Você S.A.

Quais são os atributos de um profissional que busca a perfeição?

Perfeição. Estado da arte em termos de desempenho profissional e desenvolvimento humano. Atingir tal estado é realmente difícil, mas chegar perto dele não, como ensinava Telê Santana aos seus jogadores e equipe de apoio. Em sua vitoriosa trajetória profissional, provou que sempre correu atrás da perfeição como jogador, técnico e ser humano brilhante.

Qual é a receita? Não há receita alguma, cada caso é um caso. Cada vida é uma vida. Você é o gerente-geral da melhor empresa do mundo: Você S.A. Qual é o seu plano de marketing para essa tão importante, exclusiva e surpreendente organização? Quais são seus valores, princípios e propósitos dos quais jamais abre mão?

Ao transformarem chumbo em ouro, os alquimistas usavam uma matéria-prima essencial: um pouco de ouro para fazer a liga. Para transformar sonhos em realidade devemos fazer o mesmo, usando ingredientes que nós mesmos podemos produzir. A vida de quem busca a perfeição está cheia de ouro transformador.

O primeiro metal nobre é uma postura diferente diante da realidade. Uma forma realística, mas positiva de encarar as coisas. Os demais ingredientes são: fé e determinação. Aprender a aprender sempre. Perseverança, acreditar nos seus propósitos, objetivos e valores. Definir uma linha moderna de ação, porque não adianta fazer com eficácia algo sem sentido para o mercado, para o consumidor e para a Você S.A.

Qual o valor percebido pelo cliente se você desenvolver com competência um limpador de pára-brisa para guarda-chuva, freio ABS para tênis ou processador de texto para máquina de escrever? O que não for sentido nem valorizado pelos consumidores da Você S.A. (seus clientes, empregadores, familiares, pessoas de seu relacionamento, comunidade, etc.) será perda de tempo.

Comprometimento e simplicidade, outros atributos das pessoas que fazem da busca da perfeição um sacerdócio. Em uma palestra, recebi o convite de um empresário para conhecer sua estratégia empresarial. No dia, depois de um saboroso café, fomos para uma sala de reunião onde não havia papel algum. Apenas um quadro imenso com a palavra impossível escrita, com um grande X em vermelho na silaba ?im?. Essa é a nossa estratégia, disse!

Em outra palestra, um participante perguntou como colocaria em prática o que ouviu na minha apresentação. Adaptar à sua realidade, traçar prioridades e colocar em prática o que for interessante para você, respondi. Só praticando você transforma sabedoria em conhecimento. Passando do intelecto para os sentimentos. Da cabeça para o coração. Do coração para a ação.

Sem transpiração não há inspiração.