10 principais desafios para os gestores comerciais em 2018

***
Como lidar com os desafios comerciais de 2018

Webinário 100% focado em Liderança e Gestão Comercial, com Raul Candeloro e Marcelo Caetano
Quinta-feira, dia 9/11, ao meio-dia
Vagas limitadas (só 100 lugares!)
Inscrições gratuitas. Faça já a sua! www.institutovendamais.com.br/webinario
***

Fechei hoje os resultados da pesquisa sobre desafios da gestão comercial para 2018, que vai nortear nossos trabalhos na VendaMais nos próximos meses e também é o assunto do Masterclass Rethink VM, o workshop que realizaremos em Curitiba em dezembro e em que Marcelo Caetano e eu passaremos um dia e meio debatendo esses assuntos de forma estratégica com líderes e gestores comerciais.

Inclusive, Marcelo e eu vamos fazer um webinário na próxima quinta-feira, dia 9/11, ao meio-dia, para abordar justamente como lidar com esses desafios de forma proativa e planejada. Se você é líder e gestor de equipe, inscreva-se aqui (as inscrições são gratuitas): www.institutovendamais.com.br/webinario

A pesquisa sobre os desafios comerciais foi dividida em quatro grandes áreas:

  1. Criação de demanda.
  2. Taxas de fechamento e aproveitamento de oportunidades.
  3. Venda de mix e aumento de ticket médio.
  4. Gestão de performance e atividades da equipe de vendas.

Perfil dos respondentes da pesquisa Desafios da Gestão Comercial 2018:

Quantidade de vendedores:
Equipes de 1 a 4 vendedores – 20.2%
Equipes de 5 a 9 vendedores – 26%
Equipes de 10 a 19 vendedores – 21.2%
Equipes de 20 a 49 vendedores – 12.5%
Equipes de 50 a 99 vendedores – 5.8%
Equipes com mais de 100 vendedores – 14.4%

Faturamento anual
Menos de R$ 120.000/ano – 6.6%
De R$ 120.00 a R$ 360.000/ano (microempresa) – 7.5%
De R$ 360.000 a R$ 3.600.000/ano (pequena empresa) – 21.7%
De R$ 3.600.000 a R$ 12.000.000/ano (media empresa) – 20.8%
De R$ 12.000.000 a R$ 120.000.000/ano (grande empresa) – 23.6%
De R$ 120.000.000 a R$ 1.000.000.000.000/ano – 8.5%
Mais de 1 bilhão/ano – 11.3%

Tipo de venda
B2B: 34.9%
B2C: 41.5
Híbrido/misto: 23.6%

***
Como lidar com os desafios comerciais de 2018
Webinário 100% focado em Liderança e Gestão Comercial
com Raul Candeloro e Marcelo Caetano
5a feira, dia 9/11, ao meio-dia
Vagas limitadas (só 100 lugares!)
Inscrições gratuitas pelo www.institutovendamais.com.br/webinario
***

10 principais desafios para os gestores comerciais em 2018

De maneira resumida, os dez principais desafios que surgiram entre os gestores para 2018 foram (por ordem de assuntos mais votados):

  1. Treinar a equipe de vendas para detectar e aproveitar melhor oportunidades dentro da própria carteira de clientes.
  2. Ajudar os vendedores a fazerem mais e melhores perguntas, para entender melhor as necessidades e oportunidades dos clientes.
  3. Ajudar a equipe a ter argumentos para reforçar os diferenciais em relação à concorrência.
  4. Reduzir o tempo que os vendedores gastam com atividades não ligadas diretamente a vender e atender clientes.
  5. Treinar a equipe para prospectar mais e de maneira mais eficiente.
  6. Motivar e engajar a equipe de vendas.
  7. Fazer com que os vendedores melhorem sua argumentação e negociação, dependendo menos de descontos para fechar vendas.
  8. Treinar a equipe para fazer upsell (venda de produtos/serviços/soluções de maior valor agregado).
  9. Ajudar a equipe a ter uma postura mais consultiva na venda.
  10. Ajudar a equipe a trabalhar corretamente o posicionamento de mercado em relação aos produtos/serviços/soluções.

No webinário de quinta-feira, dia 9/11, ao meio-dia, Marcelo e eu abordaremos cada um desses pontos com mais profundidade e revisaremos também os resultados que mais surpreenderam (por exemplo, coisas que não apareceram bem ranqueadas na pesquisa, mas que na nossa opinião deveriam ser prioridades).

Se você é líder e gestor de equipe, inscreva-se aqui: www.institutovendamais.com.br/webinario

Especificamente em relação a cada área pesquisada, os maiores desafios foram:

a) Criação de demanda

b) Taxas de fechamento e aproveitamento de oportunidades

c) Venda de mix e aumento de ticket médio

d) Gestão de performance e atividades da equipe de Vendas

Gestão de performance e atividades da equipe de Vendas

Abraço e boas vendas,
Raul Candeloro

P.S. São assuntos como os dez desafios acima que debateremos na nossa Masterclass Rethink VM. Caso você seja sócio ou diretor comercial e tenha interesse em passar um dia e meio em dezembro comigo e com o Caetano comentando os assuntos acima, saiba mais sobre o workshop acessando: www.vendamais.com.br/masterclass-rethink

P.S. 2: No webinário de quinta-feira, dia 9/11, ao meio-dia, Marcelo e eu abordaremos cada um desses pontos com mais profundidade e revisaremos também os resultados que mais surpreenderam (por exemplo, coisas que não apareceram bem ranqueadas na pesquisa, mas que na nossa opinião deveriam ser prioridades). Se você é líder e gestor de equipe, inscreva-se aqui: www.institutovendamais.com.br/webinario

Conteúdos Relacionados

Todo bom vendedor é um Masterchef

Todo bom vendedor é um Masterchef

Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

Algumas pessoas da plateia são escolhidas, recebem uma lista de ingredientes e precisam criar pratos com os ingredientes, apresentando-os depois para serem avaliados pelo júri (no caso, o capitão do navio e dois de seus assistentes).

Continuar lendo

Pin It on Pinterest

Rolar para cima