Uma semana marcante

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Uma semana marcante

Olá.

Três dias de muita correria, várias lições e muitos debates. A quinta edição da ExpoVendaMais terminou deixando saudades. Em novo formato, o evento separou os cerca de 500 participantes de acordo com suas funções em mesas circulares. Assim, gestores, líderes, profissionais de vendas e a comunidade Small Giants puderam conhecer outros profissionais de cargos semelhantes em outras empresas e, dessa maneira, trocar informações e debater assuntos provocados pelos sete palestrantes.

Tudo começou com a palestra de George Vidor sobre o futuro da economia brasileira. E que futuro! Ele explicou que 2011 não será apenas um ano, e sim o início de uma fase de excelentes notícias para os empresários brasileiros que deve durar os próximos 20 anos.

E como se preparar para todo esse potencial? Seguindo os passos orientados no restante da programação! O primeiro dia contou ainda com a presença de Fábio Fiorini, que perguntou ao público quanto pagariam por um lindo brinco de brilhantes da famosa marca Tiffany e por um brinco à venda nos supermercados Walmart. Com esse exemplo, ele mostrou a diferença da marca na vida (e nas vendas) das empresas e sugeriu formas para sair do ambiente de hiperconcorrência.

Em seguida, foi a vez de Paul Spiegelman contar como é a vida na Beryl, empresa norte-americana de call center. Desmistificando a ideia de que call center é um lugar com alta rotatividade de pessoas, Paul mostrou como, ao lado de suas centenas de colaboradores, transformou a Beryl na segunda melhor empresa para se trabalhar da América.

E você, o que tem feito para tornar a sua empresa diferente e agradável para os seus clientes internos? Aliás, para aqueles chefes à moda antiga, que acham que esse tipo de ação traz prejuízos para a companhia, vale ressaltar os números da Beryl: ela atinge lucro de 21% ao ano, enquanto a concorrência atinge em média 5%.

A festa ficou completa com a surpresa que minha equipe e eu preparamos em parceira com a empresa Melhor da Vida. Uma experiência única, em que todos os participantes da ExpoVendaMais 2010 puderam aprender a tocar instrumentos e a sambar com uma verdadeira escola de samba – com direito a passistas, bateria, mestre-sala e porta-bandeiras! Imagine cerca de 500 empresários (incluindo eu) vivendo esse desafio nada convencional?

No segundo dia, foi a hora de colocar a mão na massa. Edison Talarico apresentou a ferramenta GeoSale, destinada a fazer cada participante analisar minuciosamente o que sua empresa está fazendo (ou deixando de fazer) para crescer e se preparar para o futuro, e ensinou a criar uma estratégia consistente e que traz resultados.

Depois, foi a vez de João Baptista Vilhena desmistificar algumas visões do que é ser líder e ressaltar os novos paradigmas da área de liderança em vendas. Para Vilhena, está faltando razão e emoção à maioria desses líderes, que estão agindo como se tivessem um “coração de ouro”, ou seja, duro e frio.

A discussão sobre vendas permaneceu no último dia, com Walter Longo apresentando a sua visão de futuro para a profissão. Comparando as empresas e os empresários a elefantes de circo, ele afirmou que muitos estão presos em uma forma de pensamento antiga e limitante. Para ele, o futuro será daqueles que conseguirem utilizar a tecnologia para realmente dialogar com seus clientes – e não impor propagandas e induzir vendas forçadas aos consumidores.

Para finalizar, nada mais adequado que uma chacoalhada para percebermos as várias oportunidades que deixamos para trás ao nos prendermos a atitudes acomodadas. Steven Dubner contou como é a vida na Associação Desportiva para Deficientes e provou que, independentemente de qualquer dificuldade da vida, é preciso acreditar, e não ficar reclamando dela e se fazendo de coitado. Problemas todo mundo tem, assim como oportunidades. A que você vai dar foco?

Além das palestras, fizemos rodadas de negócios em parceria com a Amcham e tornamos a feira ainda mais atrativa ao realizarmos mais uma edição do Experience, momento para fazer negócios, conhecer pessoas e, por que não, concorrer a prêmios?

Foi um evento muito marcante para mim e que consolidou uma nova forma de fazer a ExpoVendaMais. A riqueza dos debates e as várias ideias que tive ao conversar com centenas de participantes mostraram que estamos no caminho certo.

No mais, só tenho a agradecer a todos que participaram desse evento. Caso você não tenha conseguido vir este ano à ExpoVendaMais ou queira rever um pouco do que vivemos nesses três dias, acesse o site: www.expovendamais.com.br e confira a cobertura feita em tempo real das palestras e dos debates realizados.

Um abraço e boa$ venda$, nos vemos em 2011!

Raúl Candeloro
 

Site VendaMais https://vendamais.com.br
Twitter Raúl Candeloro http://twitter.com/raulcandeloro
DICA DO CONSULTOR DA SEMANA

Quais competências um gestor comercial precisa ter?

Por J. B. Vilhena

Competências gerais:

  • Capacidade de comunicação É preciso tomar cuidado para não confundi-la com falar muito. A comunicação eficaz pressupõe capacidade para ouvir, destreza para convencer e humildade para calar.
  • Habilidade de coordenação Significa ser capaz de juntar peças aparentemente distintas, fazendo com que cada parte funcione em sintonia com o todo. Do que adianta vender muito se não temos produtos para entregar? A capacidade de coordenar os esforços da sua área com outras distingue o gestor comercial do simples gerente de vendas.
  • Liderança Um líder deve buscar o aporte de especialistas para obter conhecimentos da área e ser uma pessoa capaz de mobilizar pessoas na busca por resultados.

Competências específicas da função:

  • Capacidade de pensar, planejar e administrar recursos estrategicamente.
  • Capacidade de escolher a melhor estrutura da força de vendas.
  • Competência para recrutar, selecionar, treinar e remunerar a equipe de vendas.
  • Capacidade de avaliar pessoas, processos e estrutura.

Veja que as duas listas acima contemplam competências bastante distintas daquelas que poderiam ser atribuídas aos grandes vendedores.

J. B. Vilhena é professor, colunista da VendaMais e presidente e consultor sênior do Instituto MVC.
Visite o site: www.institutomvc.com.br
E-mail: [email protected]

Esse texto foi extraído da Comunidade ExpoVendaMais. Lá, estão publicados alguns conteúdos para fomentar discussões entre os participantes desse evento. Se você participou da ExpoVendaMais 2010, acesse o site: www.expovendamais.com.br e confira esse artigo na íntegra, além do material extra de liderança focada em resultados.

OPINIÃO DO LEITOR

“Gostaria, nesta oportunidade, de parabenizar a equipe da VendaMais pelo brilhante trabalho desenvolvido. Os textos e as dicas que vocês nos proporcionam são excelentes ferramentas de trabalho para o nosso dia a dia. Obrigado por permitir que façamos parte dessa conquista!”
José Pereira Rodrigues – Gerente administrativo

PARA PENSAR

“Profissionais bem-sucedidos são aqueles que conseguem alinhar suas atividades com o futuro da empresa”
Cynthia Shapiro

Mande suas ideias por e-mail ou contribua com sugestões, enviando sua mensagem para: [email protected]

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