22 ideias para vocĂȘ ser lembrado constantemente pelos seus clientes

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Um dos assuntos que abordei com um grupo de empresårios com os quais faço mentoria em São José do Rio Preto (SP) na semana passada foi sobre como estar presente na frente do cliente o måximo do tempo possível.

A pergunta era: “O que podemos fazer para que o cliente se lembre de nĂłs na hora de comprar de forma a facilitar a venda?”Surgiram mais de vinte ideias que jĂĄ estĂŁo sendo aplicadas e colocadas em prĂĄtica pelas empresas que participam do grupo de mentoria. Como “lição de casa”, cada empresa na sala escolheu uma ideia da lista que ainda nĂŁo estĂĄ colocando em prĂĄtica para fazer um plano de ação para aplicar.

Tenho sido bastante firme em reforçar que a teoria é fundamental para dar sustentação e opçÔes, mas o que faz a diferença é colocar em pråtica.

Se vocĂȘ ficou curioso sobre essa lista, nĂŁo se preocupe: aqui estĂĄ. Espero que lhe dĂȘ boas ideias sobre formas de estar mais presente na frente dos seus clientes – isso ajuda muito nos esforços de lealdade e fidelização.

Organizei a lista de A a V, mas queria completar o alfabeto, e para isso faltam quatro dicas. Pode me ajudar a completar a lista? Que outras sugestĂ”es vocĂȘ poderia dar para alguĂ©m que quer reforçar sua presença na frente do cliente?

  1. Definir, clarificar e comunicar constantemente quais sĂŁo seus DIFERENCIAIS, tanto para clientes internos (equipe de vendas, por exemplo) quanto clientes externos.
  2. Padronizar a marca (onde ela Ă© aplicada, como, formatos, cores, etc.). AliĂĄs, subentende-se que vocĂȘ tem um logotipo atraente e chamativo. Se nĂŁo tem, cuide disso tambĂ©m!
  3. Desenvolver um plano de mĂ­dia, mesmo que simples. Um 5W2H de anĂșncios, locais, investimento, pĂșblico-alvo, temas de campanhas.
  4. Acompanhar todo o processo de compra do cliente até o final (atendimento diferenciado é uma excelente forma de branding!).
  5. Treinar vendedores com frequĂȘncia – nĂŁo sĂł na parte de conhecimento de produto e de vendas, mas em atendimento.
  6. Oferecer treinamentos e palestras para clientes.
  7. Oferecer brindes para o cliente (dois tipos: voltados ao trabalho e/ou voltados ao lazer).
  8. Dar cartÔes de vale-presente (aniversårio do cliente ou da compra do cliente).
  9. Enviar mensagens por mĂ­dias sociais (lembre-se da regra do 80/20: 80% das mensagens de relacionamento, 20% com propostas comerciais).
  10. Estimular indicaçÔes boca a boca de forma proativa, com ou sem premiaçÔes/incentivos.
  11. Participar de feiras e eventos.
  12. Pedir proativamente testemunhais e depoimentos.
  13. Passar a trabalhar marketing de conteĂșdo, publicando artigos e posts no site da empresa com conteĂșdo educativo em relação ao mercado, produtos e serviços.
  14. Organizar webinĂĄrios para responder dĂșvidas e perguntas de clientes e prospects.
  15. Gravar vĂ­deos tĂ©cnicos simples, curtos, respondendo as perguntas e dĂșvidas mais frequentes de clientes e prospects.
  16. Pesquisar constantemente a satisfação de clientes.
  17. Criar um comitĂȘ interno para lidar com as respostas e sugestĂ”es decorrentes das pesquisas de satisfação de clientes.
  18. Trabalhar mídia indoor (para o varejo, mas de forma mais criativa com qualquer tipo de cliente – como e onde posso fazer ele colar um adesivo ou poster com nossa marca?).
  19. Apostar na boa e velha propaganda em rĂĄdio, jornal, televisĂŁo, outdoor, de preferĂȘncia de forma bem dirigida e focada nos seus diferenciais e em atrair o pĂșblico-alvo correto.
  20. Aumentar a frequĂȘncia de contatos com clientes (de preferĂȘncia visitas pessoais ou telefonemas, mas respeitando a preferĂȘncia de contato do cliente)
  21. Promover encontros presenciais e eventos exclusivos para clientes.
  22. Criar um pacote de boas-vindas para todo cliente que realizar a primeira compra.
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E aĂ­, pode me ajudar a completar a lista?

Que outras sugestĂ”es vocĂȘ poderia dar para alguĂ©m que quer reforçar sua presença na frente do cliente?

A sua empresa ou vocĂȘ, como vendedor, tem feito algo para ser lembrado constantemente pelos clientes?

Se quiser participar, deixe seu comentĂĄrio aqui:
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Abraço e boa$ venda$,

Raul Candeloro
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