A matriz BCG e o ciclo de vida dos produtos

Saiba por que você deveria entender como funciona a matriz BCG se não quiser ver suas margens despencando

A matriz BCG, criada por Bruce Henderson em 1970 para a empresa de consultoria empresarial Boston Consulting Group, divide os produtos em quatro quadrantes:

Questionamento

Em “questionamento” estão os produtos com a pior característica quanto a fluxo de caixa, pois exigem altos investimentos, apresentam baixo retorno sobre ativos e têm baixa participação de mercado.

Se nada é feito para mudar a participação de mercado, esses produtos podem absorver um grande investimento e, depois, se tornarem “abacaxis”. No entanto, por estarem em um mercado de alto crescimento podem, também, acabar virando “estrelas”.

Estrela

Produtos no quadrante “estrela” exigem grandes investimentos e são líderes no mercado, gerando receitas. Ficam frequentemente em equilíbrio quanto ao fluxo de caixa, entretanto, a participação de mercado deve ser mantida, pois podem se tornar “vacas leiteiras” se não houver perda de mercado.

Vaca leiteira

Os lucros e a geração de caixa desses produtos são altos. Como o crescimento do mercado é baixo, não são necessários grandes investimentos. Eles podem, então, ser a base de uma empresa.

Abacaxi

Os “abacaxis” devem ser evitados e minimizados em uma empresa. Cuidado com os caros planos de recuperação. Se for possível, invista nela. Se não, desista desses produtos.

Análise

A maioria dos produtos passa por todas essas etapas, o que significa que a empresa precisa inovar para não morrer, pois o produto que hoje é altamente lucrativo e sustenta toda operação, amanhã certamente se tornará um produto de baixa lucratividade.

O fato é: quando as empresas param de investir no desenvolvimento de novos produtos e passam a tentar sobreviver com aqueles já existentes, seu fracasso é iminente. Quando chegam nessa situação, as empresas passam a guerrear com preços nos produtos que são sua vaca leiteira. Tenha atenção especial a essa situação, pois, se o produto que sustenta sua empresa está sendo bombardeado por preços baixos dos concorrentes, é preciso que ele tenha um substituto em lucratividade. Caso contrário, suas margens cairão rapidamente.

Pense nisso!

Sucesso e boas vendas.

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