Varejo: TendĂȘncia mundial foca comportamento do cliente

Varejo: TendĂȘncia mundial foca comportamento do cliente

1) Prospecção ? 7 dicas para prospectar e aumentar as vendas em épocas de crise
2) Varejo ? TendĂȘncia mundial foca comportamento do cliente
3) Atendimento ? 5 passos para um excelente serviço ao consumidor
4) ComentĂĄrio da semana: Fernanda Caroline
5) Frase da semana: Arte das vendas ? Cesar RomĂŁo

OlĂĄ.

JĂĄ parou para pensar o que sua empresa seria se nĂŁo tivesse
consumidores? NĂŁo haveria motivos para ela existir, nĂŁo Ă© mesmo?
Diante desse cenĂĄrio, o que vocĂȘ e os demais colaboradores de sua
companhia tĂȘm feito para encantar seus clientes?

Nesse domingo, foi comemorado o Dia Mundial do Consumidor. A data
ficou marcada pelo famoso discurso de John Kennedy, presidente dos
EUA na Ă©poca, que salientou os direitos do consumidor, em especial a
necessidade de garantir a segurança, informação e escuta do cliente.

O feito aconteceu em 1962 e provocou debates ao redor do mundo,
até que, em 1983, 15 de março passou a ser celebrado como o Dia
Mundial do Consumidor.

Hoje, 26 anos se passaram e muitos empresĂĄrios sequer lembram a
data. Mas serĂĄ que essa nĂŁo seria uma boa oportunidade para
mostrar aos frequentadores de sua loja o valor que eles tĂȘm para
vocĂȘ?

O Dia Mundial do Consumidor foi ontem, mas vocĂȘ pode desenvolver
açÔes durante toda a semana. Vale fazer promoçÔes, gincanas,
preparar pequenos brindes, programar um atendimento diferenciado
ou apenas parabenizå-lo pela data. Deixe sua imaginação fluir e
aproveite a deixa para vender mais.

Um abraço e boa$ venda$,

RaĂșl Candeloro
www.vendamais.com.br

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1) Prospecção ? 7 dicas para prospectar e aumentar as vendas em
épocas de crise

  1. Solicite novas indicaçÔes com seus clientes antigos, pois eles irão
    fornecĂȘ-las.
  2. Aumente 20% o nĂșmero de ligaçÔes realizadas por dia. O
    resultado irå compensar seu esforço.
  3. Participe de palestras, eventos e encontros de network. Os
    clientes em potencial estĂŁo lĂĄ.
  4. Marque um almoço, café-da-manhã ou coquetel com os
    prospects em potencial. A conversa fica mais leve e
    descontraĂ­da.
  5. Levante alguns sites de clientes em potencial e navegue
    buscando informaçÔes. Isso vai ajudar na hora da prospecção.
  6. Faça, semanalmente, uma lista de consumidores a serem
    prospectados. VocĂȘ vai começar seu dia de trabalho com foco e
    direcionamento.
  7. Busque uma lista de clientes inativos da empresa e
    acrescente-a em sua prospecção. VocĂȘ irĂĄ se surpreender com
    o resultado.

André Silva é consultor e diretor-comercial da AJS Consultoria, além de
ministrar cursos e palestras nas ĂĄreas de vendas, atendimento,
motivação, gestão de pessoas, entre outros. 
Visite o site: www.palestranteandresilva.com.br.

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2) Varejo ? TendĂȘncia mundial foca comportamento do cliente

Na 98ÂȘ Convenção da Federação Nacional de Varejo dos EUA (NRF),
considerado o maior evento de varejo do mundo, realizada em Nova
Iorque no perĂ­odo de 11 a 14 de janeiro de 2009, o tema principal
abordado foi a centralização das açÔes no cliente.

Hoje, as principais tendĂȘncias e oportunidades para as empresas
varejistas, em função do novo comportamento do consumidor, são:

  • Definição do pĂșblico-alvo ? Hoje, mais que nunca, o varejista
    precisa conhecer o perfil de seu cliente a fim de poder
    estabelecer estratégias específicas para sua conquista e
    retenção. Não é mais possível vender de tudo para todos.
  • Uso de multicanais ? A empresa, mesmo o pequeno varejista,
    precisa atuar em diversos canais para atender seu pĂșblico.
    Um site de vendas Ă© importante, pois o cliente visita o site,
    escolhe o produto e vai comprar na loja fĂ­sica.
  • Melhoria da gestĂŁo ? Em um momento de crise, fica mais
    evidente a necessidade de o lojista atuar na melhoria da gestĂŁo
    de sua companhia, o que significa aumentar ou, pelo menos,
    manter as vendas e reduzir os custos através da melhoria de
    seus processos.
  • Capacitação de pessoas ? É muito importante o treinamento de
    indivĂ­duos, principalmente no nĂ­vel gerencial, para que possam
    melhor conhecer os clientes da marca, atender suas
    necessidades e superar suas expectativas.

Juedir Teixeira Ă© administrador de empresas e especialista em
marketing.
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3) Atendimento ? 5 passos para um excelente serviço ao consumidor

NĂŁo encaminhe apenas sua equipe de atendimento para realizar
cursos de como atender clientes, mas também seus gerentes e
supervisores, pois aprenderĂŁo dicas valiosas, como:

  1. Contratar as pessoas certas.
  2. Trazer o mundo do cliente para o local de trabalho.
  3. Treinar e motivar o grupo para que forneça serviço
    extraordinĂĄrio.
  4. Recompensar a equipe por fornecer esse tipo de serviço.
  5. Criar uma cultura de entusiasmo por se importar com o cliente
    e fornecer valor.

Ian Brooks escreveu dez livros sobre gerenciamento de negĂłcios e
cuidados com o cliente. Palestrante muito requisitado e
internacionalmente reconhecido, Ian inspira mais de 180 grupos por
ano.

4) COMENTÁRIO DA SEMANA ? Fernanda Caroline

?HĂĄ mais de seis anos, a empresa onde trabalho Ă© assinante da
revista VendaMais. Desde que entrei, leio mensalmente as matérias
e também recebo as e-zines que fazem com que minha motivação
se renove a cada dia. VocĂȘs sĂŁo um grande exemplo de sucesso,
principalmente por nos mostrar que somos capazes de superar
nossas expectativas, além de nos motivar sempre!?

5) PARA TERMINAR: Arte das vendas ? Cesar RomĂŁo

?Vender é a arte de criar e transferir emoçÔes, sempre causando muita
satisfação em quem lhe confiou a possibilidade de prestar um serviço?

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Mande suas ideias por e-mail ou contribua com
sugestĂ”es, enviando sua mensagem para: [email protected]
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