Você sabe atrair leads?

O que são e onde estão os leads? Leia este artigo escrito por Alan Medeiros e saiba como atrair leads e constituir o seu funil de vendas

Com os blogs, sites, dispositivos móveis e redes sociais cada vez mais presentes em nosso dia a dia, a forma como um empreendedor gerencia o seu negócio deve se adaptar a essas tecnologias e mídias.

Hoje em dia, na era digital, o marketing também é digital. Por isso, quem quer seguir a carreira de empreendedor deve se preparar para ouvir e falar muito em “call to action”, SEO, social media e mais uma série de outros termos. Lead é um deles.

Mas o que são os leads? Onde eles estão? Como sobrevivem? Como atraí-los?

Pois bem, tais perguntas são frequentemente feitas por empreendedores de primeira viagem, ao perceberem que os leads são fundamentais na estratégia de marketing. Os leads são consumidores potenciais que demonstram interesse em consumir um produto ou marca. De uma forma geral, esse interesse é indicado quando eles preenchem formulários para receberem ofertas e notícias a respeito de um produto ou serviço.

Ao preencher o formulário com alguns dados, os leads passam a constituir o funil de vendas, que é outro termo que o empreendedor vai ouvir muito no marketing digital.

Lembre-se também que alguém que entra em contato com a sua empresa com o intuito de saber mais sobre um produto ou serviço pode ser chamado de lead. Por essa razão, pelo fato de estar a poucos passos de se tornar o seu cliente, o lead se torna uma peça imprescindível no marketing digital. Por isso a frase “lead hoje, cliente amanhã” não deixa de ter lá um fundo de verdade.

A atração de leads

Se os leads são aqueles possíveis clientes que demonstraram interesse no que você tem para oferecer, então é hora de saber como atraí-los. Nesse caso, a atração de leads conta com uma palavrinha básica: “conteúdo”.

Mas cuidado: de nada adianta gerar muito conteúdo para um exército de pessoas que não estão interessadas no seu produto. Quantidade não é qualidade quando se trata de produção de conteúdo no marketing digital.

O planejamento e o foco no público correto são alguns dos ingredientes que possibilitam uma correta atração dos leads. Por isso, preste atenção nas dicas abaixo para você fisgar os seus potenciais clientes.

Perfil correto dos leads

Saber quem é o seu lead é o primeiro passo a ser dado. Sendo assim, estude o seu público, saiba o que ele precisa, quais são os problemas dele e o que você vai dizer para solucionar esses problemas. É partindo dessas informações que você vai criar o conteúdo adequado para atrair o lead.

Lembre-se também de criar conteúdo que seja interessante, mostrando que o seu produto ou serviço é a solução que o público precisa.

Blog

A atração de leads pode ser feita por canais variados. Ter um blog, por exemplo, é uma maneira prática de criar conteúdo. Um blog possibilita unir, em um mesmo espaço, texto, vídeos, imagens e também gráficos.

Além disso, os blogs permitem uma boa interatividade por meio dos comentários, bem como apresentam possibilidades de analisar o sucesso das postagens, mostrando quais foram as mais acessadas, em quais horários, em qual mês e outros aspectos relevantes.

Vale destacar que não é difícil criar e gerenciar um blog. Hoje em dia as plataformas de postagens são intuitivas e trazem templates dos mais variados.

Na plataforma WordPress, por exemplo, é possível contar até mesmo com plugins que permitem otimizar o seu conteúdo pelas palavras-chaves mais adequadas com o seu negócio.

E-mail marketing

Ele é muito eficiente, pois apresenta uma forma de interação personalizada e direta com quem realmente é o seu público. Mas lembre-se: nada de spams! Tenha uma lista de pessoas que realmente estão interessadas em receber os seus e-mails.

Uma dica quando o assunto é o envio de e-mail marketing é ter tudo planejado, inclusive contar com um calendário de envios. É importante também se preocupar com a imagem do e-mail, prezando por um layout clean e atraente. Além disso, é muito importante poder contar com softwares concebidos para facilitar o envio de e-mail marketing.

Redes sociais

Graças à facilidade de acesso à internet, bem como diante da popularização de dispositivos móveis como smartphones, as pessoas estão praticamente 24h nas redes sociais.

Seja para interagir com amigos e parentes, seja para pesquisar produtos e serviços, as redes sociais adquiriram ao longo dos anos uma enorme influência no cotidiano das pessoas. Por isso, é importante usar tais redes como meio de propagar conteúdo.

O Twitter, por exemplo, atinge pessoas dos mais variados públicos por meio de mensagens curtas e diretas. Uma dica: crie ações com hashtags e gere discussões e interações com o seu público.

O Facebook, por sua vez, permite que você crie uma página para o seu negócio, bem como possibilita a publicação de vídeos, textos e imagens.

Conclusão

Você vende um determinado produto e há uma quantidade de pessoas que precisam dele? Mostrar o seu produto e saber atrair essas pessoas (leads) até ele é um dos objetivos básicos do marketing digital.

Portanto, saiba como atrair e nutrir os seus leads. Você precisa deles e eles também de você.

Alan Medeiros é escritor e conteudista do @prable.org.

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