“9 Ilusões Que Nos Impedem de Viver Com Tudo”

“9 Ilusões Que Nos Impedem de Viver Com Tudo”

Leio muito e por isso mesmo é raro encontrar algum artigo que realmente me impressione, principalmente na área motivacional. Muito lero-lero e pouco conteúdo.

Felizmente, de vez em quando encontramos algumas pérolas que fazem a busca e a espera valerem a pena. O texto de Justin Dixon: “9 Ilusões Que Nos Impedem de Viver Com Tudo”, realmente é algo que merece uma reflexão (encontrei originalmente o artigo aqui)

São 9 pensamentos que nos limitam e impedem de vivermos plenamente.

1. Vida fácil.

Isso mesmo, a vida fácil é uma ilusão. Todos têm algum desafio pra enfrentar. Todos têm algum fardo pra carregar, e embora talvez você não esteja passando fome, os problemas que você enfrenta ainda são um desafio, do contrário você já teria os superado. Não importa o que você faz, você terá que enfrentar desafios. Mas não se desespere, isso é uma boa notícia. Se a vida não vai ser fácil, não importa que você escolha fazer algo “prático” ou seguir sua paixão, então, todas as desculpas que dizem que seria difícil demais levar a sério seus sonhos começam a perder suas forças. A vida vai ser difícil, não importa o que você faça. As pessoas vão lhe julgar independente das escolhas que você faça. Então faça as escolhas que vão lhe deixar feliz. Não se preocupe com o fato da vida ser difícil, isso acontece. A pergunta que eu desafio você a se responder é: Você quer atravessar o processo difícil da vida em prol de coisas que são práticas ou por coisas que tem significado pra você?

2. Aquele Um Dia Mágico.

“A estrada para “algum dia” leva à cidade chamada “lugar nenhum.”
Billy Cox

Você pode procurar por ele no seu calendário, você pode checar no seu relógio. Você não vai encontrá-lo. Não existe uma circunstância certa que vai fazer seu “algum dia” acontecer magicamente. Você tem que fazê-lo acontecer. Você terá que estipular datas no calendário para seus objetivos e para que sua mente possa registrar como real. “Algum dia” não existe, mas você tem a força para fazer com que as coisas algum dia aconteçam. Você tem o poder para começar agora, a partir das coisas que você tem adiado. Ou algo vale a pena ser feito ou não. Decida e aja de acordo. Não relegue as coisas para o tal mágico “algum dia”.

3. Um Plano Mágico.

Passei um longo tempo com esse. Eu já tinha determinado que “algum dia” não existia, mas eu precisava de um plano. Na verdade, eu precisava de um plano mágico, algo que faria tudo se alinhar perfeitamente. Não há planos mágicos. Qualquer coisa pode dar errado com qualquer decisão que você tome, não importa o quão informado você esteja. Não cometa o erro que cometi. Não espere que seus planos sejam perfeitos. Não espere a “fada do plano” vir e torná-lo mágico. Pegue seu objetivo e comece a andar em direção a ele. Seja paciente consigo mesmo e corrija os erros que você faz no caminho. Simplesmente comece. Você nunca vai aprender a nadar se você nunca entrar na água, tenha você um bom plano ou não.

4. A Decisão Errada.

Embora existam vários erros que você possa cometer, não há um único erro que vá arruinar completamente sua vida. Se o caminho que você está seguindo não parece bom, então você tem o poder de mudar. Durante todo o tempo você pode escolher ser responsável por si mesmo. Em qualquer situação, você pode encontrar uma lição e pode começar hoje a ir numa direção positiva. Essa mudança não acontece toda de uma vez, mas se você está comprometido a parar de repetir seus erros, então você pode e irá mudar sua vida pra melhor.

5. O Passado.

A razão pela qual chamamos de passado é porque nós já passamos por ele. Não está mais aqui. Este é um novo dia e esta é uma nova oportunidade. O que você faz hoje, o que você faz exatamente agora determina quem você é. Esta é a hora que você pode se colocar onde quiser. Esta é a hora que você pode começar a construir os hábitos que você sempre quis.

6. Não Ser Suficiente.

De acordo com a PhD Susan Jeffers, essa é a raiz de todos os medos. Tememos a morte porque não sabemos se conseguiremos lidar com ela. Tememos a mudança porque não sabemos se somos suficientes para lidar com ela. Um teste rápido para ver se você é suficiente para enfrentar a situação que você está é: você está nela? Sim? Isso significa que você tem o suficiente para atravessá-la. A você não será dado mais do que pode carregar. Isso não significa que você não precisará nunca de ajuda, significa que você pode enfrentar qualquer problema que você esteja passando neste momento.

7. Falta.

Há uma ordem neste universo, eu não a entendo, mas aprendi algumas coisas dela. Não nos falta nada. Tempo? Ideias? Oportunidade? Comida? Tenho uma prática: quando eu fiz tudo que podia para atender minhas necessidades, faço a seguinte prece: “Fiz tudo que podia. Vou confiar em Você (a ordem neste universo) para tomar conta do resto”.

Até hoje, nos dias que eu digo essa prece, eu comi quando deveria ter permanecido faminto. Novas portas abriram quando eu não sabia mais onde ir. Mas se você aceita a ideia de que não há o suficiente de alguma coisa, você vai parar de procurar por essa coisa. Se você parar de procurar pelas coisas que você pode passar sem, você para de procurar pelos caminhos pelos quais você pode fazer boas coisas acontecerem e simplesmente se deixa levar pela derrota. Quando você acredita que há falta, você a cria. Quando o falcão acredita que a corda ainda está lhe limitando o voo, então o falcão recria a corda.

8. Separação.

Toda a matéria tem uma frequência. Para que você possa fisicamente tocar alguma coisa, ela deve estar vibrando na mesma frequência da matéria que você é feito. Na verdade, a física quântica descobriu que tudo está conectado. A realidade é um espectro de frequência onde toda a matéria e energia está conectada. É uma grande rede. Por isso aproveite tudo com os outros. Eles são parte de você. Quando eles forem bem-sucedidos, parte de você também é bem-sucedida. Ajude os outros. Quando você os ajuda, você ajuda parte de si mesmo. Você não pode fazer algo a alguém sem também fazer isso em parte a você mesmo; é uma impossibilidade física. A razão pela qual ver as coisas desse jeito lhe torna livre é que lhe coloca na posição de liderar pelo exemplo. Coloca-lhe na posição de dar e ajudar. Receber esse tipo de reputação pode abrir novas oportunidades que você nunca jamais pensou que poderiam existir.

9. Caos.

O caos é o que você vê quando não está olhando para o quadro inteiro. Sempre há algo bom acontecendo. Sempre há um jeito das coisas funcionarem. Sempre há uma razão para que as coisas sejam do jeito que são e sempre há uma razão para que ela possa se tornar outra coisa.

Abraço e boas vendas,
Raúl Candeloro

Artigo da semana

O perigo de generalizar

Por Edilson Menezes

O Brasil corrompido desde Cabral gerou um problema no comportamento dos vendedores: os compradores ativos em sua carteira param de fechar negócios e em tese já se tornam boleiros.

Para quem desconhece a expressão, “boleiro” é uma gíria do universo das vendas usada para identificar compradores que aceitam um agradinho para adquirir produtos e serviços de determinado fornecedor, que pode ser dinheiro vivo, presentes, entradas para espetáculos, finais de semana em hotéis de luxo e assim por diante.

Os vendedores não refletem sobre outras possíveis causas e não raro, quando os líderes e patrões lhe cobram “por que” determinada empresa parou de comprar, a frase parece já estar pronta:

– Acho que Fulano virou boleiro!

Vamos ver outras possíveis causas para o seu cliente ter partido sem se despedir. Se você é do ramo industrial ou atua no ramo de serviços:

1) Pesquise o preço da matéria-prima praticado no mercado. Se houve aumento drástico, seus concorrentes podem ter reduzido os preços para andar na contramão por um curto período e você nem sabe ainda.

2) Verifique a sua política de representação e mapeie as regiões onde as suas vendas caíram. Saber onde está a “hemorragia do sucesso” é fundamental. Se a sua empresa não opera com representantes, distribuidores e tampouco revendedores de seu produto ou serviço, entenda que sua administração está no mínimo atrasada. Estes canais podem identificar negócios que envolvem todo o território nacional, enquanto a sua força de vendas fica restrita a sua rede de relacionamentos, que pode sempre ser melhor e maior.

3) Verifique se o seu estoque é inteligente. Se você exagera na economia e não tem na prateleira itens que podem parar a produção de um determinado cliente, saiba que sua suposta economia vai lhe gerar prejuízos incalculáveis. Clientes não compram apenas por bom relacionamento, este é apenas um dos quesitos. Os compradores modernos procuram fornecedores que possam salvar a sua pele, imediatamente, caso eles tenham errado e da mesma forma, procuram distância extrema daqueles que em todos os momentos de urgência lhe disseram a famosa frase “me perdoe, não tenho material para entrega imediata”.

Mostramos três situações onde seus compradores desaparecem e injustamente, são julgados na indústria como “boleiros” por não comprarem mais. Vamos ver no comércio as três causas frequentes que levam comerciantes a perder clientes:

1) Se você é comerciante, não importa o seu ramo de atuação, pois este erro é cometido em todos os setores: se a sua equipe não atende as demandas como você atenderia se pudesse estar em todos os setores da empresa, é um sinal nítido de que você está falhando. Encontrou resistência de alguns para fazer com que todos possam ver a empresa ou projeto da mesma forma que você? Então o seu time está negativamente influenciado e será importante demitir uma ou mais pessoas, sem a característica “dó” que os empresários brasileiros têm nesta hora e sem aquele pensamento tacanho do século passado, de que “demitir fica caro porque além dos direitos, ainda tem as despesas de contratar e treinar outra pessoa”. O preço de sua impotência laboral por saber do problema e não tomar nenhuma ação é muito mais alto.

2) Abra mais a sua mão. Aprenda a discernir entre investimentos moderados e avareza. Se você não quer investir altos valores em um programa de treinamento para sua equipe, o mercado pode até entender. Por outro lado, ALGUM treinamento você tem de oferecer. E os treinamentos ministrados pelos fabricantes do produto que você vende, sem nenhum custo, bastam?

NÃO! Ajudam, pois todo preparo técnico é positivo, mas de nada adianta uma força de vendas preparada tecnicamente e desmotivada emocionalmente. Quando você calcular o seu faturamento anual, o número empolgante ou frustrante que obter é resultado da soma da motivação de seus colaboradores. Portanto, se você os manteve sem acesso a cultura, não lhes cobre muita coisa, o resultado está de acordo com a sua avareza por ter recusado investir. A proporção é mais ou menos esta, para fins de exemplo: o empresário opta por não investir 50.000,00 em treinamento e fatura 5.000.000,00 a menos naquele ano. O investimento demandado para treinar equipes representa algo em torno de 1% do valor que você DEIXA DE GANHAR. Para agravar a situação, também lhe gera um prejuízo de no mínimo 4% do faturamento, pois alguns empresários, ainda seguindo os padrões do exemplo, deixam de fazê-lo e acabam gastando horrores entre demissões, indenizações e recontratações. Para justificar suas falhas, muitos deles dirão a si mesmos: “faturei 5.000.000,00 a menos neste ano, mas não posso fazer nada, afinal o mercado está cheio de boleiros”.

3) Inovação. Jamais esta palavra foi tão determinante para o sucesso do comércio. No mínimo uma vez por ano é importante criar um novo ambiente caso tenha uma loja física. Mudar a decoração, a posição dos móveis e a disposição do layout como um todo. Se a sua loja é virtual, a estratégia não foge disso. Você não precisa mudar a identidade visual do espaço, ao contrário, é importantíssimo mantê-la, mas ao mesmo tempo, insira novas notícias, promoções, fotos, vídeos e tudo que possa agregar valor ao espaço. Existe uma crença entre especialistas no sentido de que promover estas mudanças custa muito caro. É mito! Você pode mudar completamente a cara da sua loja, fazendo uso apenas de criatividade e ousadia. E é claro, quando sobrar o dinheiro que provisionou para reforma de ambiente a cada cinco anos, por exemplo, invista sem hesitação. Você nunca pensou nisso e nem se planejou financeiramente para trocar ou reformar todo o seu espaço a cada cinco anos? Então volte ao início do texto e faça como alguns empresários: continue acusando “compradores boleiros” por seu próprio insucesso, e use esta desculpa como muleta para o seu caminhar no mundo dos negócios. Lembre-se a muleta serve como apoio eventual, mas pode viciar você a ponto de nunca mais andar sem ela.

A escolha, como sempre, é apenas sua! 
(www.arteesucesso.com.br, www.artigos-com-br.webnode.com)

Opinião do leitor

Gostei muito do artigo da e-Zine do dia 18/03, com o tema: Revisão Pessoal Semanal, do Raúl Candeloro. Achei superválida. Vou testar e já encaminhei para várias amigas e familiares, pois o planejamento é importante para a vida pessoal também, acredito que é em casa que os sucessos começam a acontecer em nossa vida. Obrigado!
Alzenira Cardozo

Para pensar

“Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado”.
Roberto Shinyashiki

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima