12 tĂ©cnicas de fechamento que vocĂȘ precisa conhecer

fechamento de vendas

O conteĂșdo que vocĂȘ vai ler abaixo Ă© um complemento Ă  reportagem de capa da VendaMais de novembro/dezembro de 2018, cuja reportagem de capa foi sobre fechamento de vendas. Para ler todas as entrevistas feitas para esta matĂ©ria, clique aqui. 

1) Tentativa de fechamento

VendaMais - 271 - Fechamento DescomplicadoA tentativa de fechamento nĂŁo parece um fechamento, mas Ă©.

É como um termĂŽmetro, checando a temperatura do possĂ­vel cliente. Se o cliente responder positivamente, vocĂȘ fechou a venda. Se ele nĂŁo for muito receptivo, vocĂȘ ainda tem chances.

Na prĂĄtica!

A tentativa de fechamento faz perguntas sobre opiniĂ”es e sentimentos, nĂŁo sobre decisĂ”es. Um “nĂŁo” na verdade significa “Preciso de mais informaçÔes”.

– EntĂŁo, o senhor nĂŁo acha que este Ă© o produto/serviço ideal para suas necessidades?

2) Fechamento por alternativas

Esta Ă© uma forma avançada de tentativa de fechamento. É bom usĂĄ-la quando tiver um mĂ­nimo de segurança em relação Ă  situação da venda, fazendo perguntas direcionadas para a confirmação e fechamento da negociação:

– O senhor prefere pagar em dinheiro, cartão ou cheque?
– Gostaria que entregássemos na terça ou na quarta?
– Prefere o importado, ou este mais simples?
– Quer levar o azul ou o laranja?
– Vai pagar à vista ou parcelado?
– Quer que a gente entregue ou vai levar?

3) Fechamento das trĂȘs opçÔes

Esta técnica é para quem realmente entende de vendas.

O fechamento das trĂȘs opçÔes nada mais Ă© do que uma versĂŁo evoluĂ­da do Fechamento por Alternativas, com algumas diferenças importantes que merecem ser destacadas e comentadas.

A grande diferença Ă© que, neste caso, vocĂȘ trabalha com a teoria do contraste – ou o conceito de “ñncora”. AlĂ©m disso, Ă© uma excelente forma de fazer uma proposta mais agressiva, encaminhando para o fechamento de maneira mais acelerada, ao mesmo tempo em que busca aumentar o valor mĂ©dio de compra via upsell.

Na prĂĄtica!

Como o nome diz, a tĂ©cnica das trĂȘs opçÔes consiste em apresentar ao cliente trĂȘs opçÔes de produtos/serviços:

– A primeira bem cara, sofisticada, de alto valor (o pacote completo).
– A segunda Ă© a proposta verdadeiramente dita (a que vocĂȘ recomendaria).
– A terceira Ă© uma opção bem barata, simples sem nenhum adicional ou benefĂ­cio extra. A alternativa mais bĂĄsica possĂ­vel, sem nenhum atrativo.

A ideia é inverter o processo de compra que muitas vezes acontece, em que o cliente jå começa pedindo o item mais barato.

Ao aplicar esta técnica, invariavelmente o que acontece é que uma boa parte dos clientes começa a se questionar e acaba migrando para a segunda opção (o que jå é um grande avanço). Com o benefício adicional de que uma parcela de 5% a 10% de clientes evolui para a proposta mais alta.

Mas o principal benefĂ­cio Ă© que a conversa passa a ter referĂȘncia de valor e nĂŁo de preço.

Isso coloca de ponta cabeça e inverte totalmente as conversas erradas, amadoras, de vendedores que deixam o cliente entrar pedindo o mais barato, e ainda por cima vão negociar desconto em cima do mais barato.

Por isso Ă© tĂŁo importante começar oferecendo a proposta mais alta, mesmo que o cliente nĂŁo tenha pedido isso. Afinal, ao começar pelo mais alto, vocĂȘ jĂĄ estabelece uma referĂȘncia mais alta (a Ăąncora) e chance de começar a martelar no valor. Muda o discurso, a argumentação, a postura.

4) Fechamento alerta

A ideia aqui Ă© alertar o cliente sobre as consequĂȘncias de uma mĂĄ compra (o que acontece se ele compra um produto ruim, de baixa qualidade, por exemplo, ou no caso de um serviço, o que acontece caso ele contrate um prestador fraco).

Ou seja, Ă© uma forma de “marketing educativo”, em que vocĂȘ educa o cliente a comprar melhor e a diferenciar produtos ou serviços que parecem similares.

AlĂ©m disso, tambĂ©m pode-se falar sobre as consequĂȘncias negativas da “nĂŁo decisĂŁo”. Ou seja, o que o cliente perde por nĂŁo comprar agora mesmo (basicamente, a vida dele continua igual, com os mesmos problemas e sem os ganhos/benefĂ­cios do produto/serviço).

Relembrar o cliente sobre isso Ă© fundamental quando existe a tendĂȘncia de o cliente “empurrar com a barriga” uma tomada de decisĂŁo.

SĂł tome cuidado para nĂŁo exagerar no alerta e assumir uma postura “terrorista”. NĂŁo Ă© esse o objetivo!

Na prĂĄtica!

– O senhor vai mesmo viajar com a sua família sem ter feito a revisão do carro?
– A senhora vai mesmo continuar acordando com dor nas costas e cansada, por estar dormindo em um colchão velho?
– O senhor vai mesmo se arriscar e sair com o carro novo sem seguro?

5) Fechamento da objeção não respondida

Esta tĂ©cnica deve ser utilizada quando vocĂȘ nĂŁo estĂĄ conseguindo chegar a lugar algum. O objetivo Ă© entender o que estĂĄ fazendo com que o cliente nĂŁo se decida. 

Na prĂĄtica!

– O que exatamente que está incomodando o senhor?
– O que eu posso fazer para ajudá-lo a buscar uma solução imediatamente?

A confrontação Ă© a Ășltima tĂ©cnica a ser utilizada. Use-a somente quando vocĂȘ estiver lidando com um possĂ­vel cliente terrivelmente indeciso. VocĂȘ vai conseguir uma resposta direta – positiva, e continuar com a venda, ou negativa, e parar de perder tempo.

6) Fechamento de upsell

Ao usar esta tĂ©cnica, vocĂȘ farĂĄ com que o cliente compre algo de maior valor no mesmo processo da primeira venda.

Imagine, por exemplo, que vocĂȘ tem um produto “A”, que custa R$ 10, e um “B”, que custa R$ 30. Se conseguir argumentar e fazer o cliente levar “B” em vez de “A”, vocĂȘ terĂĄ feito um upsell.

Na prĂĄtica!

– Deseja trocar para o quarto luxo, que Ă© mais confortĂĄvel?
– O que acha de trocar para a classe executiva e viajar com mais conforto, pagando apenas 20% a mais?
– Quer aproveitar que estĂĄ trocando de smartphone e levar o que tem 64GB de memĂłria, que tem o dobro de capacidade de armazenamento de fotos, vĂ­deos, mĂșsicas e apps, em vez do de 32GB?

7) Fechamento induzido

SĂŁo pequenas bonificaçÔes que vocĂȘ dĂĄ para que o cliente feche agora.

Na prĂĄtica!

– A tabela vai mudar amanhã e o senhor vai economizar 7% se levar agora.
– O senhor tambĂ©m ganha dois travesseiros de presente junto com a cama.

8) Fechamento do Ben Franklin

Basicamente, vocĂȘ pega uma folha de papel, divide-a em duas colunas e lista “prĂłs” e “contras” do que estĂĄ vendendo.

O seu lado (prĂłs) deveria ficar completamente desequilibrado, pois como vendedor experiente vocĂȘ deve estar preparado para apresentar 10 ou 12 benefĂ­cios, enquanto atĂ© o cliente mais exigente sĂł vai conseguir achar dois ou trĂȘs “contras”.

Na prĂĄtica!

Sua prĂłxima pergunta deveria ser:

– “Caro Sr. Cliente, se pudermos resolver estas trĂȘs objeçÔes Ă  sua satisfação, vocĂȘ compraria agora?”

AĂ­, responda as trĂȘs objeçÔes e confirme a venda.

9) Fechamento resumo

Como o nome diz, esta técnica de fechamento consiste basicamente em um resumo de todos os benefícios da sua apresentação.

Ao aplicĂĄ-la, confirme todos os benefĂ­cios, um por um, com o possĂ­vel cliente. Quando um nĂșmero suficiente de benefĂ­cios tiver sido listado, vocĂȘ pode passar para o fechamento assumido.

10) Fechamento do detalhe

O que acontece se aquele possível cliente chato estiver rejeitando cada ponto importante da sua apresentação, colocando defeito em tudo?

VocĂȘ ainda pode conseguir a venda fazendo com que ele concorde com pequenos detalhes. Quando tiverem concordado com uma sĂ©rie de detalhes menores, serĂĄ mais fĂĄcil concordar em coisas importantes.

11) Fechamento da objeção final

Aqui vocĂȘ tenta eliminar todas as objeçÔes, menos uma. VocĂȘ coloca aquela objeção de lado por um momento, porque sabe que pode resolvĂȘ-la facilmente. VĂĄ reduzindo as objeçÔes atĂ© ficar com apenas uma – aquela que vocĂȘ tem certeza absoluta de poder contornar.

Na prĂĄtica!

– Fora o preço, existe algum outro motivo para não comprar agora?
– Fora o prazo de entrega, que outra dificuldade o senhor vĂȘ?
– Se não fosse pela cor, este não seria o móvel perfeito para seu escritório?

12) Fechamento pelo medo da perda

Acredite se quiser, as pessoas são motivadas muito mais pelo medo da perda do que pela esperança de ganhos.

Aqui, vocĂȘ informa ou relembra seus clientes de coisas que podem vir a acontecer e que podem causar prejuĂ­zos caso nĂŁo ajam agora.

– VocĂȘ gosta desta estampa? A fĂĄbrica parou de produzir e esse Ă© nosso Ășltimo lote.
– A liquidação vai sĂł atĂ© amanhĂŁ e sĂł tem mais dois para vender. Os outros 38 jĂĄ foram vendidos.
– O caminhĂŁo sai hoje. Se o senhor fizer o pedido agora posso entregar atĂ© o final da tarde. SenĂŁo, sĂł na semana que vem.

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