Atendimento: O cliente incoveniente

Atendimento: O cliente incoveniente
Demissão de clientes

Olá.

Hoje, quero abordar um assunto capaz de tirar qualquer vendedor exemplar do sério: o cliente inconveniente. Embora estejamos sempre nos esforçando para melhor atendê-lo ? lendo muito a respeito, procurando mostrar os diferenciais de nossos produtos e serviços e buscando conhecer e satisfazer suas reais necessidades ?, o fato é que existem consumidores que parecem desprezar a profissão do vendedor.

Entre os campeões de reclamações de profissionais de vendas estão os grosseiros, os folgados e os ?do contra?. Os primeiros desprezam quem os atende, sentem-se superiores e fazem questão de demonstrar isso. Já os folgados vivem jogando conversa fora, fazem piadas sem graça e, às vezes, até se insinuam para o(a) vendedor(a). Mas chato mesmo é encontrar um ?do contra?, aquele que resolve demonstrar que entende mais de sua profissão que você e que, se estivesse em seu lugar, venderia muito mais. Ele também gosta de descaracterizar o produto ou serviço de sua empresa, não dando margens para que exponha outras ideias.

Para provocar você a pensar sobre esse assunto, vou lembrá-lo de que nem todo consumidor é rentável e que uma companhia precisa manter clientes lucrativos se quiser sobreviver no mercado. Será que vale a pena gastar tanto tempo e esforço com um consumidor inadequado? Martha Rogers já abordou diversas vezes esse tema na revista VendaMais e defende que, no fim das contas, alguns clientes têm mesmo de ser demitidos. Faz parte dos obstáculos existentes no mercado.

Diante dessa incômoda situação, pergunto: você já teve vontade de demitir um consumidor? Fez isso ou acabou tendo de aguentá-lo? Se não reagiu, o que o impediu de fazer? Mas se o fez, como foi? Conte-nos essa experiência que tirou você do sério e como fez para resolver ou, pelo menos, contornar a situação. As respostas mais criativas serão publicadas na revista VendaMais.

Um abraço e boa$ venda$,

Raúl Candeloro
https://vendamais.com.br

DICAS DO CONSULTOR DA SEMANA

6 mitos que levam ao fracasso em vendas

  1. Bom vendedor já nasce feito ? É uma concepção totalmente errada, pois o profissional de vendas pode perfeitamente ser desenvolvido.
  2. Meu produto se vende sozinho ? Isso funcionou no passado, quando um bom produto era privilégio de poucas empresas, sendo um diferencial competitivo importante. Com a concorrência acirrada de hoje, ou as companhias têm produtos de qualidade ou ficam fora da briga, pois qualidade é exigência do mercado.
  3. Cliente tem de comprar qualquer coisa ? Vender não é apenas fazer o consumidor levar qualquer produto como se fosse um troféu conquistado em uma competição em que o profissional de vendas sempre precisa vencer.
  4. Venda é tarefa que compete somente aos vendedores ? No mercado moderno e competitivo, se não houver perfeita sintonia no trabalho de equipe, empresa alguma terá sucesso. Todos na companhia têm de ser vendedores, demonstrando pronta disposição e vontade de servir rapidamente aos clientes.
  5. Não se deve mexer em time que está ganhando ? Se a equipe continua motivada e produtiva, com certeza não precisa mexer. Mas será que é possível conseguir isso por muito tempo?
  6. Cliente é chato e sempre quer ter razão ? Esse foi um direito que ele conquistou depois de ter se sujeitado por bastante tempo às exigências das empresas. É melhor ter vários consumidores chatos e exigentes, mas comprando e pagando bem, que ficar com a mercadoria no estoque.

Antônio de Pádua Braúna Braga é engenheiro agrônomo, especializado em vendas, além de consultor, escritor, palestrante e instrutor de vendas, atendimento e relações com clientes, com mais de 30 anos de experiência.
E-mail: [email protected]

Para que seu texto seja publicado na e-zine VendaMais, você precisa, primeiramente, postá-lo na Comunidade VendaMais. Os mais bem avaliados garantem seu espaço em nosso boletim semanal. Faça como Antônio de Pádua Braúna Braga, visite o site: http://www.comunidadevendamais.com.br e publique seus artigos.

OPINIÃO DO LEITOR

?Há três anos, leio a VendaMais e posso garantir que, além de fazer com que eu venda mais, essa revista me ajuda a ver com facilidade os problemas e necessidades de meus clientes e, consequentemente, sempre vender. Aproveitando a oportunidade, quero parabenizar Raúl Candeloro e toda sua equipe pelas ótimas matérias que são publicadas todos os meses.?
Wellington Rodrigues ? Gerente comercial da Eletro Aço

PARA PENSAR

?Se seu negócio precisa de você em tempo integral, então não é um bom negócio?
João Izaias Borba

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