Xtech Commerce: conheça a solução para cuidar 360º da gestão da sua loja virtual

Como ter sucesso no e-commerce? Qual a plataforma ideal para manter a saúde empresarial? Confira a entrevista com Alfredo Soares, CEO e fundador da Xtech Commerce e saiba como cuidar 360º da inteligência de sua loja virtual

Independente da área de atuação ou do porte, manter um negócio saudável é um desafio constante no meio empresarial. Para que isso aconteça é necessário que as organizações façam uma boa gestão empresarial. Isso inclui pensar no planejamento, gestão de pessoas, projetos e conhecimento, questões de sustentabilidade, valores, políticas, finanças e inovações realizadas.

No mercado virtual, por exemplo, um dos primeiros passos é encontrar a plataforma ideal para o seu modelo de negócio. Quais os recursos disponíveis? Há serviços diferenciados para o lojista ou para o consumidor? E a assistência em caso de problemas com a loja virtual?

Para sanar essas e outras dúvidas, conversei com Alfredo Soares, CEO e fundador da Xtech Commerce. Essa empresa oferece uma plataforma e-commerce inteligente e com estratégias que permitem cuidar 360º da inteligência de sua loja virtual. A Xtech Commerce também auxilia o lojista em diversas etapas como a criação e lançamento de um site, implantação de campanhas e promoções, entre outras. Uma solução completa para a gestão de lojas virtuais.

Conte-nos sobre a Xtech Commerce. O que é e como funciona?

É uma plataforma multicanal de vendas e marketing, que oferece tecnologia e um ecossistema para empreendedores ou empresas venderem online.

Como isso pode ajudar uma empresa a vender mais e melhor?

Atualmente, o público está conectado. Mesmo indo ao shopping para ver um produto, nós sempre pesquisamos se há alguma oferta melhor na internet. Por este motivo, não são as empresas que precisam se tornar Omnichannel, pois os consumidores já se tornaram Omnichannel. Dessa forma, as marcas e empresas precisam estar presentes em diferentes canais, principalmente nos digitais. É a forma para falar esse público e atender as suas necessidades. Com toda essa tendência, a Xtech Commerce disponibiliza essa tecnologia de ponta com um valor acessível para as empresas.

Você poderia nos dar um exemplo prático?

Imagine que você tem uma loja de roupas em um shopping em Maceió/AL. Em um primeiro momento, o seu público é aquele que frequenta o shopping. Depois são as pessoas que estão na cidade e que conseguem ir até a sua loja.

Por este motivo, é preciso investir nas mídias locais. Nesse caso, a sua loja seria seu canal de vendas e essa seria sua praça de atuação no modelo tradicional.

Ao utilizar a plataforma da Xtech Commerce, nesse novo modelo multicanal, o lojista consegue criar uma loja no Facebook, colocar seus produtos em marketplaces como Mercado Livre, Dafiti, Kanui e outros. Com isso, seus produtos serão divulgados em rede sociais como Facebook/Instagram para o público do Brasil todo. Além disso, é possível fazer campanhas para outras regiões, levando tráfego para o seu site e aumentando sua área de atuação.

Que tipo de empresa pode se beneficiar de sua plataforma?

A Xtech Commerce atua em todas as áreas de mercado. Desde da nossa fundação, em novembro de 2014, temos mais de 35 mil lojas. Hoje atendemos clientes como My Place, UncleK, Aquarius Brasil, 99 Taxis e também empreendedores que estão começando a montar seus negócios em casa.

Estamos nos destacando no mercado de moda, mas atendemos todos os segmentos devido a flexibilidade de design da plataforma e dos recursos que ela oferece. Temos clientes de atacado, pet, acessórios, fábricas, automotivo, serviços, brindes, artesanatos, clubes de assinaturas e outros. A questão do preço também é flexível. Nossos planos começam a partir de R$ 59,00.

E que tipo de situação sua plataforma NÃO se propõe a resolver?

Hoje nós não criamos sites sobre cursos digitais, vídeo aulas e marketplace.

Normalmente, quando nos procuram sobre isso, alertamos sobre a sua complexidade e o investimento necessário para abrir o seu marketplace. Nesse caso, você tem dois públicos e precisa atrair e converter ambos. A maioria dos empreendedores só verificam a facilidade e não buscam entender a complexidade operacional. Por isso, temos o compromisso de educar e orientar, e não de apenas vender nosso serviço.

Quais são os erros mais comuns que você vê as empresas cometendo em relação ao e-commerce?

Vemos muitos lojistas que se preocupam e se responsabilizam apenas com a tecnologia, mas falta capacitação, conhecimento técnico e estratégico.

O grande segredo de um negócio, seja online ou físico, está na capacidade de atrair e se comunicar com o público certo. Dessa forma, é preciso que o lojista leve o público mais indicado para sua loja. Preço de mercado, branding e saber atender bem também são quesitos importantes. Caso contrário, o negócio não vai prosperar. As pessoas costumam achar que vender na internet é abrir uma loja 24h, mas o sucesso está ligado a estratégia.

Dessa lista de erros, qual você considera o mais grave? Por quê?

Na minha opinião, o erro mais grave dos lojistas é não ter um plano de ação e não saber o que fazer durante as contingências. Vejo muitos lojistas se desesperando durante os problemas.

Outro ponto é com relação ao canal de mídia. É comum que lojistas utilizem apenas um canal. Exploram o mesmo até esgotar, sem diversificar e apostar em outros. Depois não sabe para qual migrar e, consequentemente, o negócio oscila. É a estratégia que irá equilibrar os canais e construir algo sustentável.

Uma empresa que está preocupada em implantar melhorias em relação a este assunto deve começar por onde? Quais as principais recomendações?

Atualmente a internet é um grande canal educacional. Há muito conteúdo. Alguns são bons e outros ruins. Porém, existe conteúdo, então é preciso pesquisar, buscar referências e se capacitar. Além disso, é importante ter um plano de ação e criar estratégias para alavancar o seu negócio.

Qual seu diferencial em relação a possíveis concorrentes?

A Xtech Commerce é uma plataforma flexível e que oferece diversos recursos para os lojistas. Temos um valor acessível e um bom custo-benefício. Além da tecnologia que oferecemos, temos parceria com as principais empresas do ecossistema. Com isso, o lojista tem condições especiais com a Stelo, por exemplo.

É importante ressaltar que a plataforma é um meio, já que o Brasil é um ótimo fornecedor de tecnologia de e-commerce e o sucesso depende principalmente do lojista. Nosso compromisso é ver o mercado firme e maduro, não importa a plataforma utilizada.

Com tanta experiência na área, quais dicas você vê circulando pela mídia sobre esse assunto e com as quais não concorda?

Não concordo com anúncios e conteúdo como “Abra seu negócio e ganhe dinheiro de casa”; “Monte seu negócio em 5 minutos”; “Seja CEO do seu negócio”; “Assuma o controle e seja dono do seu negócio”.

Esse tipo de conteúdo e anúncio traz pessoas que não conhecem o mercado e que estão despreparadas. Isso gera perdas e mais trabalho. Na maioria das vezes, as pessoas que compram os produtos dessas lojas têm problema. Isso gera falta de confiança, o que é muito ruim, pois afeta todos os profissionais do mercado do comércio eletrônico.

Frequentemente, recebemos pessoas que querem testar a plataforma e ter uma loja porque leram que há empreendedores que faturam milhões e trabalham de casa. Porém, elas não sabem quais produtos irão vender e nem para qual o público. Em alguns casos, os lojistas pensam que nós iriamos indicar o melhor produto e público.

Onde uma pessoa que queira saber mais sobre isso pode encontrar informações e tirar dúvidas sobre a Xtech Commerce?

Só precisa acessar o nosso site e testar nossa plataforma, de forma gratuita, por 15 dias. Além disso é possível ter mais informações por nosso telefone.

Algum último comentário que queira fazer para os leitores da Venda Mais?

É um prazer poder compartilhar e trocar essa ideia com vocês. A grande empresa é a pequena empresa que fez a coisa certa. Então, tenha um plano e acredite no seu trabalho.

Para saber mais

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