Melhor Envio otimiza frete para e-commerces por meio de seleção de transportadoras para cada região

Melhor envio: startup visa otimizar frete por meio de contratos com várias transportadoras

Startup otimiza frete com transportadoras para oferecer qualidade de entrega e preços competitivos

Efetuar contrato com várias transportadoras, permitindo acesso a custos mais competitivos e às empresas de logísticas mais qualificadas para atender a cada região. Com esse intuito nasceu em 2015 a startup Melhor Envio. Após possuir uma loja própria por 5 anos – quando vivenciou os desafios de entregar para as variadas regiões do Brasil e de administrar e rastrear entregas – Éder Medeiros vislumbrou uma área com oportunidade de crescer, focado em pequenos e médios negócios.

O Melhor Envio é um serviço de intermediação de entregas para e-commerces. A empresa oferece diversas opções de envios, além de descontos, coletas e serviços de rastreamento. Começou com 38 entregas no primeiro mês e hoje conta com mais de 197 mil envios realizados por todo Brasil. Em 2017, a empresa recebeu seu último aporte da empresa de venture capital Bossa Nova no valor de meio milhão de reais, para aplicar na expansão do negócio em 2018.

Para saber mais sobre este serviço de entrega e verificar se ele pode ser útil para o seu negócio, confira abaixo a entrevista de Medeiros.

O​ ​que​​ ​vocês​ ​oferecem​ ​exatamente​ ​no​ ​Melhor​ ​Envio?​ ​Como​ ​o​ ​seu​ ​serviço​ ​é diferente​ ​das​ ​outras​ ​no​ ​mercado?

O Melhor Envio é o meio de fretes do ecommerce brasileiro. Nós intermediamos fretes de correios e de transportadoras privadas com lojas virtuais de todo o país. Somos a única plataforma brasileira que oferece fretes para todo o país, com descontos e integrações gratuitas e de forma aberta. Qualquer e-commerce do país pode usar o frete do melhor envio e ter acesso a descontos, integração e facilidades no rastreamento de mercadorias e coletas. Tudo isso de forma gratuita.

Na VendaMais somos 100 % focados em vendas. Como o Melhor Envio pode ajudar uma empresa a vender mais e melhor? Pode compartilhar com a gente alguns casos de sucesso?

Ajudamos mais de 15 mil lojas virtuais de todo o país a ter um frete mais barato e automatizado. Com um frete mais barato, as vendas e o faturamento do lojista aumentam. Já intermediamos a compra de mais de 200 mil fretes até agora. Temos clientes que, por exemplo, tinham dificuldades em enviar seus produtos aos compradores, porque trabalham com mercadorias grandes, como carrinhos de bebês, peças automotivas ou bicicletas. Por meio do Melhor Envio, esses clientes conseguiram encontrar e começaram a usar as melhores transportadoras para os seus produtos.

Que tipo de empresa pode se beneficiar deste tipo de serviço?

Nosso público-alvo são pequenas e médias lojas virtuais. Mas o sistema não impede que outros tipos de empresas se cadastrem e se beneficiem dos nossos serviços. Na prática, qualquer tipo de empresa pode usar o Melhor Envio para ter acesso a fretes com desconto e outras vantagens relacionadas à logística, como coleta gratuita e o rastreamento automático de encomendas.

Da mesma forma, que tipo de situação o Melhor Envio NÃO se propõe a resolver?

Não somos uma transportadora. O trabalho do Melhor Envio é o de intermediar pela internet a venda de fretes das diversas transportadoras que atuam no mercado. Não temos e provavelmente nunca teremos um entregador próprio ou caminhões próprios do Melhor Envio.

Quais são os erros mais comuns que você vê as empresas cometendo em relação a entregas de forma geral?

Muitas das empresas que se beneficiam dos nossos serviços hoje, antes usavam apenas uma ou duas transportadoras. Com a facilidade da compra do frete no Melhor Envio, nossos clientes tem a possibilidade de comprar o frete de transportadoras diferentes, que eles ainda não conheciam.

Além de usar apenas uma ou duas transportadoras, muitos clientes nossos não tinham integração da transportadora com o seu e-commerce antes de conhecer o Melhor Envio. Por isso, sempre precisavam fazer a compra do frete e o repasse de informações de forma manual para a transportadora.

Agora, o nosso serviço oferece de forma nativa uma série de integrações com diversas plataformas de e-commerce. Também temos casos de clientes que, além de não terem integração com as transportadoras que utilizavam, faziam cotações com as transportadoras por telefone. Isso acaba gerando um custo operacional extra para o lojista, que não precisava existir e poderia ser resolvido com uma integração com o Melhor Envio, por exemplo. Já que fazemos a cotação de fretes em tempo real.

Vários clientes também já nos falaram que não acompanhavam a entrega do produto vendido ao cliente. Assim, em casos onde o objeto é extraviado e o seguro precisa ser acionado, os lojistas acabavam sabendo do extravio por meio do comprador da mercadoria. Que, obviamente, contatava o lojista muito frustrado.

Hoje, com o Melhor Envio, temos uma ferramenta que se chama “Melhor Rastreio”. Ela serve para fazer o monitoramento automático de mercadorias, informando ao vendedor e ao comprador sobre o status de cada mercadoria. Nossa ferramenta também vê quando um objeto é extraviado e, nesses casos, abre automaticamente um pedido de ressarcimento junto à transportadora. Quando recebemos a indenização da transportadora, repassamos ao nosso cliente de forma automatizada. Assim o lojista não precisa se preocupar com esse tipo de situação.

Dessa lista de erros, qual você considera o mais grave? Por quê?

O mais grave, no meu ponto de vista, é o aumento do trabalho operacional que a falta de integração pode trazer ao lojista. Este se obriga a usar uma ou duas transportadoras, ao invés de aproveitar benefícios de mais transportadoras (cada uma é melhor para um tipo de trecho e mercadoria). E mais: pode obrigar o lojista a cotar e contratar fretes via telefone, ou a ter que tratar de um cliente frustrado por não ter tido sua encomenda extraviada e não ter sido avisado sobre isso. A falta de integração força o lojista a ter de tratar manualmente as indenizações dos objetos que possam ser extraviados na entrega. Por meio dos nossos contratos com diversas transportadoras e das nossas integrações, o Melhor Envio consegue sanar esses problemas para o lojista que se beneficia do nosso serviço.

Uma empresa que está preocupada em implantar melhorias em relação a este assunto deve começar por onde? De maneira sucinta e objetiva, quais as principais recomendações?

O lojista deve fechar contratos com diversas transportadoras, integrar a sua loja virtual com o cálculo, compra de fretes e tratamento de indenizações de cada transportadora. Ou, com apenas uma integração junto ao Melhor Envio, o dono de um e-commerce pode ter acesso a nossa ferramenta, nossas integrações e aos preços com desconto nos fretes que conseguimos por meio dos nossos contratos com as transportadoras.

Com tanta experiência na área, quais dicas ou informações você vê sendo dadas pela mídia sobre fretes com as quais claramente não concorda?

Frequentemente vejo alguns canais de mídia enaltecendo o uso do serviço de uma transportadora ou de outra, como se fosse a solução perfeita para o e-commerce. O que claramente é um erro. Nenhuma transportadora será, sozinha, a solução para todos os tipos de produtos vendido no comércio eletrônico, nem para todas as cidades do país. A única forma de ser realmente competitivo com o frete e de ter sempre a melhor solução logística para o e-commerce, é fazendo o uso de diversas transportadoras simultaneamente. O Melhor Envio está aqui justamente para ajudar nesse ponto, já que, com a nossa plataforma, o lojista tem acesso as mais diversas transportadoras.

Algum último comentário que queira fazer para os leitores da VendaMais?

O comércio eletrônico é extremamente dinâmico e competitivo. Digo isso com a clareza de quem conhece o mercado por dentro. Já trabalho há quase 8 anos com e-commerce e tive uma loja virtual própria por 5 anos. Para se manter na frente da concorrência, precisamos da melhor estratégia, dos melhores produtos e fornecedores e, claro, do melhor envio.

Tenho certeza de que podemos ajudar a sua empresa e vender mais, faturar mais e ter mais praticidade e economia com a logística dos seus produtos. Por último, quero mandar a todos os leitores da VendaMais, um grande abraço! E desejo a todos boas vendas!

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