7 erros que vendedores cometem com frequĂȘncia em vendas consultivas

Venda consultiva Ă© diferente de venda transacional pois o vendedor precisa investir bem mais tempo e energia em nĂŁo sĂł atender, mas entender o cliente, o que ele precisa e como vocĂȘ pode ajudĂĄ-lo, atravĂ©s dos seus produtos, serviços e soluçÔes (com lucro!).

Num ambiente como esses, o passo de levantamento de necessidades Ă© fundamental. Afinal de contas, Ă© nele que o vendedor realmente se aprofunda, via perguntas, para entender a realidade do cliente.

Erro 1 da Venda Consultiva: Atitude errada em relação a roteiros e processos da venda consultiva

Nos meus cursos de tĂ©cnicas de venda – como o Alta Performance em Vendas (APV), por exemplo – reforço a questĂŁo de ter um roteiro de perguntas jĂĄ prĂ©-definido e preparado.

AliĂĄs, um exemplo claro de amadorismo nesta parte da venda Ă© justamente falar que faz venda consultiva, mas nĂŁo ter roteiro. É uma forma muito ineficiente de trabalhar, e quem acha que roteiro/script amarra, segura, prende, engessa, etc., Ă© porque estĂĄ trabalhando com o roteiro errado (ou porque estĂĄ com atitude atrasada e bloqueando o progresso e processos que levam Ă  eficiĂȘncia – bem comum nos amadores que defendem conceitos arraigados que nĂŁo funcionam, basta analisar seus nĂșmeros).

De longe, este Ă© o principal erro em Venda Consultiva: nĂŁo aceitar processos na busca de eficiĂȘncia. Sem processo nĂŁo tem indicador, nĂŁo tem acompanhamento sĂ©rio, nĂŁo tem revisĂŁo sĂ©ria, nĂŁo tem processo de melhoria.

Mas fora esse, que precisava comentar logo de cara, existem outros seis que também merecem destaque.

Erro 2 da Venda Consultiva: NĂŁo definir corretamente o objetivo final do cliente ou as EXPECTATIVAS dele

Qual Ă© a definição de “sucesso”, nas prĂłprias palavras do cliente, para esta compra? Quais sĂŁo exatamente os objetivos dele, definidos pelo prĂłprio cliente?

Vamos lembrar que uma das principais constataçÔes do estudo que Neil Rackham (autor de SPIN Selling) fez sobre vendedores com performance acima da média foi que eles faziam o cliente verbalizar os benefícios da compra (ao contrårio dos vendedores de baixa e média performance, que insistem em ficar repetindo as vantagens para o cliente).

Pergunta-chave do vendedor consultivo de alta performance:

“Qual Ă© exatamente o objetivo da compra?”

Erro 3 da Venda Consultiva: NĂŁo se aprofundar no objetivo do cliente

Na técnica de levantamento de necessidades que desenvolvi do SEPAPIAG, uma das coisas que reforço é a necessidade de aprofundar a conversa sobre objetivos do cliente. Quanto mais ele falar sobre isso, mais o foco da conversa irå de preço/custo para resultados, valor. Além disso, mais informaçÔes o vendedor terå para fazer uma proposta de valor correta, argumentar adequadamente na negociação e escolher a melhor maneira de fechar a venda.

Um vendedor que nĂŁo se aprofunda nos objetivos do cliente perde uma oportunidade fantĂĄstica, inclusive, de se diferenciar da concorrĂȘncia, que tem vendedores mais despreparados, ansiosos e com alta probabilidade de tentar pular esta etapa, forçando um fechamento apressado (e fraco).

Inclusive, Ă© importante destacar que uma das principais tarefas do vendedor consultivo Ă© ajudar o cliente a definir duas coisas fundamentais:

  1. Custo da inação (o que acontece se continuar tudo igual).
  2. Custo da må escolha (o que acontece se o cliente comprar um produto/serviço ruim).

Perguntas-chave do vendedor consultivo de alta performance:

  • “Pode ser mais especĂ­fico em relação a isso?”
  • “Fale/conte-me um pouco mais sobre isso.”
  • “Por que isso Ă© importante para vocĂȘ?”
  • “Caso isso (objetivo) nĂŁo seja alcançado, o que vai acontecer? Como vocĂȘ vai se sentir?”

Erro 4 da Venda Consultiva: Não entender quais outras opçÔes o cliente tem e/ou seu histórico em relação a esta compra

Outro erro comum que vejo: o vendedor que nĂŁo quer se aprofundar e que acaba pulando a etapa importante de entender a verdadeira situação do cliente. O que ele jĂĄ tentou antes? Como foi? AlĂ©m de vocĂȘ, ele estĂĄ cotando com mais alguĂ©m? O que acontece se o cliente NÃO fizer alguma coisa e continuar tudo igual?

Perguntas-chave do vendedor consultivo de alta performance:

  • “VocĂȘ jĂĄ teve outras experiĂȘncias em relação a ‘X’? Como foi?”
  • “AlĂ©m de nĂłs, que outras opçÔes vocĂȘ tem procurado?”
  • “O que vocĂȘ jĂĄ tentou em relação a isto?”

Erro 5 da Venda Consultiva: NĂŁo entender ou descobrir outras oportunidades

Vamos dizer que um vendedor tenha A, B, C, D e E para oferecer a um cliente. O cliente pede A e o vendedor faz o quĂȘ? SĂł fala de A, esquecendo completamente que poderiam existir muitas outras oportunidades de fazer uma venda mais completa e de maior valor.

Perguntas-chave do vendedor consultivo de alta performance:

  • “AlĂ©m disto, hĂĄ mais alguma coisa acontecendo em relação a X?”
  • “E Y?”
  • “Geralmente clientes que atendo que precisam resolver X (ou que estĂŁo interessados/comprando X), tambĂ©m precisam de Y, por A + B (argumentação de apoio). É seu caso tambĂ©m? Conte-me um pouco mais sobre Y.”

Erro 6 da Venda Consultiva: desorganização e falta de planejamento que levam a não fazer follow-up

Uma venda consultiva de verdade raramente acontece instantaneamente. Sim, isso pode ocorrer e Ă© uma delĂ­cia quando acontece. Mas nĂŁo Ă© o mais comum.

O mais comum Ă© termos uma sequĂȘncia de encontros/conversas, vai e vem de informaçÔes, propostas e contrapropostas, dĂșvidas e respostas. Vendedores mais ansiosos começam a perder a paciĂȘncia nesta etapa, acham que a venda jĂĄ foi perdida e querem passar rapidamente para o prĂłximo prospect ou lead.

InĂșmeros estudos demonstram que vĂĄrios contatos sĂŁo necessĂĄrios para fechar uma venda consultiva de verdade, ainda mais se for um valor alto. Por isso Ă© necessĂĄrio entender cada contato com o cliente com um degrau de uma escada (ou um tijolo que vocĂȘ colocou para construir um muro).

Vendedores profissionais realizam esta etapa naturalmente, entendendo que, embora seja correto tentar fechar uma venda em cada contato, também é produtivo entender as etapas de compra pelas quais o cliente passa e ir evoluindo dentro do processo de compra do cliente.

Nem sempre o seu ritmo (da venda) e o ritmo do seu cliente (de compra) vĂŁo ser os mesmos. Nestes casos, Ă© fundamental entender como o processo vai fluir, tentar influenciar o cliente e sempre definir “prĂłximos passos”, para ter certeza de que a venda estĂĄ realmente evoluindo.

Note a diferença sutil, mas importante: uma coisa é entender, aceitar e trabalhar dentro das etapas de compra do cliente. A outra é achar (e forçar) as suas etapas de venda no processo do cliente.

Perguntas-chave do vendedor consultivo de alta performance:

  • “Quais seriam os prĂłximos passos, na sua opiniĂŁo?”
  • “Quanto tempo acha que precisa para ver isso?”
  • “Quando quer que eu entre em contato novamente?”

Erro 7 da Venda Consultiva: não fechar a venda por falta de organização, planejamento ou iniciativa

Depois de termos feito tudo isto que falamos acima, Ă© muito dolorido uma venda nĂŁo acontecer.

O Ășltimo erro importante que quero salientar hoje Ă© o de perder vendas por nĂŁo ter sido um pouco mais incisivo/proativo.

Isto geralmente acontece por cinco grandes motivos:

  1. O cliente não conseguiu ver no vendedor alguém que ia entregar os benefícios buscados.
  2. O cliente nĂŁo entendeu as consequĂȘncias possĂ­veis de nĂŁo fazer a compra (ou de nĂŁo comprar de vocĂȘ).
  3. O cliente nĂŁo entendeu como exatamente vocĂȘ Ă© diferente/melhor do que outras opçÔes (em questĂ”es que o cliente valoriza).
  4. O cliente sentiu-se abandonado em algum momento do processo. Ele tinha uma expectativa diferente em relação ao processo de compra/atendimento e isso influenciou a decisão.
  5. O vendedor ficou tĂŁo preocupando em apresentar, agregar valor, ajudar, que esqueceu que estĂĄ ali para vender. Posturas passivas no fechamento geralmente se traduzem em baixo Ă­ndice de fechamento.

Vou deixar este texto com a sugestĂŁo de duas tarefas/desafios para vocĂȘ:

  • Quais seriam as perguntas que incluiria no seu roteiro para lidar com os cinco grandes motivos do nĂŁo fechamento de vendas consultivas?
  • AlĂ©m destes sete erros, existe algum outro erro que vocĂȘ incluiria na lista? Algo que vocĂȘ vĂȘ acontecendo com frequĂȘncia e que eu deveria incluir?

Abraço e boas vendas

ConteĂșdos Relacionados

Todo bom vendedor Ă© um Masterchef

Todo bom vendedor Ă© um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia sĂŁo escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo jĂșri (no caso, o capitĂŁo do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima