Conheça a Tlantic, empresa que otimiza os processos operacionais para o varejo através da tecnologia

A Tlantic é uma multinacional especializada em desenvolver processos para melhorar a eficiência e produtividade operacional no varejo. Entre seus serviços, estão soluções para mobilidade na loja e sistema para gestão de colaboradores e controle de pontos de venda.

Dentre as soluções da Tlantic, está o Sales Assistant, ferramenta que auxilia no aprimoramento de vendedores e disponibiliza também aplicações de mobilidade que permitem levar o varejo até o cliente, onde quer que ele esteja.

Em janeiro deste ano, a Tlantic promoveu a 5ª edição do The Everywhere Store, encontro que aborda as tendências e inovações para o varejo. O encontro reforçou a importância da omnicanalidade e do relacionamento com o consumidor, e ressaltou a necessidade de valorização do fator humano no varejo. A Tlantic reforçou a crença de que o varejo puro, de loja física, não deixará de existir, mesmo com as transformações digitais na área.

Para entender as transformações do varejo e conhecer um pouco mais sobre como a Tlantic atua no mercado varejista, confira a seguir a entrevista com Marcelo Tupan, Chief Operating Officer (COO) da empresa.

O que vocês oferecem exatamente na Tlantic? Como o seu
serviço é diferente das outras empresas similares no mercado?

Fruto da nossa história e experiência focada em varejo, entregamos para este setor uma combinação de ferramentas, processos, metodologias e tecnologias que visam atingir a eficiência e produtividade operacional no varejo. Implementamos as nossas ferramentas para maximizar a transferência de conhecimento aos nossos clientes, garantindo a melhor usabilidade e o maior impacto nos processos de negócio. Somos uma empresa de transformação (digital) de processos de varejo. Nascemos de um varejista na Europa e temos total sensibilidade sobre o que significa a operação e o dia a dia da loja.

Na VendaMais somos 100% focados em vendas. Como os processos e tecnologias pensados por vocês para o ambiente de loja podem ajudar uma empresa a vender mais e melhor? Pode compartilhar com a gente alguns casos de sucesso da Tlantic?

Nosso foco é na otimização dos processos operacionais. Portanto, garantimos que nosso cliente começa a se preocupar com o cliente final já na eliminação de ineficiências operacionais: combatemos os desperdícios de tempo nas tarefas rotineiras. Otimizando essa parte da operação, os varejistas ficam com muito mais tempo disponível para acrescentar qualidade ao atendimento ao cliente e aos serviços que prestam. E isso, consequentemente, se reflete na satisfação do seu cliente. Nesta altura, o mercado não tem dúvida que o valor diferencial do varejista está no serviço ao seu cliente, e que essa é provavelmente uma das melhores formas de obter mais vendas.

Temos vários casos de sucesso, começando pelo varejista onde iniciamos nossa história, o Grupo Sonae, maior varejista Português, e onde uma das nossas ferramentas produz um benefício anual calculado em dezenas de milhões de reais. Um outro caso no Brasil, é na Drogaria Araujo, em que a colocação dos vendedores no momento no atendimento ao cliente produziu um incremento do valor do ticket médio. Todos estes dados foram medidos e nos foram reportados pelos próprios clientes, o que nos enche de orgulho.

Pode nos contar mais sobre o Sales Assistant? Como funciona e de que maneira ajuda o vendedor a
obter mais resultados?

O Assistente de vendas (Sales Assistant) visa em primeiro lugar equilibrar as forças entre o cliente e o vendedor. Em áreas como a eletrônica – e todas as outras com grandes volumes de informação sobre características técnicas dos produtos – o vendedor tem dificuldade em conhecer toda essa informação para todos os produtos. Já o cliente estudou tudo sobre uma pré-seleção que já realizou em casa, navegando nos meios digitais por si.

Além disso, o Sales Assistant permite acompanhar todo o processo desde a seleção até ao pagamento e agendamento da entrega no omnicanal, se for o caso. Uma ferramenta muito interessante para uma venda consultiva e assistida, que através da interface simples e navegação guiada, permite informar e acompanhar o cliente, suportando ações de venda cruzada (cross-selling) e aumento da venda (up-selling) durante o processo (novamente, serviço ao cliente + ferramentas para facilitar a venda).

Marcelo Tupan, COO na Tlantic (foto: divulgação)

Que tipo de empresa pode se beneficiar deste tipo de
solução?

Qualquer formato de loja de varejo, desde o alimentar à drogaria, passando por moda, desporto, eletrônica, etc. Neste momento temos clientes em todos esses setores, em geografias diferentes, com dimensões diferentes.

Da mesma forma, que tipo de situação a Tlantic NÃO se
propõe a resolver?

Dentro do nosso âmbito de atuação, temos e oferecemos uma resposta integrada e consistente nos processos de loja. As nossas soluções estão evoluindo constantemente e oferecendo mais funcionalidades em função das melhores práticas dos nossos clientes a nível mundial. Obviamente, temos flexibilidade para responder a situações específicas de um cliente, também.

Quais são os erros mais comuns que você vê as empresas
cometendo em relação à automatização e criação de processos para o varejo?

Tivemos já contato com diversos casos em que a adoção de tecnologia, não acompanhada de boas práticas de adoção e de gestão de processos, falhou os objetivos. E também casos de revisão de processos em que a falta de uma solução tecnológica de apoio, desde a monitorização de indicadores de forma automática, comprometeu os resultados. Por esta razão, entendemos que para cada caso, há uma combinação adequada destes dois tipos de instrumentos (tecnológicos e metodológicos) que faz toda a diferença na margem que os varejistas buscam para crescer e poder evoluir seus serviços pensando no cliente final.

Visto de outra
forma, um erro também é tentar
automatizar processos que não
são eficientes, o que
provoca a multiplicação do problema. A Tlantic responde, então, com as melhores
metodologias na implementação,
e as melhores práticas e
processos nas soluções. Por
isso afirmamos que somos um parceiro na transformação de processos e não (só) um fornecedor de tecnologia.

Dessa lista de erros, qual você considera o mais grave?
Por quê?

O erro com que nos deparamos mais frequentemente, ao longo da nossa experiência, é o varejista investir em ferramentas tecnológicas e não conseguir materializar os benefícios pela não adopção end-to-end, ou seja, colocar todos os processos em funcionamento com a adoção das tecnologias associadas. Na Tlantic contamos com uma equipe com experiência e metodologias capazes de implementar com sucesso essas soluções, de forma a que o varejista consiga extrair o máximo delas. Outra preocupação importante é não tentar replicar processos antigos, pois as ferramentas de mercado sempre trazem soluções já testadas e praticadas a nível internacional.

Imagine que uma empresa está preocupada em automatizar
processos ou dar vida a um novo software para ampliar a eficiência da equipe e
a rentabilidade. Por onde deve começar? De maneira sucinta e objetiva, quais as
principais recomendações?

Comece tendo claro os principais problemas que o seu negócio está sofrendo, ou seja, qual o seu ponto de dor. Nossas soluções já endereçam, já buscam as oportunidades de melhoria desse negócio de varejo e o nosso time está bem treinado para fazer a avaliação junto com nossos clientes e ajudar a determinar as prioridades. E as prioridades são sempre um mix entre as necessidades do negócio, mas também facilitar e apoiar a adoção das ferramentas pela equipe de loja.

Com tanta experiência na área, quais dicas ou informações
você vê sendo veiculadas na mídia sobre tecnologias para o varejo com as quais
claramente não concorda, que acha exageradas ou apenas modismos que passarão?

Na Tlantic somos
defensores do conceito The Everywhere
Store
, pois a loja é ainda o centro da troca de
experiências de varejista para cliente, de pessoa para pessoa. Quando vemos
gigantes mundiais como a Amazon investindo no conceito de loja física, aquilo
que vemos é a confirmação dessa ideia que temos bem
presente. A loja física não deixará de existir, como muito antes se falava. As
experiências em loja e a ligação com outros canais de venda é que estão
evoluindo.

Onde uma pessoa que quiser saber mais sobre a Tlantic pode
encontrar informações e tirar dúvidas?

Pode visitar o nosso website: www.tlantic.com/br. Ou então entrar em contato conosco diretamente pelo e-mail: communication@tlantic.com. Estamos também presentes em muitas feiras, convenções e encontros de varejistas, sempre disponíveis para falar sobre o nosso setor.

Algum último comentário que queira fazer para os leitores
da VendaMais?

Sim! A Tlantic tem uma equipe altamente conhecedora do setor do varejo. Como nascemos no meio do varejo, dentro de um varejista, somos também varejistas. Desenvolvemos soluções pensando no cliente final do varejista. Cuidamos dos clientes dos nossos clientes.

Para saber mais:

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/35518/
Email: communication@tlantic.com
Telefone: (11) 3571-4038

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