10 filmes que todo profissional de vendas deveria assistir

6 fevereiro, 2015 12:17 am Publicado por | 11 Comentários

Você sabia que:

  • Por meio da comunicação visual, o processo de aprendizagem é 60 mil vezes mais rápido?
  • Estudos mostram que as pessoas se lembram de 80% do que viram e/ou fizeram (e apenas 20% do que leram)?
  • Quando ouvimos e vemos histórias, partes de nosso cérebro são ativadas como se realmente estivéssemos vivendo aquilo?

Juntando tudo isso, sabe o que pode ser uma excelente ferramenta de aprendizagem? Os filmes!

Pedimos para nossos colunistas indicarem filmes que trazem ensinamentos valiosos para profissionais e gestores de venda. Esses filmes irão inspirar você e sua equipe a alcançar a Alta Performance.

Dica: se está em dúvida sobre como treinar e como motivar sua equipe de forma simples, assista em conjunto com os profissionais e aproveite para promover um treinamento informal.

 

João Baptista Vilhena indica:

como motivar uma equipe A série Harry Potter

Se você acha que as histórias de Harry Potter são só para crianças, é bom rever esse pensamento. Na série de filmes inspirada nos livros de J. K. Rowling, há uma sucessão de lições sobre liderança que precisam ser assistidas com muita atenção.

Vilhena cita uma frase dita a Harry por Dumbledore no segundo filme que ele considera um bom exemplo disso:

“São as nossas escolhas, Harry, muito mais do que as nossas habilidades, que mostram o que verdadeiramente somos.” Assistir aos filmes dessa série vai ensinar muito sobre o que é ser líder e como nossas escolhas podem influenciar não só nosso próprio caminho, mas também o da empresa como um todo.

 

 

Claudio Diogo indica:

como motivar uma equipe O lobo de Wall Street

O filme, dirigido por Martin Scorsese, conta a história de Jordan Belfort, um corretor de ações que, aos 26 anos, já ganhava 49 milhões de dólares por ano. Porém, toda sua fortuna era originária de fraudes, corrupção e lavagem de dinheiro.

Mas é claro que não são essas as lições do filme. “É interessante ver, nessa história, o papel que uma liderança forte tem para a empresa”, analisa Claudio Diogo.

As motivações do líder, no caso do filme, são mais que questionáveis. Porém, a paixão e o entusiasmo que ele passa aos colaboradores cria um ambiente de incrível força de vontade em busca de resultados. Quando o líder realmente acredita na empresa, essa confiança é percebida e absorvida pela sua equipe.

 

 

 

João Alberto Costenaro indica:

A Lenda de Bagger VanceA lenda de Bagger Vance

O filme conta a história de um atleta do golfe que, devido aos traumas causados pela guerra, perde sua autoconfiança e se afunda no álcool. Porém, ele recupera sua autoestima e o amor pelo esporte (e pela vida) com a ajuda de um mentor inesperado. Esse é um daqueles filmes que nos fazem enxergar que tudo é possível se encontrarmos a motivação certa e acreditarmos em nós mesmos. “É uma história que nos mostra como tirar o melhor de dentro de nós, mesmo quando tudo parece estar perdido”, destaca Costenaro.

 

Marcelo Ortega indica:

o primeiro milh∆oO primeiro milhão

Imagine chegar em uma empresa e ter a promessa de conseguir seu primeiro milhão em três anos de trabalho. Essa é a proposta da J. T. Martin, uma corretora de ações. O filme traz grandes lições sobre como fechar uma venda, sobre a importância de se estar preparado para rebater as objeções do cliente e de se ter um roteiro de abordagem capaz de levar ao fechamento. “O gerente ensina um jovem vendedor a ser definitivamente mais preparado para negociar”, revela Ortega. Por outro lado, a narrativa deixa claro que quando a motivação principal é somente o dinheiro, derrubando as questões éticas e os valores morais, o final nunca é feliz. Assista ao filme separando as boas e as más lições.

 

Raul Candeloro indica: 

O sucesso a qualquer preáoO sucesso a qualquer preço 

Contando com grandes astros do cinema, como Al Pacino, Alec Baldwin e Kevin Spacey, esse filme de 1992 traz lições úteis até hoje. “A história mostra que estruturas e processos gerenciais inadequados podem arrasar uma empresa como um todo”, conta Candeloro. Você vai entender que as motivações mais agressivas, por meio de competições, quando não são bem pensadas e aplicadas, podem criar um clima destrutivo e provocar ações nada éticas. Você vai compreender, ainda, como os valores da empresa e a postura dos líderes são absorvidos pelos profissionais que fazem parte dela.

 

Ricardo Ventura indica:

croodsOs Croods – uma aventura das cavernas

Com uma única regra do patriarca Grug – “o novo é sempre ruim, nunca perca o medo” –, a família Crood sempre viveu bem. Até que o planeta começou a passar por transformações e a regra de Grug já não funciona como antes. “Assista ao filme pensando que a família Crood é sua empresa. Identifique quais são os comportamentos de cada personagem e veja que não são tão diferentes dos pensamentos e das ações do dia a dia do mundo corporativo”, recomenda Ventura. O mercado está mudando constantemente, o modo de pensar “Crood” pode fazer sua empresa entrar em extinção.

 

Marcelo Caetano indica:

O homem que mudou o jogoO homem que mudou o jogo 

A intuição tem o seu valor, mas conhecimento e preparo são fundamentais para o sucesso. Esse é o principal aprendizado de O homem que mudou o jogo, que conta a história de um técnico que usa estatísticas, estudos e dados numéricos para fazer seu time jogar melhor. “Mesmo contrariando a tradição, ele acreditou e manteve o foco em sua estratégia e conseguiu alcançar o êxito e conquistar a confiança de todos”, adianta Caetano. Esse filme nos ensina que quando temos confiança em nós mesmos, em nossa experiência e nosso conhecimento, devemos seguir em frente com a cabeça erguida e com foco nos resultados.

 

Leandro Branquinho indica:

Batman BeginsBatman Begins

“Não é o que eu sou por dentro. É o que eu faço que me define.” Essa frase de Bruce Wayne ilustra bem o que Batman Begins nos ensina. Apesar do ar sombrio e da história triste de Batman, ele sempre age para o bem. E é isso que faz dele um herói. “De nada adianta um vendedor ser conhecedor do produto ou serviço que vende se as atitudes que ele tem são prejudiciais à equipe e à empresa. De nada adianta um profissional ser um grande especialista e ter anos de carteira assinada se os resultados que ele traz não são sustentáveis. O que vale são as ações”, afirma Branquinho. Acesse http://bit.ly/1uKTjAQ e ouça a análise em áudio que Branquinho fez sobre o filme.

 

Diversos colunistas indicaram:

De porta em portacomo motivar uma equipe

O filme conta a história de Bill Porter, que sofre com paralisia cerebral e depende de outras pessoas para realizar várias atividades. Porém, ele não se deixa abater e começa a trabalhar como vendedor na Watkins (primeira empresa de vendas diretas do mundo).

Bill tem muitos desafios e sofre com o preconceito e a falta de fé dos outros em relação à sua capacidade. Depois de superar todas essas dificuldades, ele se torna um dos mais importantes vendedores em uma das piores regiões de vendas.

É uma história para entender como a motivação e a força de vontade podem ser poderosas em nossas vidas – não importa o tamanho do desafio.

 

 

 

a procura da felicidadeÀ procura da felicidade

Como não perder a fé e a força de vontade mesmo sob condições de extremas dificuldades financeiras, sociais e psicológicas? É o que Chris Gartner revela nesse filme. Abandonado pela esposa, começando em uma empresa como estagiário, sem remuneração e nem lugar para viver, ele tem seu filho como motivação para ir em frente na luta por uma vida melhor. Com foco e determinação, Gartner consegue superar os desafios e as limitações impostos pela vida. Uma grande aula de positividade, persistência e resiliência. Mostra que acreditar nos sonhos é importante, mas que trabalhar duro, com a cabeça erguida e paixão para realizá-los, é fundamental.

E aí, gostou da lista?

Deixe a sua sugestão de filme nos comentários.

 


Gostou da matéria, acesse aqui e assine e a VendaMais

Tag: , , , , , ,

Categorizados em:

Este artigo foi escrito porRedação VendaMais


11 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *