Você tem motivação para fazer do seu trabalho uma paixão?

Você tem motivação para fazer do seu trabalho uma paixão?

Assunto recorrente dentro de empresas e equipes e até mesmo na vida pessoal, em geral, a motivação interfere diretamente em como uma pessoa age diante dos desafios do trabalho e da própria vida. Que motivação é uma atitude particular, ou seja, que depende muito do próprio indivíduo, a gente já sabe.

Mas há outras pequenas coisas que podem ser feitas, no âmbito do trabalho, e que contribuem para que as pessoas fiquem mais motivadas, ou, pelo menos, que se engajem mais com a empresa. Então, lembrei-me de que, tempos atrás, escrevi um artigo com alguma ideias para que você possa motivar sua equipe sem gastar muito, e irei compartilhar algumas delas hoje com você!

Sirene – Instale uma sirene ou um sino que possa ser tocado cada vez que alguém atingir uma determinada meta.

Conversa – Faça que os diretores da empresa apareçam regularmente para conversar com os funcionários. Muitas vezes, simplesmente aparecer, sentar em frente à mesa do funcionário e perguntar como vão as coisas estimula mais do que outras formas que poderiam passar meses sem serem notadas.

Música – Deixe os funcionários escutarem música no ambiente de trabalho, mas cuidado com essa ideia, porque muitas vezes acaba em bagunça. Estabeleça algumas regras e faça que sejam respeitadas, sem exceções.

Agradecimento – Diga obrigado! Antes de ir embora, tente agradecer pelo menos uma pessoa dentro da empresa por ter ajudado você durante o dia. Com o passar do tempo, isso trará resultados fantásticos.

Informação – Crie uma newsletter interna, só com notícias, informações e comentários divertidos. Peça para as pessoas enviarem novidades para seu e-mail, junte tudo e a cada 15 dias passe para sua lista interna de contatos. Com certeza, será um sucesso.

Trabalho em equipe – Premie todos na empresa com dinheiro e com outros incentivos, não apenas quem está diretamente ligado às vendas. Afinal, sem o suporte do restante dos funcinários, os vendedores dificilmente teriam sucesso. Esse apoio precisa ser reconhecido, se você quiser que os outros departamentos continuem motivados para dar o suporte necessário a uma equipe de vendas campeã.

A verdade, sempre – Estimule todos na equipe a admitirem seus erros, reconhecendo imediatamente quando pisaram na bola. Isso faz que o ambiente seja muito mais produtivo. Porém, o exemplo deve vir de cima, senão fica só o discurso bonito e, na prática, mentiras, conchavos e um bando de incompetentes jogando a culpa uns nos outros.

Presentes – Aproveite feriados para dar presentes baratos para a equipe. Panetones no Natal ou na Páscoa, bombons no Dia dos Namorados, bolas antiestresse em aniversários, enfim, simples lembranças que são dadas para que a equipe saiba que a empresa se importa com ela. Outra coisa muito popular é o “vale-descanso”. Como o nome diz, são vales que podem ser trocados por benefícios – entrar mais tarde uma hora em uma manhã, ter uma tarde de folga ou um dia inteiro… tudo depende das metas estabelecidas.

Essas são algumas ideias simples, mas que podem fazer uma grande diferença no dia a dia quando colocadas em prática de maneira verdadeira. Outra dica para ajudar a garantir que seus colaboradores se motivem é dando uma assinatura da newsletter Motivação para cada um deles.

Atendendo aos muitos pedidos de nossos assinantes, que sentiam falta de um veículo mais direcionado ao tema desde que paramos de editar a revista Motivação, resolvemos lançar, neste mês, a newsletter Motivação. Ideal para ajudar a superar as dificuldades do dia a dia, é uma publicação semanal desenvolvida especialmente para estimular profissionais como você e sua equipe.

Para renovar sua automotivação e inspirá-lo profissionalmente, ela aborda assuntos relacionados às atitudes fundamentais para o seu crescimento e de toda a sua equipe, tratando de temas como ética, comprometimento, motivação, autodesenvolvimento, espiritualidade, família, saúde e lazer, entre muitos outros.

Além de todas essas matérias, a Motivação é especialmente diagramada em um formato prático e de fácil impressão. Dessa forma, você pode distribuí-la para sua equipe e discuti-la no início de cada semana. Com isso, todos ganham.

Não deixe passar mais uma semana sem esse diferencial! Entre em contato com nossa equipe pelos telefones: 4004-0174 ou 0300 789-2010 ou, se preferir, acesse o site: www.editoraquantum.com.br e conheça um pouco mais sobre a nova newsletter!

Uma semana cheia de motivação para você!

Raúl Candeloro

ARTIGO DA SEMANA

5 ferramentas poderosas em vendas

  1. Histórico – A informação é o elemento mais precioso que você pode ter quando se relaciona com os clientes, concorda? Se você não registra detalhes importantes da negociação, corre o risco de perder um cliente por falta de organização. Monte um histórico detalhado das visitas, dos clientes antigos e de todos os contatos, depois, desenvolva uma estratégia para fechar cada negociação.
  2. Mente – Mande para bem longe todos os pensamentos negativos antes de sair para o trabalho. Assim como você limpa a sua casa deixando-a bem perfumada, a sua mente precisa ser higienizada com pensamentos positivos e vencedores para que o seu dia seja contemplado com novas conquistas.
  3. Disciplina – Acordar cedo, planejar o dia, cuidar da imagem, chegar no horário marcado com o cliente, ter foco nas metas, buscar autoconhecimento diário, prometer e cumprir, essas e outras atitudes tornam você um vendedor de sucesso, por isso, faça o que tem de ser feito, evite procrastinar e, no futuro, você estará colhendo frutos maduros e saborosos.
  4. Paixão – Faça o seu trabalho com satisfação e carinho, pense no dom que você recebeu, a sua essência é única e ninguém pode roubar esse tesouro. Há quanto tempo você não pensa nisso?
  5. Comemoração – Quando atingir uma meta, mesmo que em sua concepção ela seja pequena, comemore, vibre, divida essa vitória com as pessoas da sua confiança. Essa atitude vai aumentar o seu entusiasmo, deixando você sempre automotivado.

André Silva é palestrante de motivação e vendas.
E-mail: [email protected]
Visite o site: www.palestranteandresilva.com.br

O texto acima foi publicado na Comunidade VendaMais. Se você quer obter outras dicas, textos relevantes, práticos e diretos como esse ou, ainda, enviar um artigo seu para a nossa equipe, acesse: www.comunidadevendamais.com.br, inscreva-se e publique seus artigos!

OPINIÃO DO LEITOR 

“Raúl Candeloro, como consultor empresarial e instrutor, sou muito ligado às publicações da VendaMais. O editorial da edição 211 merece reflexão, diante de seu conteúdo sapiente. A volatilidade é uma das causas do fracasso empresarial e pessoal, até mesmo sobre o prisma espiritual e político. O rio chega ao seu destino porque sabe contornar os obstáculos. Usando esse exemplo para realizarmos grandes trabalhos, não necessitamos de muita força, mas sim de perseverança. No mercado dinâmico e célere, nas mutações, valido que o planejamento seja feito a lápis. Fica meu elogio a você Raúl, por sua macrovisão.”

Lúcio de Sá Barbosa 
Leitor da revista VendaMais

PARA PENSAR 

Amor pelo que se faz

“A preguiça, a indolência e a ausência de comprometimento são os três inimigos das pessoas apaixonadas por seu trabalho”
Dalmir Sant’Anna

Mande suas ideias por e-mail ou contribua com sugestões, enviando sua mensagem para: [email protected]

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