Venda-se mais e melhor: você sabe o que é um pitch de vendas?

Por Silvana Lages 

O termo PITCH surgiu em meio ao universo das startups, quando novos empreendedores precisavam apresentar ideias em um curto intervalo de tempo para conquistar investidores. Essas apresentações precisavam ser concisas, objetivas e atraentes para despertar o interesse do investidor e também permitir ao empreendedor uma chance de expor melhor sua ideia em outros encontros.

O seu PITCH DE VENDAS deve ser tão bom, a ponto de conseguir vender um produto, serviço ou ideia no intervalo de uma breve corrida de elevador. Esta metodologia ajuda você a fazer uma apresentação que encante o cliente do início ao fim.

Vivemos um novo tempo com excesso de informações por todo lado e, com isso, não está nada fácil prender a atenção dos nossos potenciais clientes. Além disso, estão todos em uma correria tão louca que temos poucos segundos para parar e escutar o outro. Esta correria, infelizmente, não tende a diminuir, só a crescer. 

Digo que vivemos os tempos “Nissin” Miojo, onde tudo “precisa” ser instantâneo. Temos a sensação de que o tempo diminuiu muito, mas em contrapartida a oferta de bons, ou melhor, excelentes produtos, serviços e profissionais está cada dia maior. Nunca tivemos tantas boas ofertas, tanta distração e tão pouco tempo para escolher.

Por isso, o PITCH  DE VENDAS é uma ferramenta tão importante, pois ela nos ajuda a atrair a atenção da nossa audiência em pouquíssimo tempo, de uma forma estratégica e com melhor chance de acerto.

É a estratégia mais usada pelos profissionais de alta performance nos tempos atuais, e serve tanto para vender produtos, serviços e ideias, quanto para se vender.

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Talvez, neste momento, você esteja se perguntando: por que eu tenho que me vender?

Simples: porque antes de comprar seu produto ou serviço, o público compra VOCÊ.

O mercado está cada dia mais concorrido, exigente, distraído e apressado, ou seja, você tem pouco tempo para chamar a atenção do seu futuro cliente. Por isso, é imprescindível saber SE VENDER. Cada dia mais, os consumidores querem conhecer quem está por trás dos produtos e serviços que eles estão adquirindo.

Depois que foi adicionado o fator consciência aos hábitos de consumo, tudo mudou: VOCÊ é mais importante que seus produtos e serviços.

Com tantas ofertas, só damos atenção para aquelas pessoas que realmente nos tocam. Sendo assim, você tem que saber as palavras certas para encantar e fazer com que seu potencial cliente pare e te escute em um curto tempo.

Como fazer um pitch de vendas

PITCH DE VENDAS é um discurso que pode tanto fechar um negócio ou afastá-lo imediatamente da sua solução. Um bom PITCH DE VENDAS encanta, estimula, faz as perguntas certas e mantém o cliente interessado na sua solução durante todo o ciclo de vendas – mesmo quando a venda ainda não foi fechada naquele momento. Ele deixa as portas abertas e o cliente encantado.

PITCH precisa estar alinhado com a sua solução e com o seu negócio, compreendendo suas dores, frustrações e desafios para mostrar como o seu produto/ serviço/ ideia podem solucionar a dor ou realizar o sonho do potencial cliente.

PITCH DE VENDAS deve ser objetivo – mas não pode ser superficial! Tem que ser atraente e estar na ponta da língua para qualquer situação. Mais do que vender, você precisa mostrar o valor da sua solução e engajar o seu potencial cliente para que ele possa ouvi-lo com atenção do início ao fim. Além de estar na ponta da língua, tem que fluir naturalmente, não pode ser nada engessado e, muito menos, decorado.

É como se você, em 30 segundos, fizesse o seu próprio comercial, sendo o seu próprio garoto ou garota propaganda.

A forma como você se apresenta, bem como apresenta seu produto, serviço ou ideia irá determinar o sucesso, ou não, da sua venda.

É importante que, ao falar, você seja claro, simpático, honesto, ético e transmita autoridade. O cliente precisa primeiro acreditar em você para confiar no que está sendo dito e, depois considerar comprar o seu produto e/ou serviço. Antes de tudo, ele compra VOCÊ. Seja breve, criativo e confiante! Nunca se apresente de uma forma que a pessoa ao seu lado possa fazer igual, diferencie-se.

O seu discurso deve ter o objetivo de atiçar a curiosidade do seu potencial cliente e encantá-lo do início ao fim.

VENDA-SE! Aprenda a fazer um PITCH DE VENDAS para SE vender mais e melhor.

Silvana Lages é Coach de Marca Pessoal. Saiba mais em: www.silvanalages.com.br

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