O conteĂșdo que vocĂȘ vai ler abaixo Ă© um complemento Ă reportagem de capa da VendaMais de novembro/dezembro de 2018, cuja reportagem de capa foi sobre fechamento de vendas. Para ler todas as entrevistas feitas para esta matĂ©ria, clique aqui.Â
1) Tentativa de fechamento
A tentativa de fechamento nĂŁo parece um fechamento, mas Ă©.
Ă como um termĂŽmetro, checando a temperatura do possĂvel cliente. Se o cliente responder positivamente, vocĂȘ fechou a venda. Se ele nĂŁo for muito receptivo, vocĂȘ ainda tem chances.
Na prĂĄtica!
A tentativa de fechamento faz perguntas sobre opiniĂ”es e sentimentos, nĂŁo sobre decisĂ”es. Um ânĂŁoâ na verdade significa âPreciso de mais informaçÔesâ.
â EntĂŁo, o senhor nĂŁo acha que este Ă© o produto/serviço ideal para suas necessidades?
2) Fechamento por alternativas
Esta Ă© uma forma avançada de tentativa de fechamento. Ă bom usĂĄ-la quando tiver um mĂnimo de segurança em relação Ă situação da venda, fazendo perguntas direcionadas para a confirmação e fechamento da negociação:
â O senhor prefere pagar em dinheiro, cartĂŁo ou cheque?
â Gostaria que entregĂĄssemos na terça ou na quarta?
â Prefere o importado, ou este mais simples?
â Quer levar o azul ou o laranja?
â Vai pagar Ă vista ou parcelado?
â Quer que a gente entregue ou vai levar?
3) Fechamento das trĂȘs opçÔes
Esta técnica é para quem realmente entende de vendas.
O fechamento das trĂȘs opçÔes nada mais Ă© do que uma versĂŁo evoluĂda do Fechamento por Alternativas, com algumas diferenças importantes que merecem ser destacadas e comentadas.
A grande diferença Ă© que, neste caso, vocĂȘ trabalha com a teoria do contraste â ou o conceito de âĂąncoraâ. AlĂ©m disso, Ă© uma excelente forma de fazer uma proposta mais agressiva, encaminhando para o fechamento de maneira mais acelerada, ao mesmo tempo em que busca aumentar o valor mĂ©dio de compra via upsell.
Na prĂĄtica!
Como o nome diz, a tĂ©cnica das trĂȘs opçÔes consiste em apresentar ao cliente trĂȘs opçÔes de produtos/serviços:
â A primeira bem cara, sofisticada, de alto valor (o pacote completo).
â A segunda Ă© a proposta verdadeiramente dita (a que vocĂȘ recomendaria).
â A terceira Ă© uma opção bem barata, simples sem nenhum adicional ou benefĂcio extra. A alternativa mais bĂĄsica possĂvel, sem nenhum atrativo.
A ideia é inverter o processo de compra que muitas vezes acontece, em que o cliente jå começa pedindo o item mais barato.
Ao aplicar esta tĂ©cnica, invariavelmente o que acontece Ă© que uma boa parte dos clientes começa a se questionar e acaba migrando para a segunda opção (o que jĂĄ Ă© um grande avanço). Com o benefĂcio adicional de que uma parcela de 5% a 10% de clientes evolui para a proposta mais alta.
Mas o principal benefĂcio Ă© que a conversa passa a ter referĂȘncia de valor e nĂŁo de preço.
Isso coloca de ponta cabeça e inverte totalmente as conversas erradas, amadoras, de vendedores que deixam o cliente entrar pedindo o mais barato, e ainda por cima vão negociar desconto em cima do mais barato.
Por isso Ă© tĂŁo importante começar oferecendo a proposta mais alta, mesmo que o cliente nĂŁo tenha pedido isso. Afinal, ao começar pelo mais alto, vocĂȘ jĂĄ estabelece uma referĂȘncia mais alta (a Ăąncora) e chance de começar a martelar no valor. Muda o discurso, a argumentação, a postura.
4) Fechamento alerta
A ideia aqui Ă© alertar o cliente sobre as consequĂȘncias de uma mĂĄ compra (o que acontece se ele compra um produto ruim, de baixa qualidade, por exemplo, ou no caso de um serviço, o que acontece caso ele contrate um prestador fraco).
Ou seja, Ă© uma forma de âmarketing educativoâ, em que vocĂȘ educa o cliente a comprar melhor e a diferenciar produtos ou serviços que parecem similares.
AlĂ©m disso, tambĂ©m pode-se falar sobre as consequĂȘncias negativas da ânĂŁo decisĂŁoâ. Ou seja, o que o cliente perde por nĂŁo comprar agora mesmo (basicamente, a vida dele continua igual, com os mesmos problemas e sem os ganhos/benefĂcios do produto/serviço).
Relembrar o cliente sobre isso Ă© fundamental quando existe a tendĂȘncia de o cliente âempurrar com a barrigaâ uma tomada de decisĂŁo.
SĂł tome cuidado para nĂŁo exagerar no alerta e assumir uma postura âterroristaâ. NĂŁo Ă© esse o objetivo!
Na prĂĄtica!
â O senhor vai mesmo viajar com a sua famĂlia sem ter feito a revisĂŁo do carro?
â A senhora vai mesmo continuar acordando com dor nas costas e cansada, por estar dormindo em um colchĂŁo velho?
â O senhor vai mesmo se arriscar e sair com o carro novo sem seguro?
5) Fechamento da objeção não respondida
Esta tĂ©cnica deve ser utilizada quando vocĂȘ nĂŁo estĂĄ conseguindo chegar a lugar algum. O objetivo Ă© entender o que estĂĄ fazendo com que o cliente nĂŁo se decida.Â
Na prĂĄtica!
â O que exatamente que estĂĄ incomodando o senhor?
â O que eu posso fazer para ajudĂĄ-lo a buscar uma solução imediatamente?
A confrontação Ă© a Ășltima tĂ©cnica a ser utilizada. Use-a somente quando vocĂȘ estiver lidando com um possĂvel cliente terrivelmente indeciso. VocĂȘ vai conseguir uma resposta direta â positiva, e continuar com a venda, ou negativa, e parar de perder tempo.
6) Fechamento de upsell
Ao usar esta tĂ©cnica, vocĂȘ farĂĄ com que o cliente compre algo de maior valor no mesmo processo da primeira venda.
Imagine, por exemplo, que vocĂȘ tem um produto âAâ, que custa R$ 10, e um âBâ, que custa R$ 30. Se conseguir argumentar e fazer o cliente levar âBâ em vez de âAâ, vocĂȘ terĂĄ feito um upsell.
Na prĂĄtica!
â Deseja trocar para o quarto luxo, que Ă© mais confortĂĄvel?
â O que acha de trocar para a classe executiva e viajar com mais conforto, pagando apenas 20% a mais?
â Quer aproveitar que estĂĄ trocando de smartphone e levar o que tem 64GB de memĂłria, que tem o dobro de capacidade de armazenamento de fotos, vĂdeos, mĂșsicas e apps, em vez do de 32GB?
7) Fechamento induzido
SĂŁo pequenas bonificaçÔes que vocĂȘ dĂĄ para que o cliente feche agora.
Na prĂĄtica!
â A tabela vai mudar amanhĂŁ e o senhor vai economizar 7% se levar agora.
â O senhor tambĂ©m ganha dois travesseiros de presente junto com a cama.
8) Fechamento do Ben Franklin
Basicamente, vocĂȘ pega uma folha de papel, divide-a em duas colunas e lista âprĂłsâ e âcontrasâ do que estĂĄ vendendo.
O seu lado (prĂłs) deveria ficar completamente desequilibrado, pois como vendedor experiente vocĂȘ deve estar preparado para apresentar 10 ou 12 benefĂcios, enquanto atĂ© o cliente mais exigente sĂł vai conseguir achar dois ou trĂȘs âcontrasâ.
Na prĂĄtica!
Sua prĂłxima pergunta deveria ser:
â âCaro Sr. Cliente, se pudermos resolver estas trĂȘs objeçÔes Ă sua satisfação, vocĂȘ compraria agora?â
AĂ, responda as trĂȘs objeçÔes e confirme a venda.
9) Fechamento resumo
Como o nome diz, esta tĂ©cnica de fechamento consiste basicamente em um resumo de todos os benefĂcios da sua apresentação.
Ao aplicĂĄ-la, confirme todos os benefĂcios, um por um, com o possĂvel cliente. Quando um nĂșmero suficiente de benefĂcios tiver sido listado, vocĂȘ pode passar para o fechamento assumido.
10) Fechamento do detalhe
O que acontece se aquele possĂvel cliente chato estiver rejeitando cada ponto importante da sua apresentação, colocando defeito em tudo?
VocĂȘ ainda pode conseguir a venda fazendo com que ele concorde com pequenos detalhes. Quando tiverem concordado com uma sĂ©rie de detalhes menores, serĂĄ mais fĂĄcil concordar em coisas importantes.
11) Fechamento da objeção final
Aqui vocĂȘ tenta eliminar todas as objeçÔes, menos uma. VocĂȘ coloca aquela objeção de lado por um momento, porque sabe que pode resolvĂȘ-la facilmente. VĂĄ reduzindo as objeçÔes atĂ© ficar com apenas uma â aquela que vocĂȘ tem certeza absoluta de poder contornar.
Na prĂĄtica!
â Fora o preço, existe algum outro motivo para nĂŁo comprar agora?
â Fora o prazo de entrega, que outra dificuldade o senhor vĂȘ?
â Se nĂŁo fosse pela cor, este nĂŁo seria o mĂłvel perfeito para seu escritĂłrio?
12) Fechamento pelo medo da perda
Acredite se quiser, as pessoas são motivadas muito mais pelo medo da perda do que pela esperança de ganhos.
Aqui, vocĂȘ informa ou relembra seus clientes de coisas que podem vir a acontecer e que podem causar prejuĂzos caso nĂŁo ajam agora.
â VocĂȘ gosta desta estampa? A fĂĄbrica parou de produzir e esse Ă© nosso Ășltimo lote.
â A liquidação vai sĂł atĂ© amanhĂŁ e sĂł tem mais dois para vender. Os outros 38 jĂĄ foram vendidos.
â O caminhĂŁo sai hoje. Se o senhor fizer o pedido agora posso entregar atĂ© o final da tarde. SenĂŁo, sĂł na semana que vem.
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