Autodesenvolvimento
Olá.
Sempre escuto vendedores e gerentes de vendas reclamando de que a empresa não investe em treinamentos, não se preocupa com a produtividade da equipe e que apenas se limita a cobrar metas. Concordo que essa é uma forma perigosa e que pode levar a empresa à falência.
O mundo tem passado por mudanças a todo momento, e empresas que não treinam nem estimulam treinamentos constantemente acabam ficando limitadas aos conhecimentos, habilidades e atitudes desenvolvidos por suas equipes no passado.
Por outro lado, os funcionários também deveriam demonstrar interesse em crescer profissionalmente e em se desenvolver cada vez mais. Esse aprimoramento será decisivo para efetuar mais e melhores vendas e almejar futuras promoções.
Para saber se está na hora de você investir em seu desenvolvimento pessoal, sugiro que faça estes questionamentos a si mesmo:
- Onde está agora? ? Que conhecimentos, habilidades e experiências você tem? De que forma entende o trabalho que a sua empresa realiza?
- Onde pretende chegar? ? Como se imagina daqui a cinco anos? Que conhecimentos, habilidades e atitudes gostaria de desenvolver até lá?
- Como alcançar esses objetivos? ? Quais investimentos você precisa fazer em seu aprendizado pessoal e profissional para desenvolver os objetivos citados acima?
Para ajudá-lo a pensar sobre o assunto, faça uma análise SWOT de sua performance atual. Ela é dividida em quatro etapas:
- Pontos fortes ? No que você é bom? Não se baseie apenas em suas opiniões próprias, mas aproveite para questionar um colega ou superior sobre quais são os pontos fortes que ele observa em você.
- Fraquezas ? Assim como nos pontos fortes, liste e peça para que outros colaboradores revelem quais são seus pontos fracos. Mas atenção: seja honesto ao definir o que é mais importante no trabalho e que você ainda não tem.
- Oportunidades ? Quais são as possibilidades que a sua empresa oferece para desenvolvê-lo? Há coaching ou financiamento de cursos que tenham a ver com a profissão? Informe-se sobre as possibilidades dentro de sua empresa ou cursos gratuitos em sua cidade.
- Ameaças ? Algumas das oportunidades acima podem deixar de existir em determinado prazo? O que aconteceria com você na empresa caso não se desenvolvesse?
Uma coisa eu posso garantir: se há dois vendedores em pé de igualdade em um processo de promoção, aquele que participa de treinamentos com frequência terá mais oportunidades de receber alguma dica prática que possa diferenciá-lo dos demais.
O profissional que não investe em seu aprimoramento, por sua vez, limita-se a aprender praticando, por tentativas de acerto e erro. Só que esse processo tende a trazer muito mais sofrimento, tanto para a empresa, que pode perder bons negócios e clientes, quanto ao próprio profissional, que, além de se sentir diminuído, corre o risco de perder boas oportunidades de venda.
Quer saber mais sobre autodesenvolvimento ou pretende fazer com que sua equipe também invista em se autodesenvolver? Conheça o Treinamentos VendaMais, que este mês aborda o tema Autodesenvolvimento ? Como se aprimorar continuamente para conquistar melhores resultados.
O Treinamentos VendaMais é uma ferramenta prática para auxiliar líderes na formação de equipes de vendas mais produtivas e completas. A cada mês, confeccionamos um treinamento focado em uma habilidade, atitude ou conhecimento para ser desenvolvido e aprimorado por você junto a sua equipe de vendas. Para saber mais, acesse o site: http://www.treinamentosvendamais.com.br. Aproveite e faça um rápido e divertido teste para saber como andam os treinamentos em sua empresa!
Um abraço e boa$ venda$,
Raúl Candeloro
DICAS DO CONSULTOR DA SEMANA
5 dicas de ouro para uma negociação
Por Ramon Barros
- Nunca aceite a primeira oferta. Esse princípio vale para todos os setores de nossa vida. Temos de analisar as coisas com critérios racionais e, é claro, com a emoção, pois tudo o que nos provoca prazer, realização pessoal e satisfação aos que nos cercam com toda a certeza será um sucesso.
- Negociação não se trata de vencer o outro, mas de encontrarem juntos a solução para um problema ou necessidade. Saber ouvir o cliente e também expor nossas regras com transparência e objetividade são itens indispensáveis para uma boa negociação.
- Para que a negociação termine de forma positiva, é preciso começar bem e valorizar cada etapa do processo, mantendo equilíbrio e foco no resultado.
- Busque sair do clima de negociação, levando a conversa para um ritmo de amizade, de consultoria da solução dos problemas do cliente e atendendo às expectativas dele.
- O fechamento é a hora da decisão. Então, saiba o momento exato de ?parar de vender? e fechar a venda. Às vezes, o cliente já comprou há muito tempo, mas alguns vendedores continuam demonstrando o produto ou serviço. Exercite a percepção.
Ramon Barros é consultor de vendas. Para saber mais sobre ele, visite o site: http://www.ramonbarros.wordpress.com.
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OPINIÃO DO LEITOR
?Comecei a assinar a revista VendaMais há dois anos e quero parabenizar a equipe VendaMais pelas excelentes matérias, pois são com elas que monto os treinamentos de vendas para minha equipe comercial. Parabéns pelo sucesso!?
Juliana da Silva ? Supervisora comercial
PARA PENSAR
?Não existe comprometimento sem lealdade aos compromissos assumidos.?
Dalmir Sant?Anna