Transformando R$ 1 em R$ 2

curso de vendasOutro dia, estávamos desenvolvendo um jogo de empreendedorismo para crianças, quando uma delas começou a apresentar uma característica interessante.

O jogo era simples: a criança comprava uma semente de milho por $1, plantava na sua “fazendinha” e depois colhia e vendia o milho por $2. Só isso. O jogo é bem mais avançado, mas como estávamos testando um conceito, focamos só numa das etapas.

Então testamos só esta parte: compra uma semente por $1, planta e vende por $2.

A fazenda tinha quatro espaços para plantio e o correto seria as crianças todas aproveitarem todos os espaços, já que a cada $1 investido sempre voltavam $2.

Se a criança plantasse duas sementes, ganhava $4, se plantasse três, ganhava $6, se plantasse quatro, ganhava $8.

Então seria lógico que todo mundo plantasse os quatro espaços, certo?

Mas não era isso que acontecia. Das cinco crianças, apenas uma plantava tudo. Três delas plantavam dois ou três espaços. E uma delas plantava apenas um espaço. Às vezes, nem plantava.

Quando parei o jogo para pedir que todos explicassem a sua estratégia, a criança que não plantou nada calmamente explicou que não queria diminuir o dinheiro que tinha, então preferia não gastar o $1 na semente.

Na visão dela, quando ela tinha $20 e comprava uma semente, ficava com $ 19. Ou seja, seu dinheiro diminuía.

Mesmo quando explicamos que ela ganhava $ 2 para cada semente comprada, mesmo com as outras crianças plantando e recebendo mais, mesmo com todos contando seu dinheiro e ela vendo que estava ficando para trás… continuou com sua “estratégia” de subutilizar as oportunidades.

No fundo, achava que estava fazendo uma boa troca, quando claramente não era.

Vejo o mesmo sendo feito todos os dias em relação a muitas coisas na vida. Especificamente, me incomodo muito quando vejo pessoas dizendo que cursos e livros são “caros”.

Caro, para mim, é algo que não dá resultado. Se dá resultado, é um investimento.

Por exemplo, em 2010 eu fiz um curso online que custou US$ 3.000. Era um grande investimento e pensei várias vezes se fazia ou não fazia. Fiz.

Dois anos depois, com o que aprendi nesse curso, lancei um novo produto na Quantum que faturou até hoje mais de R$ 2 milhões.

Foi um custo ou um investimento? Superinvestimento!

Quando nossos alunos do GEC dão seus depoimentos na conclusão do curso, temos pessoas claramente contando como reformularam completamente suas equipes de vendas, como melhoraram seus resultados, como a equipe melhorou seu trabalho, como alinharam o planejamento, a comunicação, as prioridades, as ações e os relatórios de vendas.

São elementos fundamentais para qualquer gestor de equipes comerciais. E a grande verdade é que 99% dos gestores comerciais nunca teve treinamento ou formação específica para ser gestor ou gestora.

É tudo feito com muita garra, com muita energia, mas de maneira ineficiente.

Melhor de tudo: conhecimento você leva para o RESTO DA SUA VIDA.

Só para dar um exemplo do retorno sobre investimento: num dos módulos do GEC (o de Lucratividade), os alunos precisam criar uma campanha para aumentar a lucratividade das suas empresas naquele mês.

Seguindo minhas instruções, esses alunos (que são todos líderes comerciais) organizam as campanhas e me reportam os resultados financeiros (eles precisam fazer isso para receber o certificado de conclusão desse módulo).

O que acontece: TODOS eles pagam 10X o valor do investimento no GEC só nesse módulo.

Dez vezes.

Só nesse módulo. (Ainda tem mais nove!)

Na semana passada, recebi vários e-mails de pessoas me dizendo: “Raul, adorei o curso, adoro seu trabalho, mas R$ 500 é muito!!!”.

Caro é o que não dá resultado. Se tem retorno financeiro, então é um INVESTIMENTO.

Se você é líder de uma equipe comercial, não seja como a criança que estava tão focada no que ia pagar/comprar que perdeu todas as oportunidades e o jogo por não entender o que tinha para GANHAR.

Inscrições para o GEC encerram esta semana, a turma começa no dia 01/02 e depois que começam a turma fecha e não entra mais ninguém.

Tem dúvidas? Veja os testemunhais: www.institutovendamais.com.br/#!gec—testemunhais/cyxm

Informações sobre a metodologia e os temas abordados você encontra aqui: www.institutovendamais.com.br/#!gec—metodologia/cpv1

Reforçando: não seja como a criança que estava tão focada no que ia pagar/comprar que perdeu todas as oportunidades e o jogo por não entender o que tinha para GANHAR.

  • Mais vendas.
  • Menos estresse.
  • Clientes satisfeitos.
  • Excelente imagem profissional.
  • Menor turnover.
  • Diminuição dos descontos oferecidos aos clientes.
  • Reuniões mais produtivas.
  • Mensuração correta do desempenho dos vendedores.
  • Criação de treinamentos que geram resultados.

Abraço e boas vendas,

Raul Candeloro