As 10 coisas que mais motivam as pessoas no trabalho (e o que fazer para melhorá-las)

As 10 coisas que mais motivam as pessoas no trabalho (e o que fazer para melhorá-las)

Uma reclamação frequente que tenho ouvido em workshops, palestras e trabalhos de consultoria é que está difícil achar pessoas para contratar. Note que não é nem mais “está difícil de achar pessoas qualificadas para contratar” – é qualquer tipo de pessoa mesmo!

Outra reclamação é a de que a rotatividade em algumas áreas está muito alta. “As pessoas saem por causa de R$ 50,00 e um VT”, reclamou o outro dia um empresário.

Pois é – as pessoas têm cada vez mais opções de escolha e muitas empresas estão seriamente atrasadas em relação ao processo necessário de adaptação e evolução para um mercado cada vez mais competitivo em termos de mão de obra.

Basicamente é mais um motivo de uma extensa lista para que as empresas finalmente fiquem sérias em relação a desenvolver e motivar suas equipes, diminuindo turnover e aumentando a produtividade através de mudanças internas na cultura da empresa (e não apenas aumentando salários e benefícios, que são necessários, mas não o único caminho ou opção).

Richard Florida, citado por Seth Godin no livro “Linchpin”, fez uma pesquisa com mais de 20.000 profissionais no mundo inteiro e chegou a uma lista de 10 coisas que mais motivam as pessoas no trabalho:

  1. Desafios e responsabilidade;
  2. Flexibilidade (para tomar decisões, inclusive em relação a horários);
  3. Ambiente estável de trabalho (rotatividade provoca mais rotatividade);
  4. Dinheiro/remuneração;
  5. Desenvolvimento pessoal;
  6. Reconhecimento;
  7. Chefe e colegas que dão apoio;
  8. Tarefas motivadoras;
  9. Cultura da empresa;
  10. Localização.

Note que dessas 10, apenas uma está relacionada diretamente a dinheiro.

Outra (localização) é basicamente fixa (o deslocamento em grandes cidades está cada vez pior e isso é fator determinante para muita gente). São o que chamaríamos de ‘fatores extrínsecos’.

Mas os outros 8 itens são fatores intrínsecos – as pessoas querem se desenvolver, querem novos desafios, querem flexibilidade para tomar decisões, querem reconhecimento, etc.

Se você quer realmente levar isto a sério, proponho um desafio: junte sua equipe e peça que deem uma nota de 0 a 10 para cada um destes itens. Uma empresa perfeita (difícil de encontrar, mas uma meta maravilhosa para se buscar atingir) teria nota 100.

Depois de realizada esta análise, minhas perguntas para você seriam:

  • Que nota tem a sua empresa?
  • Qual o ponto mais forte (e como valorizar isso?).
  • Quais os 3 pontos mais fracos (e como melhorar isso?).

Um trabalho simples de fazer, mas com consequências muito, muito positivas para todos os envolvidos. Principalmente para quem quer diminuir seu turnover e aumentar a produtividade e a satisfação de quem trabalha na empresa.

Abraços produtivos e motivados,

Raúl Candeloro

Artigo da semana

A visão do futuro

Por Tom Coelho

“Uma visão sem ação não passa de um sonho.
Ação sem visão é só um passatempo.
Mas uma visão com ação pode mudar o mundo.”
(Joel Barker)

As frases acima fecham com chave de ouro o excelente vídeo “A visão do futuro”, produzido por Joel Barker, que apresento ao final de algumas palestras devido ao seu incontestável poder de reflexão. Não há como ir para casa sem se perguntar: “O que estou fazendo comigo, com minha família, com minha carreira, para ser feliz?”

A partir deste texto quero despertar em você a autorreflexão sobre como tem tratado sua vida e sobre como você se imagina em um, cinco, dez e vinte e cinco anos.

Desejo que você desligue este piloto automático de sua existência, através do qual você não conduz, mas é conduzido pela rotina por vezes sem saber para qual direção. E passe a vislumbrar diante de si apenas duas palavras: sonhos e futuro. 

Futuro e liderança

O futuro não é o lugar para onde estamos indo. É o lugar que estamos construindo e que dependerá daquilo que fizermos no presente. Por isso, como nos ensinou o mestre Peter Drucker, a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo. 

Aqueles que constroem o próprio futuro constroem o futuro dos outros. A capacidade de empreender o próprio futuro está se tornando uma questão de sobrevivência. Administrar bem um negócio é administrar seu futuro. E administrar seu futuro é administrar informações. O futuro não é mais sobre tecnologia. É sobre informação processada como conhecimento. Se a história testemunhou a triste divisão entre nações ricas e pobres, o futuro pode nos reservar a separação entre as que sabem e as que não sabem. 

Nenhuma empresa sobreviverá se depender de gênios para administrá-la. Ela precisa ser capaz de ser conduzida por seres humanos medianos. Lidar com gente já é difícil. Levar gente a enxergar o futuro é ainda mais difícil. Jack Welch colocou com propriedade que os gerentes fracos acabam com as empresas, acabam com os empregos. A melhor pessoa do mundo no negócio ou no cargo errado ainda tem alguma chance. O melhor negócio ou cargo do mundo com a pessoa errada não tem chance nenhuma.

Profissionais com perfil empreendedor são diferentes, pois onde todos veem problemas, estes enxergam oportunidades. Viajam num carro chamado imaginação, tendo a criatividade como copiloto, a meta como motor e a persistência como combustível. Sabem que só o melhor é suficiente e controlam direta ou indiretamente o destino de muitas pessoas. Fazê-las vibrar com a mesma intensidade com o intangível futuro criado em nossas mentes é missão suprema alcançável por meio da liderança. E o verdadeiro líder é aquele que consegue capilarizar esse sentimento nos grupos por onde passa. 

PS: O texto utiliza, ainda, frases de Amyr Klink, Pedro Mandelli e Ronaldo Sardenberg.

Tom Coelho é educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 17 países. É autor de “Somos Maus Amantes – Reflexões sobre carreira, liderança e comportamento” (Flor de Liz, 2011), “Sete Vidas – Lições para construir seu equilíbrio pessoal e profissional” (Saraiva, 2008) e coautor de outras cinco obras. Contatos através do e-mail [email protected].

Opinião do leitor

Gosto muito de receber a e-zine, tenho refletido bastante sobre seus conteúdos, trabalho em uma escola de idiomas chamada Wizard no setor de vendas e seguimos uma linha de atendimento muito semelhante aos conteúdos da revista VendaMais, sempre penso em fazer algo novo, mas aí lembro daquela frase "a roda já foi inventada". Parabéns pelo sucesso, e obrigado pelas informações enriquecedoras.

Vânia da Silva
Assessora comercial

Para pensar

“O que quer que você seja capaz de fazer, ou imagina ser capaz, comece. 
Ousadia contém gênio, poder e magia”.
Goethe

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