Usando o Youtube para vender mais

Usando o Youtube para vender mais

Outro dia estava lendo uma matéria muito interessante sobre como usar vídeos no Youtube para vender mais.

Alguns números interessantes:

  • 48% das pessoas que assistem um vídeo de propaganda on-line depois visitam o site da empresa;
  • 11% compartilham o vídeo com amigos;
  • 22% fizeram uma compra.

(Fonte: Vision Critical)

Os melhores vídeos on-line são muitas vezes caseiros ou amadores. Você não precisa fazer uma superprodução para ser um sucesso on-line.

Se você quiser ver alguns exemplos de empresas que têm trabalhado de maneira criativa esse assunto, procure no Youtube por DC Shoes (geralmente são vídeos do dono da empresa andando num carro envenenado por algum lugar muito legal, como aeroportos abandonados, parques de diversão, o porto de San Francisco) ou Blendtec, onde o dono da empresa de liquidificadores gravava vídeos onde colocava iPods e bolinhas de gude nos seus aparelhos, mostrando como ‘batiam’ qualquer coisa.

Muitas vezes esses vídeos acabam tendo efeito viral, mas a verdade é que menos de 3% dos vídeos postados tem mais de 25.000 ‘views’. Mesmo assim, é um mercado que vale a pena ser trabalhado.

Você pode gravar testemunhais de clientes, maneiras interessantes de usar um produto/serviço, dicas de como fazer alguma coisa (a Black & Decker criou uma videoteca on-line que é quase uma universidade virtual sobre como fazer qualquer coisa com seus produtos).

Algumas empresas pedem aos seus clientes que criem os vídeos e depois premiam os melhores. Outras criam vídeos onde pedem que os clientes escolham o final. Outras ainda criam um primeiro comercial ‘piloto’ contando um caso e depois pedem que os clientes postem no Twitter ou no Facebook histórias parecidas que aconteceram. As melhores acabam transformadas em vídeo.

Enfim, as opções são inúmeras e vão muito além do simples comercial de 30 segundos adaptado da televisão. Mas uma coisa é certa: estudos feitos por especialistas como Michael Norton mostram que as pessoas se engajam mais quando sentem que influenciaram ou participaram diretamente da criação do material.

E você, o que tem feito (ou o que sua empresa tem feito) para vender mais utilizando vídeos no Youtube? Quais são os melhores comerciais que você já assistiu no Youtube?

Publique na nossa página e compartilhe!  www.facebook.com/raul.candeloro

Abraço e boas vendas,

Raúl Candeloro

Entrevista

“Empreendedores menos experientes geralmente “apaixonam-se” pela ideia de negócio, perdendo a clareza no momento de “ler” o plano de negócios e decidir-se por empreender ou não.”

Confira a entrevista com Adonai José Lacruz

Artigo da semana

Deixe as pessoas voarem!

Por Professor Paulo Sérgio Buhrer

Um dia desses estava contratando um Office-boy que trabalhava na empresa do seu irmão, mas seu sonho era investir na carreira para a qual estava se formando: contabilidade. 

Vi que o jovem tinha mesmo muito interesse, e estava disposto a começar na função de Office-boy, pois, como toda pessoa de sucesso, sabia que esse era o primeiro passo para dar certo na carreira que sonhava. 

A única questão chata é que ele trabalhava para seu irmão, e, estava com receio de deixar a empresa, caso o irmão se enfadasse com sua saída. 

Quando liguei para o irmão, ouvi algo fantástico:  Professor, faço muito gosto que você selecione meu maninho, ele é especial. É meu braço direito e esquerdo aqui na empresa, mas vejo o quanto ele ama contabilidade, por isso, tenho que o deixar voar. Com certeza vai aparecer alguém especial aqui para mim. 

Extraordinário. É exatamente isso que devemos permitir: que as pessoas voem. E se caírem? Caíram. Nada mais normal. Mas, se as segurarmos, seja por qual motivo for, um dia elas vão olhar para a nossa cara e dizer: você me impediu de bater asas e voar alto, e jogarão toda a frustração nas nossas costas. 

Isso vale para pais, irmãos, chefes, gerentes. 

Já deixei voar muita gente boa que trabalhou comigo, e não impeço nenhuma das pessoas que trabalham atualmente de voar. Se puderem voar ao meu lado, faço de tudo para tê-las junto e voando. Caso elas percebam que já não tem mais aquele tesão pelo trabalho comigo, permito que voem e torço para que construam seus ninhos cada vez mais alto. 

Vejo chefes cortando relações com ex-funcionários, pelo fato de terem saído da empresa, não por qualquer problema, mas sim, para se arriscarem, ousarem. Nada mais antiquado. Nenhum colaborador deve nada para empresa alguma, por mais que o ajudemos. É muito lindo agradecer pelo que um chefe, um gerente, um empresário fez por nós. Eu sou grato a muita gente, mas, isso não dá o direito de impedir nosso voo. Precisamos voar. 

Ajude as pessoas ao seu lado a voarem. Veja um pássaro na gaiola. O quanto ele é triste, e só canta porque é a única coisa que o faz se sentir livre, e não porque está alegre. Manter as pessoas ao nosso lado simplesmente porque fizemos algo por elas, algum dia, é a maior das prisões que podemos criar. É como o criador de pássaro que imagina que estes lhe devem algo porque os dá de comer e beber, por isso os mantêm presos. Se consentisse que voassem, eles encontrariam comida e bebida do jeito deles. 

Deixe seu colaborador voar, permita que seu filho voe, que vá quebrar a cara na profissão que escolheu e saia disso mais forte para se realizar pessoal e profissionalmente. É necessário. 

Permita que seu parceiro ou parceira se realize profissionalmente, mesmo que tenham que ficar longe por algum tempo, mas, onde cada torpedo de amor e cada reencontro os lembra do quanto são unidos. Se a relação está desgastada, seja pessoal ou profissional, não traia, não prenda… Soltem-se para cada um, do seu modo, voar e ser feliz. 

Se não podemos ou não queremos dar o que as pessoas querem, elas têm o direito de sair e desbravar o mundo para conquistar. 

Fique com Deus, abraço, sucesso e felicidades sempre…voando! 

Professor Paulo Sérgio Buhrer 
www.professorpaulosergio.com.br

Parabéns! Você conquistou a Cerfificação VendaMais

Agora o mercado vai ser dividido entre quem tem e quem não tem!
Confira o mais nova aprovada: 

Fabiana da Silva Rocha de Lima – 188

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Secretaria da Certificação em Vendas VendaMais
E-mail:
 secretaria@certificacaoemvendas.com.br

Opinião do leitor

Esta revista está me fazendo rever conceitos preestabelecidos! Obrigado!!
Marcio Silva (via Facebook)

Para pensar

A verdadeira motivação não é aquilo que te anima, mas aquilo que te transforma…
Bárbara Coré