14 lições jogando bola todos os dias por um ano com 365 pessoas diferentes

Ethan Bryan é um apaixonado por baseball que dedicou sua vida a estudar e escrever sobre o esporte.

No final do ano passado ele lançou ‘A Year of Playing Catch’ (numa tradução livre: Um ano jogando bola), contando tudo que aprendeu ao colocar em prática um desafio dado pela filha: jogar bola todos os dias com uma pessoa diferente, por um ano inteiro.

365 pessoas, 365 dias, sempre fazendo a mesma coisa mas sempre com alguém diferente.

O que começou como uma simples brincadeira acabou levando-o a conhecer pessoas incríveis, viajar pelo país inteiro e aprender grandes lições.

(Ainda não assisti Professor Polvo, mas me parece numa linha parecida pelo que ouvi falar. Enquanto o Ehtan Bryan fez a mesma coisa – jogar bola – com 365 pessoas diferentes, no filme o protagonista mergulha no mesmo lugar todos os dias e aprende com o Polvo).

Ao final da jornada toda documentada no seu blog de 365 dias ‘playing catch’- jogando a bola com as pessoas que ia encontrando e que topavam jogar e depois conversar com ele, Bryan resumiu o que tinha aprendido em vários pontos.

Revisando a lista, achei que daria uma excelente aula de Vendas – veja se não concorda.

Você não acha que um bom vendedor precisa desenvolver todos estes pontos?

  1. Relacionamentos
  2. Definição de metas, planejamento e execução
  3. Storytelling
  4. Comprometimento
  5. Como lidar com a rejeição
  6. Persistência
  7. Fazer perguntas e escutar com atenção
  8. Agregar valor para as pessoas
  9. Habilidade de falar em público
  10. Visão
  11. Controle das emoções
  12. Comunicação não verbal
  13. Abertura ao feedback e sugestões de melhoria
  14. Sistema pessoal de crenças e valores positivos, construtivos e otimistas.

Ao ver a lista, achei que dava um excelente tema para reunião…

Perguntas coach que um/a líder pode fazer com sua equipe em cada um destes pontos:

  • Por que este ponto é importante? (Por exemplo: Relacionamentos).
  • O que acontece quando não estamos bem nesse ponto?
  • De 0 a 10, que nota você se daria para esse ponto hoje?
  • O que acha que as pessoas que se dão 10 nesse ponto fazem de diferente?
  • O que podemos aprender com isso e como podemos colocar em prática para melhorar?

Note também que a lista acima pode ser facilmente usada num processo de recrutamento e seleção – basta adaptar a pergunta para que os/as candidatos/as respondam. Vai dar uma ótima entrevista e com certeza terá uma ideia muito melhor do perfil dos candidatos.

Tenho certeza que dá para usar Professor Polvo do mesmo jeito… assim que assistir comento.

Para terminar, um trecho de texto de Anne Lamott (A Velocity of Being: Letters to a Young Reader, ainda sem tradução no BR), sobre a importância da leitura:

“Se você ama ler, ou aprende a amar a leitura, você terá uma vida incrível. Ponto.

A vida sempre terá momentos duros, pressão e pessoas incrivelmente irritantes, mas os livros que ler vão fazer tudo ter sentido e valer a pena.

Nos livros encontrará seu Norte e encontrará a si mesmo e porque está aqui agora.

Livros são como naves de papel, que podem levar você a todos os mundos, ao Egito antigo, espaço, eternidade, à infância dos seus ídolos e – a mais preciosa e incrível jornada de todas – para dentro do seu próprio coração, do seu corpo, da sua família, sua história e seu futuro.

Destas caixas achatadas de bidimensionais surgirão montanhas, leões, shows, galáxias, heróis.

Você encontrará pessoas que foram quase destruídas mas que lutaram e no final triunfaram, e vão levar você junto no triunfo delas.

Livros e histórias são remédios, gessos e muletas para corações quebrados, vidas quebradas, redes de apoio para espíritos enfraquecidos.

Ao ler, você vai rir muito mais do que já imaginou rir e neles encontrará mágica, paraísos e salvação. Prometo.”

Anne Lamott – A Velocity of Being: Letters to a Young Reader

Então eu adicionaria um 15º pensamento/lição aos 14 pontos que vimos acima: ler para crescer, para pensar, para se emocionar. Pode ser sozinho (como prefiro) ou com um grupo – círculos de leitura são maravilhosos para compartilhar ideias, reforçar relacionamentos, descobrir novos pontos de vista e manter o hábito da leitura forte e atuante.

Abraço, boa semana, boas leituras e boa$ venda$,

Raul Candeloro
Diretor

P.S. Wanderley Cintra Jr., que é psicólogo e especialista em alta performance, lançou recentemente um curso sobre Inteligência Emocional focado em LIDERANÇA que altamente recomendo. Chama-se Xeque Mate e está baseado em 5 módulos: Quem sou eu (com teste de perfil do/a líder); As emoções básicas e a liderança; Escuta Qualificada e Feedback como ferramenta de transformação; Resiliência e gestão de conflitos; Engajamento do Time. Vou enviar um outro e-mail falando mais sobre a entrevista que fiz com ele ainda esta semana, mas se você tiver interesse no assunto Inteligência Emocional para LÍDERES e já quiser ir adiantando: https://treinamentoxequemate.com/vm

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima