Quais as vantagens de um Software de CRM para pequenas e médias empresas?

Por Paulo Araújo

No artigo anterior, falamos sobre software CRM ideal e o que levar em conta na hora de contratar um software CRM (se você ainda não leu este artigo, clique aqui). Vamos então à próxima dúvida comum para quem está pensando em escolher um software CRM:

O que um Software de Vendas pode fazer por minha empresa?

Sinceramente, nada. Quem faz são as pessoas. A ferramenta de gestão comercial sozinha não opera milagres.

O que o software de controle de vendas possibilita é o acesso a indicadores de gestão que ajudam a melhorar os processos comerciais.

Com as informações em dia, o vendedor trabalha mais focado e ajusta a relação tempo versus esforço. Fica mais fácil descobrir a qual cliente dedicar mais energia e determinar seu potencial de compra. Além disso, o software CRM traz informações para dinamizar a atuação do vendedor, mas como toda plataforma, é necessário lançar as informações.

Com o decorrer do tempo, o uso dessa ferramenta passa a ser um hábito e as reuniões e decisões de vendas podem e devem ser pautadas pelos relatórios que o Programa de CRM fornece. Outro benefício é a redução dos custos operacionais da empresa e uma sensível melhora na comunicação entre os colaboradores.

Imagine só como seria verificar o histórico de atendimento rapidamente ao invés de ligar para o vendedor e perguntar como estão as coisas? Que sonho!

Quais as vantagens de um Software de CRM para pequenas e médias empresas?

Essa é minha especialidade!

O principal benefício de um Sistema de CRM para a pequena e média empresa é medir o desempenho da execução da estratégia.

Você já participou daquelas reuniões de vendas onde é preciso decidir e determinar várias coisas, não é mesmo? Depois de alguns dias, todos se reúnem novamente para avaliar resultados, mas não conseguem mensurar ou mostrar de uma forma consistente o que foi feito? Isso é mais comum do que imagina!

Quantas vezes na sua empresa já foi determinado: vamos prospectar mais?

As pessoas até na boa vontade fazem no Excel, usam uma agenda qualquer, mas follow up constante e acompanhamento com foco nos resultados é outra história…

O software de CRM ajuda a entender mais rápido as etapas do processo e os resultados obtidos, fornecendo relatórios satisfatórios em tempo real.

Tudo online!

Outra enorme vantagem que os Programas de CRM fornecem é que estão nas nuvens.

Sabe o que isso significa? Isso significa uma imensa redução no investimento, seja no valor mensal e no tempo de implantação.

Afinal, não se faz necessário instalar o sistema de vendas em cada computador, pois a informação está online, com acesso rápido e fácil. Praticamente não há investimentos com consultorias, treinamentos longos e tempo perdido em inúmeras reuniões entre os mais variados personagens da empresa.

Hoje em dia qualquer empresa consegue habilitar, configurar e fazer o treinamento com vídeos e tutoriais disponíveis. Como as ferramentas são muito intuitivas o seu uso acaba por ser muito fácil, basta vontade e disciplina para manter o processo.

Opção é o que não falta!

Mais uma vantagem é o leque de opções.

Existem diversos players no mercado, sejam startups ou empresas com nomes mais consagrados que procuram desenvolver programas específicos para a realidade do pequeno e médio empresário e sistemas mais leves e com menos funcionalidades, até mesmo para não confundir os usuários.

Por isso, o maior benefício de uma pequena ou média empresa pode encontrar é ter condições de ter à disposição um software de CRM compatível com a sua realidade e não ficar devendo em nada, ao menos no quesito CRM para uma grande empresa.

Existem Programas de CRM gratuitos para pequenas empresas?

Existir, até existe, mas são muito básicos.

Outros começam gratuitamente e, claro, para acessar mais funcionalidades é preciso fazer o pagamento de uma assinatura.

Eu sei que a questão do preço é importante, mas volto a destacar que vale a pena investir em algo que agregue valor ao seu negócio. Principalmente quando se trata em melhorar os resultados da sua equipe de vendas.

Já perdi as contas de quantas vezes presenciei o empresário dizer que não pode pagar por um sistema de Vendas, que acha caro, mas, veja a contradição, paga um valor mensal muito superior pelo carro importado dos sonhos.

Dica: crie e invista na empresa dos seus sonhos! Primeiro invista na empresa e quando sobrar, aí sim, compre carro, barco, seja qual for o seu desejo.

Priorizar seus investimentos é um passo crucial para o seu sucesso. Foque no que traz mais resultados e não no ego pessoal.

Leia no próximo artigo:

Paulo Araujo - CRM para vendasPaulo Araújo é fundador e diretor da Clientar CRM, palestrante e consultor de vendas.