5 perguntas para Consinco sobre transformaĆ§Ć£o digital para supermercados

transformaĆ§Ć£o digital em supermercados pulso com pulseira mostra preƧos e promoƧƵes ao andar pelos corredores

A busca por reduĆ§Ć£o de custos, a competiĆ§Ć£o acirrada e a necessidade de aumentar a produtividade sĆ£o alguns dos motivos que estĆ£o levando varejistas a buscar a transformaĆ§Ć£o digital. A afirmaĆ§Ć£o Ć© de Silvio Sousa, diretor Comercial da Consinco, desenvolvedora de sistemas de gestĆ£o para o varejo e autosserviƧo alimentar.

A Consinco utiliza inteligĆŖncia empresarial para oferecer soluƧƵes para aumento da eficiĆŖncia e performance. Sua tecnologia estĆ” presente em 37% dos maiores supermercadistas e em 56% dos maiores atacadistas de autosserviƧo do PaĆ­s, conforme os rankings da AssociaĆ§Ć£o Brasileira dos Supermercados (ABRAS) e da Revista Supermercado Moderno (SM).

A companhia tem participaĆ§Ć£o societĆ”ria na empresa Mobne, que atua no varejo de vizinhanƧa, e investe em startups voltadas ao desenvolvimento de soluƧƵes para o varejo. Ɖ tambĆ©m cofundadora da aceleradora de startups Sevna. Com 28 anos de mercado, os sistemas daĀ ConsincoĀ operam em 2.700 pontos de venda por mais de 70 mil usuĆ”rios.

Nos sistemas da Consinco passaram, em 2017, R$ 92 bilhƵes em faturamento, o que corresponde a mais de 20% de tudo o que os setores de atacado e varejo faturaram no Brasil. Pelo sƩtimo ano consecutivo a empresa estƔ classificada entre as PMEs que Mais Crescem no Brasil, segundo pesquisa da consultoria Deloitte.

Confira nesta entrevista com Silvio Sousa os desafios do setor de supermercados para promover uma transformaĆ§Ć£o digital e quais os pontos de destaques das empresas que estĆ£o liderando estas mudanƧas.

Silvio Sousa, diretor comercial da Consinco. CrĆ©dito da foto: DivulgaĆ§Ć£o

Quais sĆ£o os 3 maiores desafios hoje dos supermercadistas em relaĆ§Ć£o Ć  transformaĆ§Ć£o digital?

Os principais desafios envolvem implementaĆ§Ć£o dos canais digitais de venda (e-commerce) integrados Ć  operaĆ§Ć£o da loja fĆ­sica (omnichannel) e a interaĆ§Ć£o digital e personalizada da loja com os clientes, por meio de mensagens, e-mails e aplicativosĀ e recursos tecnolĆ³gicos na loja que proporcionem melhoria no atendimento. Ex: terminais de autoatendimento e caixas inteligentes que permitem aos clientes realizarem sozinhos todas as etapas de compra.

Supermercados estĆ£o liderando essas mudanƧas ou reagindo a elas? Porque isso estĆ” acontecendo?

Os supermercados lideram a transformaĆ§Ć£o em algumas questƵes. As redes supermercadistas sĆ£o grandes agentes de mudanƧa nos aplicativos e ofertas personalizadas e nos terminais de atendimento, por exemplo. No comĆ©rcio eletrĆ“nico, porĆ©m, outros setores estĆ£o Ć  frente.

Quais sĆ£o os maiores entraves internos dos supermercadistas para acompanhar a evoluĆ§Ć£o do mercado?

O maior entrave Ć© cultural. A maioria das empresas que estĆ” no mercado nasceu ā€œnĆ£o digitalā€. Por isso, muitas precisam fazer sua transformaĆ§Ć£o para o digital. NĆ£o Ć© fĆ”cil abrir mĆ£o de estratĆ©gias que deram certo durante anos ou dĆ©cadas, para investir em novas estratĆ©gias que estĆ£o se consolidando e ainda nĆ£o trazem resultado. Isso, no entanto, Ć© uma armadilha que as empresas precisam estar atentas. O que trouxe as empresas atĆ© aqui, nĆ£o necessariamente irĆ” levĆ”-las a um bom futuro. Estamos vivendo uma fase em que os negĆ³cios atuais precisam ser mantidos e as estratĆ©gias digitais precisam ser implementadas.

Quais sĆ£o as principais iniciativas que os supermercados precisam tomar para lidarem de maneira prĆ³-ativa com estas transformaƧƵes?

TransformaĆ§Ć£o Digital Ć© algo que precisa estar na agenda dos supermercados. Existe uma revoluĆ§Ć£o em curso que estarĆ” cada vez mais presente no dia-a-dia das empresas. Colocar a transformaĆ§Ć£o digital nas discussƵes estratĆ©gicas e investir no seu desenvolvimento dentro do negĆ³cio Ć© essencial para quem quiser se manter no segmento.

Quem no mercado estĆ” fazendo isso corretamente, que seria um exemplo a ser seguido ou uma referĆŖncia?

Temos exemplos de grandes redes que fazem corretamente. O Grupo PĆ£o de AƧĆŗcar e as redes supermercadistas Mambo, Nagumo, Paguemenos e Savegnago sĆ£o bons cases de sucesso.

Para saber mais:

Acesse: https://www.consinco.com.br/

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