7 perguntas para você se autoavaliar após uma visita, ligação, atendimento ou contato de vendas

indicadores de vendas

Na semana passada, um aluno de um de meus cursos perguntou como ele poderia se autoavaliar depois de fazer contato com clientes. Como saber se ele realmente foi bem? Como melhorar?

Gostei da atitude dele, pois, apesar de comentar que tinha bastante apoio da sua gerente, ele gostava sempre de buscar novas formas de se aprimorar.

Achei bem interessante a pergunta e fizemos juntos uma lista, que tem função dupla:

  • Para quem é gestor de vendas aplicar com a equipe (em um modelo de liderança coach típico).
  • Para quem é vendedor pensar como coach e poder aplicar por conta própria (em um modelo de aprimoramento contínuo).

Aqui estão as sete perguntas para você se autoavaliar após uma visita, ligação, atendimento ou contato de vendas. Veja o que você acha e se incluiria algo novo na lista.

  1. De 0 a 10, como foi esta visita/ ligação/ atendimento/ contato?
  2. De 0 a 10, como eu me saí em relação ao que tinha planejado nesta visita/ ligação/ atendimento/ contato?
  3. O próximo passo desta visita/ ligação/ atendimento/ contato ficou claro para o cliente?
  4. O que não saiu de acordo com o planejado e como posso melhorar isso para a próxima visita/ ligação/ atendimento/ contato?
  5. Qual foi a porcentagem de tempo que eu (vendedor) falei e o quanto eu ouvi?
  6. Ficou claro para mim quais são os principais desafios e objetivos do cliente?
  7. Qual foi a parte da visita/ ligação/ atendimento/ contato em que me saí melhor? E onde posso melhorar?

Então, sempre que você terminar uma visita/ ligação/ atendimento/ contato importante, lembre-se de separar alguns minutos para revisar esta lista de perguntas e anotar suas respostas.

É um exercício importante também para os gestores fazerem com suas equipes, inclusive em exercícios de treinamento ou simulação.

E você, incluiria algum outro questionamento além desses sete na lista? Gostaria de indicar alguma pergunta que você já usa com sua equipe ou com você mesmo no processo de melhoria pessoal e profissional?

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Abraço, obrigado, boas vendas e boa semana!

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