Atitude: Antes de começar a fazer, é preciso pensar!

Uma reclamação frequente que ouço nas empresas que visito é a de que os concorrentes são desleais ou antiéticos. A falta de ética pode aparecer de diversas formas: sonegando impostos, vendendo mais barato, mentindo, inventando histórias, etc.

Aliás, falar mal do concorrente é uma bobagem tão grande e tão malvista por todos, incluindo clientes, que seria comum imaginar que só os vendedores intelectualmente comprometidos (para usar um termo politicamente correto) usassem esse subterfúgio.

Infelizmente, parece ser o contrário. Em todo o Brasil, temos um bando de pseudoprofissionais de vendas falando mal da concorrência ? como se isso fosse realmente ajudar a aumentar as vendas ou compensar suas próprias falhas.

De tanto ouvir perguntas sobre o que fazer quando isso ocorre, resolvemos fazer uma pesquisa sobre o assunto para a VendaMais.

A pergunta é esta: “O que você faz quando seu concorrente fala mal de você?”. As respostas devem ser enviadas para o e-mail: [email protected]. As melhores respostas serão publicadas na
revista, está bem?

Abraço e boa$ venda$,
Raul Candeloro

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Atitude – Antes de começar a fazer, é preciso pensar!

Iniciativa é importante, mas não dá para sair fazendo tudo a sua volta. É preciso selecionar ações para saber o que fazer. Veja os passos necessários para se detectar o que precisa ser feito:

  1. Conscientize-se da mudança.
  2. Saia da rotina e mude sua maneira de agir.
  3. Pesquise novas alternativas e rumos para seus negócios.
  4. Rompa paradigmas como: ?isso não vai funcionar?, etc.
  5. Pesquise, pergunte e saiba ouvir.
  6. Compartilhe ideias com outras pessoas.
  7. Aja com arrojo e criatividade.
  8. Assuma a proposta de realizar coisas fora do comum.
  9. Faça pequenos ajustes se for necessário.
  10. Tenha um bom plano, no papel, de preferência.

Edivan Silva é professor, palestrante e especialista em Marketing e Gestão de Pessoas. É também autor do livro O Poder da Iniciativa, além de autor-colaborador da obra Gigantes da Motivação.
E-mail: [email protected]

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Adversidades – 7 lições para crescer com elas

Não estamos livres de problemas. Muitas vezes, eles acontecem para que você tenha oportunidade de viver grandes experiências e, com isso, aprender alguns ensinamentos. Veja algumas lições que você precisa saber sobre as adversidades:

  1. Sempre teremos problemas. Em alguns momentos, eles serão maiores e em outros, menores, mas sempre existirão.
  2. A forma como lidamos com os problemas é o que nos diferencia das outras pessoas. Você pode ser convidado para administrar uma empresa devido à maneira como administra sua vida pessoal. As empresas precisam de pessoas centradas, focadas e com habilidades para lidar com as adversidades que surgem todos os dias e com as mais variadas formas.
  3. Não conte seus problemas para qualquer um. A maioria das pessoas não se importa com eles e outras ficam felizes com a infelicidade alheia. Não é bom para o seu marketing pessoal que muitos saibam de suas dificuldades, principalmente quando forem financeiras.
  4. Acredite que o problema pode ser resolvido. Não desista, lute, pense e procure de todas as maneiras um meio de resolver ou amenizar.
  5. Se um problema tem solução, não sofra e não se desgaste com ele, afinal ele pode ser resolvido. Mas se você tentar de todas as maneiras e não conseguir solucioná-lo, não sofra; assuma as consequências e siga em frente.
  6. Independentemente do problema, o peso de suas consequências diminuirá e quando isso acontecer, você se sentirá mais preparado e fortalecido.
  7. Todos já ouviram falar em Davi, que derrotou o gigante Golias. Davi era pequeno, franzino, um homem aparentemente fraco se comparado a outros.

Entretanto, possuía um profundo relacionamento com Deus, buscava sempre sua direção, não tomava atitudes sem sua orientação e não decidia de acordo com o conselho dos homens ? tinha muita convicção de que nunca seria abandonado.

Robson Dutra é gerente de vendas, professor universitário e palestrante nas áreas motivacionais e de desenvolvimento humano.
Visite o site: www.robsondutra.com.br

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COMENTÁRIO DA SEMANA – Valmir da Silva

Sou professor universitário em Blumenau, SC, e a revista VendaMais sempre é assunto comum nas turmas de Marketing, pois suas dicas e matérias, além de bem específicas, são de grande valia aos alunos. Nós, como professores, incentivamos sua leitura.

Vocês estão de parabéns pela qualidade e pela diversidade dos temas abordados, que auxiliam muito o aprendizado.

PARA TERMINAR: Liderança – Charles de Montesquieu

“Para se fazer grandes coisas não se deve estar acima dos homens, mas junto deles”

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