

Baseado na análise dos dados e informações que vocês têm levantado, o que tem funcionado melhor? Quais seriam suas principais recomendações?

Analisando as informações que temos levantado, percebemos que é muito importante os salões focarem nas seguintes ações:

  • Aumento da oferta de promoções em mais dias da semana ou descontos na compra de pacotes.
  • Oferecimento de mais facilidade na hora do pagamento (parcelamentos maiores, dar um desconto para pagamentos em dinheiro).
  • Investir em redes sociais e tecnologias para aumentar o relacionamento do cliente com o salão.

Qual é o diferencial da plataforma AVEC em relação a outros possíveis concorrentes? Por que vocês são diferentes?

A AVEC oferece uma solução integrada, que procura atender o estabelecimento de ponta a ponta. Além do software fazendo a gestão do dia a dia, temos o aplicativo de agendamento para clientes, as campanhas de marketing via e-mail e SMS para ajudar na fidelização, soluções de pagamento que facilitam a emissão de nota fiscal e regularização perante os profissionais-parceiros, além de realizar a Beauty Week – um evento que ajudar a aumentar o faturamento dos salões em época de baixa.

Com tanta experiência no setor de beleza, quais dicas ou informações você vê sendo dadas pela mídia sobre esse assunto com as quais claramente não concorda?

Os estabelecimentos costumam ser muito influenciados pelas “tradições”, o que não necessariamente pode condizer com a realidade. Como é o caso de o mês de maio ser considerado o mês das noivas, quando os salões acabam fazendo pacotes maiores nessa época para aumentar o faturamento. Porém, já percebemos uma mudança nesse sentido; os outros meses têm vendas melhores de serviços de noiva do que maio.

Como ter mais informações sobre a AVEC?

Em nosso site  www.avecbrasil.com, em nossas redes sociais (@avecbrasil) ou no e-mail [email protected]

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