6 temas simples e rápidos para campanhas eficazes de venda no Natal

Na semana passada escrevi sobre os 14 maiores erros cometidos por empresas no Natal.

Esses erros acabam comprometendo resultados e desperdiçando oportunidades de vender mais (se você perdeu esse artigo, ele está aqui: Como desperdiçar uma grande oportunidade: 14 maiores erros em Vendas no Natal).

Nos comentários que recebi ficou claro que as pessoas tinham muitas dúvidas sobre o assunto e uma das perguntas que me enviaram foi sobre campanhas de venda para motivar a equipe no Natal.

Esse é um dos assuntos sobre o qual vamos falar no Special Report VendaMais no Natal, que será lançado em breve (você será um dos primeiros a ser avisado!).

Um Special Report em formato pdf, para download, com mais de 50 ideias e sugestões para colocar imediatamente em prática para melhorar seus resultados agora no Natal.

Enquanto isso, aqui vão algumas sugestões simples sobre temas para sua campanha de vendas de final de ano.

5 temas simples e rápidos para campanhas eficazes de venda no Natal

Papai Noel descendo a chaminé: Desenha uma chaminé, dividida em 10 etapas/quadrados, e a cada venda o vendedor faz o Papai Noel descer um quadrado. Quando o Papai Noel chega ao final da chaminé o vendedor ganha um prêmio.

O que tem no saco?: Faz um boneco de Papai Noel com uma sacola cheia de papéis numerados. A cada venda, ou ‘x’ vendas, o vendedor pode tirar um número da sacola. O número pode servir depois para um sorteio, ou pode ser um dos prêmios (cada número, neste caso, daria direito a um prêmio).

Árvore de presentes: Monta uma árvore de Natal e pendura nos galhos vários minipresentes. A cada venda, ou ‘x’ vendas, o vendedor pode tirar um dos presentes.

Realize seu sonho: Escolhe-se um valor (R$ 100, por exemplo) e pede-se à equipe de vendedores que escolham presentes que gostariam de ganhar, respeitando o valor máximo definido (no caso, R$ 100). Todos os presentes são comprados e colocados embaixo da árvore, conforme os vendedores vão batendo a meta, ganham o direito de pegar seu presente debaixo da árvore.

Corrida de Papais Noéis: Todos os vendedores desenham seu próprio Papai Noel. Os Papais Noéis são colados com Post-It num circuito desenhado num painel na parede. Conforme vão vendendo, os vendedores avançando seus Papais Noéis. Todo mundo que chegar no final do circuito recebe um prêmio. Os 3 primeiros que chegarem ganham prêmios extras.

Conheça o Canva: O Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa). Eles estão fazendo bastante sucesso entre seus usuários! O Canva foi criado há menos de 5 anos e já contém 13 milhões de usuários em 197 países. Para ter uma ideia, a cada segundo são 4 novos designs criados. Foi lançado recentemente no Brasil.

Segue algumas opções do Canva para o Natal! Confiram:

Note como todas estas campanhas podem ser facilmente adaptadas – os vendedores podem ser divididos em equipes, produtos/serviços diferentes podem ter tratamentos especiais (quem vender ‘’ABC” pode andar duas casinhas, por exemplo), várias minicampanhas podem ser feitas dentro da ‘grande’ campanha.

A questão aqui é aproveitar ao máximo a sua criatividade e adaptar para sua realidade as ideias aqui sugeridas.

Lembrando sempre que sua equipe de vendas pode ter MUITAS ideias divertidas para colocar em prática (além do fato comprovado dos vendedores se engajarem mais numa campanha quando participam da sua criação e são consultados). Quanto mais envolvimento, melhor!

Por falar em criatividade: sua empresa vai organizar uma campanha de vendas agora no Natal? Como vai ser? Conte para nós a sua e veja as campanhas dos outros aqui: www.facebook.com/VendaMais.

Abraço e boa$ venda$,

Raul Candeloro

P.S. Está quase ficando pronto, já aprovei e agora está em fase final de diagramação. É o nosso Special Report VendaMais no Natal, com check-lists, ideias e sugestões simples e práticas para você vender mais no Natal, aproveitar melhor as oportunidades e atender melhor seus clientes. Assinantes da VendaMais vão receber como brinde gratuito o Special Report. Se você ainda não é assinante, aproveite a promoção: assine agora e receba seu Special Report VendaMais no Natal a tempo de colocar tudo em prática!

Artigo da semana

É impossível perder a motivação

por Professor Paulo Sérgio Buhrer

Possivelmente a motivação seja o tema mais abordado em livros e palestras atualmente.

O motivo disso é que, concluímos que se não tivermos motivação para realizar nossas tarefas, seja na vida pessoal ou profissional, em pouco tempo perdemos tudo o que temos e somos.

Daí a importância de manter uma postura motivada e motivadora. O universo corporativo adora se relacionar com gente motivada e que estimula os outros a também manter a mesma conduta.

E, de uma vez por todas, é preciso que compreendamos que motivação não tem, obrigatoriamente, a ver com alegria, euforia ou com gente “elétrica”, que parece estar ligada no 220 na tomada. Também é diferente daquelas pessoas que vivem dizendo que tudo está bem, que não têm problema nenhum (a maior das mentiras), afinal, quem não tem seus pepinos e abacaxis para descascar?

Motivação tem a ver com continuar… Sim, apesar de tudo, motivado é aquele que continua, não necessariamente no mesmo caminho, entretanto, sempre continua sua caminhada, irrelevante ao que enfrentou ou terá de enfrentar. Motivado é aquele que sabe que se pôr a mão no fogo vai queimar, porém, ele coloca a mão à prova novamente se for necessário, tomando mais cuidado ou usando algum material que diminua ou bloqueie o calor, enfim, é alguém que encontra maneiras de seguir em frente.

A questão é que as pessoas que se frustram em algum projeto, acreditam que perderam a motivação. Não há como perdermos a motivação, pois ela faz parte de nós, ela é como nossa alma: indestrutível. Ninguém perde a motivação. Apenas, quando comparamos os resultados obtidos com os esperados, podemos deixá-la dormente. Ela ainda continua lá dentro de nós, todavia, em frangalhos.

Na vida, é incomum ser um sucesso sempre, acertar todas as vezes, ter exatamente aquilo que planejamos conseguir. Comum é nos frustrarmos numa tarefa ou projeto de vez em quando.

Quando os resultados não são os que esperávamos, seja lá um problema profissional que você tenha, alguma adversidade na empresa, uma notícia de algum problema de saúde, enfim, o que é que tenha acontecido, a única coisa que não podemos fazer é imaginar que a motivação também foi embora, pois, mesmo com o direito de sofrer o impacto, e, é bom que o sintamos, temos que compreender que o que pode ter desabado é a energia, o entusiasmo, a alegria, no entanto, a motivação está lá, esperando para ressurgir, recomeçar, e, a melhor parte: é você quem aperta o play, é você quem tem o poder de pressionar o botão de liga/desliga.

Portanto, se uma ou várias coisas não saíram como você esperava, reveja o trajeto que percorreu, analise com quem fez parcerias ou pediu ajuda, e, o principal: certifique-se de que deu tudo de si para que desse certo. Se notar que fez o que precisava ser feito, o erro não está em você, e sim no projeto, nas pessoas com quem contou ou na estrada que escolheu. Logo, é só continuar… noutra estrada, e, talvez, com outras companhias.

Se perceber que o que faltou foi competência sua, melhor ainda, afinal, é só sair em busca do que falta e recomeçar na mesma trilha, com as mesmas parcerias.

Acredite: você nunca vai perder sua motivação, senão, você ficaria sem alma, e, por vezes penso que a motivação é um dos melhores alimentos que nossa alma pode receber.

Grande abraço, fique com Deus, sucesso e felicidades sempre.
Professor Paulo Sérgio Buhrer – www.professorpaulosergio.com.br

Certificação VendaMais

Agora o mercado vai ser dividido entre quem tem e quem não tem!

Confira os mais novos aprovados:

Giovani Michel Charles Covalski – 196
Jener Edvar Sales Pantoja – 197
José Osvaldo Pereira – 198
Diane Maciel Ortiz – 199

Participe deste movimento de profissionalização do mercado de vendas brasileiro!
Conquiste você também a Certificação em Vendas VendaMais.

Inscreva-se:  www.certificacaoemvendas.com.br

Opinião do leitor

Olá Raúl,

Todos esses anos eu vejo a contribuição que está fazendo para a vida das pessoas. É óbvio que a disciplina e a persistência levam ao sucesso, principalmente a perenidade dele.

Mas como o ser humano é indisciplinado, não?!? rs

Ainda bem que temos pessoas dedicadas e compromissadas com a qualidade e a transmissão de conhecimento de qualidade como você, Amigo.

Recebi a “Agenda VendaMais 2014”. Me dei de presente, mereço uma agenda digna! E a de vocês está sensacional. Parabéns mesmo! Ah! E Obrigado!

Precisava escrever essas palavras para você, Guri! De coração, um Forte Abraço e Jamais esmoreça! Ainda temos muitos colegas precisando ‘de um norte’ para melhorar na vida!

Atenciosamente,

Marco Anunciação

Raúl,

Estou fazendo o curso Alta Performance em Vendas e estou feliz por ter decidido fazê-lo. Tenho 59 anos, sou vendedor desde os 30 (corretor de seguros), já fiz muitos cursos de vendas e nunca havia participado de um curso tão brilhante e que reunisse de forma clara e objetiva tanto conhecimento sobre vendas. Terminei o módulo de negociação que, para mim, foi fundamental pois pude perceber claramente os muitos erros que venho cometendo em minhas negociações. Tenho certeza de que você está entregando as ferramentas para que nós, que estamos fazendo o curso, possamos nos tornar realmente vendedores de alta performance. Parabéns.

Abraços,

Marco Antonio T. Brandão
Valor Minas
www.valorminas.com.br

Para pensar

“O que sabemos fazer aprendemos fazendo”.
Aristóteles

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Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

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