Recapitulando 2009

Recapitulando 2009
Olá.

Este ano foi difícil para alguns e muito bom para outros. Algumas empresas fecharam, demitiram funcionários e fizeram reestruturações. Outras remaram contra a maré do pessimismo trazido pela crise financeira e cresceram significativamente. Por trás dessas mudanças, muitas lições foram aprendidas.

Aqui, na Editora Quantum, também passamos por mudanças. Alguns funcionários terminaram seus ciclos na empresa, outros entraram para compor um time que cresce e se solidifica cada vez mais. Vimos nascer diversos comitês internos, com o intuito de trazer melhorias para os nossos colaboradores, fornecedores, sócios e, é claro, para nossos clientes. Só para citar alguns exemplos, agora temos equipes concentradas em discussões de endomarketing, cargos e salários, voluntariado e fidelização de clientes.

Alguns produtos se consolidaram, como a InvestMais, nossa revista para quem investe na bolsa de valores. E, para provar que as análises que fazemos das empresas nessa revista funcionam, criamos nosso clube de investimento interno, no qual toda a equipe pode sugerir ações para investirmos e fazermos nosso pé-de-meia. Detalhe: só valem empresas que já foram destaque na InvestMais.

Em vários meses, chegamos a bater o índice Ibovespa, o que é um ótimo sinal. Além da possibilidade de investirmos uma parcela de nossos rendimentos mensais, de quebra, ainda analisamos, juntos, o que as empresas de capital aberto têm feito para crescer no mercado e se diferenciar da concorrência.

Neste ano, demos adeus a alguns produtos, como o Áudio VendaMais e a newsletter Incentivos & Resultados, mas também vimos surgir muitas outras novidades, como a newsletter Zig Zag, que cresceu e englobou a antiga Criatividade em vendas. Lançamos o livro A hora da virada, para auxiliar empresas e equipes que estão passando por mudanças, e vimos nascer também o jogo Strategos, uma forma lúdica de colocar equipes de venda para pensarem e repensar os vários pontos que envolvem uma negociação comercial.

Para manter um contato ainda mais diário com nossos leitores, criamos a Central do Vendedor e fechamos uma parceria com o Portal ADVFN, o qual passamos a alimentar com notícias diárias sobre investimentos para quem pensa a longo prazo. Nossa ComunidadeVendaMais estreou nova fase, muito mais interativa e profissional. Ela, aliás, é o nosso grande canal de interação com os nossos leitores ? um espaço para a troca de artigos, conhecimentos e opiniões sobre vendas, liderança, motivação, gestão e criatividade.

A revista Liderança incorporou a Motivação e passou a focar no tripé gestão, pessoas e atitudes. Ficou maior, melhor e mais completa, cheia de conteúdos e práticas para auxiliar o líder no desenvolvimento de equipes cada vez mais produtivas e eficazes. Não perca a primeira edição em janeiro.

Também demos vida ao Treinamentos VendaMais, um produto no qual acredito imensamente e que sonhava tornar realidade há anos. Sempre defendi, nesses quase 16 anos de editora, a importância de manter uma equipe bem treinada e motivada. E o Treinamentos VendaMais é a concretização desse sonho. Além dele, criamos a TV VendaMais, uma televisão corporativa desenvolvida em uma parceria da VendaMais com a Megamídia Group e a Sky Empresas e direcionada para companhias que investem em treinamentos e comunicação interna. Agora, você pode levar a nossa equipe e conteúdos para a TV corporativa da sua empresa.

Comemoramos nossos 15 anos em grande estilo, com o lançamento do Box VendaMais 15 anos, uma compilação de tudo o que já publicamos na VendaMais nesse período. Também unimos um grupo seleto de empresários brasileiros por meio do Clube dos 100, no qual discutimos mensalmente conceitos de gestão e aprimoramento de empresas.

A revista VendaMais também passou por mudanças. Passamos a adotar o modelo SPIN na hora de produzir matérias e artigos, visando levantar os maiores problemas da área de vendas e sugerir formas de resolvê-los. Tudo para tornar a revista ainda mais aplicável na prática. A ExpoVendaMais também ficou mais seletiva e, agora, em vez de reunir vários debates em um mesmo momento, aborda um tema por vez. A ideia é promover uma integração maior entre os participantes e fazer com que todos participem das mesmas discussões.

Como você pode perceber, foram vários os produtos que fizemos com carinho para você em 2009. E aguarde, pois estamos preparando muito mais novidades para 2010. Mas, agora, quero provocar você a pensar em tudo o que viveu este ano. E na sua empresa? Quais foram as novidades criadas em 2009, por quais mudanças ela passou? Quem entrou e quem saiu? O que a empresa perdeu e ganhou com essas mudanças?

Faça uma lista de fim de ano e aproveite para colocar no papel todas as alterações e a avaliação que você fez delas. O que serviu para melhorar processos e produtos deve ser comemorado com a equipe. O que, por alguma razão, parece ter piorado este ano é algo que deve ser repensado para 2010 e aprimorado. De concreto, apenas a certeza de que a empresa não pode parar de mudar e se reciclar. Que bom!

Um abraço e boa$ venda$,

Raúl Candeloro

DICAS DO CONSULTOR DA SEMANA

6 dicas essências para promover a satisfação dos clientes

Por Giovanni Gobi

  1. Agir com simpatia e cordialidade.
  2. Fazer com que os seus clientes sintam-se bem-vindos.
  3. Dar atenção personalizada para eles.
  4. Ouvir, entender e identificar as necessidades dos seus clientes.
  5. Ter ética, qualidade e honestidade.
  6. Comunicar-se de forma clara.

Todo profissional que utiliza essas práticas diariamente já está com o seu objetivo voltado para o cliente e para a satisfação dele. Assim, com certeza, terá muitas conquistas de clientes satisfeitos e felizes.

Para refletir: desejo boas festas e que, em 2010, você, sua equipe e empresa tenham muito sucesso e também muito mais clientes felizes!

Giovanni Gobi é consultor de vendas.

Para que seu texto seja publicado na e-zine VendaMais, você precisa, primeiramente, postá-lo na Comunidade VendaMais. Os mais bem avaliados garantem seu espaço em nosso boletim semanal. Faça como o Giovanni Gobi. Visite o site: http://www.comunidadevendamais.com.br e publique seus artigos.

OPINIÃO DO LEITOR

?Parabéns pela criação desse importante veículo de comunicação que tem se tornado uma ferramenta muito útil ao crescimento dos profissionais de vendas. Espero encontrar outras experiências, crescer e aprender com elas, fortalecendo, assim, minhas convicções de que o atendimento é tudo. Obrigado VendaMais?
Angelo Marcio ? Supervisor de vendas

PARA PENSAR

?Sugestões de presentes para o Natal: para seu inimigo, perdão; para um oponente, tolerância; para um amigo, seu coração; para um cliente, serviço; para tudo, caridade; para toda criança, um bom exemplo e, para você, respeito?
Oren Arnold

Mande suas ideias por e-mail ou contribua com sugestões, enviando sua mensagem para: [email protected]

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