Supertimes: uniĆ£o de bots e vendedores aumenta produtividade em PMEs

Supertimes: como a uniĆ£o entre bots e vendedores pode aumentar a produtividade de PMEs

A robotizaĆ§Ć£o veio para substituir pessoas? Esse pensamento Ć© contestado pela BotCity, startup focada na automaĆ§Ć£o de processos atravĆ©s de aplicaƧƵes de RPA (Robotic Process Automation). Para os fundadores da BotCity, o objetivo dos robĆ“s Ć© tornar empresas mais integradas e produtivas. E, assim, liberar o time de vendas para tarefas mais estratĆ©gicas, decisivas e voltadas para a gestĆ£o de impactos e para o crescimento da empresa.Ā 

De acordo com Lorhan Caproni, CEO da BotCity, o uso de bots nĆ£o estĆ” ligado Ć  substituiĆ§Ć£o de pessoas: ā€œO que ocorre com frequĆŖncia, em companhias de todos os tamanhos, Ć© que grande parte da equipe contratada passa um tempo importante executando tarefas repetitivas e de baixo valor agregado. Com isso, as empresas desperdiƧam talentos e arcam com altos custos alocando esforƧo humano para trabalhos meramente operacionaisā€, afirma.

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Por isso, ele defende o que chama de supertimes: a uniĆ£o de bots e pessoas. A BotCity jĆ” atendeu empresas onde foi possĆ­vel diminuir atĆ© 142 horas por mĆŖs no tempo de operaƧƵes repetitivas. Criada em 2018, a startup atua para automatizar processos em empresas, especialmente PMEs, por meio de bots inteligentes. Aplicando RPA (Robotic Process Automation) para vĆ”rias Ć”reas de negĆ³cios, a BorCity tem como objetivo apresentar soluƧƵes no modelo de ā€œBot as a Serviceā€.

Para entender como a automaĆ§Ć£o proposta pela startup contribui para a produtividade e para a especializaĆ§Ć£o do time de vendas, conversamos com Lorhan Caproni a seguir.

O que vocĆŖs oferecem exatamente na BotCity? Como o seu serviƧo Ć© diferente das outras empresas similares no mercado?

Na BotCity nĆ³s desenvolvemos robĆ“s inteligentes de automaĆ§Ć£o de processos. Basicamente, nossos robĆ“s conseguem ler a tela e usar mouse e teclado como humanos, tornando possĆ­vel automatizar qualquer processo repetitivo, independente do sistema, plataforma ou planilha que os robĆ“s necessitem operar. O uso de robĆ“s torna a empresa mais integrada, eficiente, e proporciona uma melhor experiĆŖncia ao cliente.

Na VendaMais somos 100% focados em vendas. Como a BotCity auxilia no que vocĆŖs chamam de supertimes, ou seja, a uniĆ£o de bots e vendedores para melhorar a performance e as vendas? Pode compartilhar com a gente alguns casos de sucesso?

supertimes ceo da botcity
Lorhan Caproni, CEO da BotCity

Gostamos muito desse conceito, porque derruba a questĆ£o de robĆ“s substituindo pessoas. NĆ£o temos nenhum cliente que demitiu pessoas por conta da implantaĆ§Ć£o de nossos robĆ“s. Conversando com nossos clientes, notamos que uma parte considerĆ”vel do time de vendas Ć© dedicado para a emissĆ£o de pedidos, cadastramento de propostas e produtos. Alguns clientes chegaram a relatar atĆ© 50% do tempo do time focado apenas nessa etapa ā€œdocumentalā€, ao invĆ©s de focar em entender necessidades, prospectar e aprofundar relacionamento.Ā Em nosso blog, temos um trecho de conversa com um cliente sobre isso.

Dentre os diversos casos, os principais envolvem centralizaĆ§Ć£o de informaƧƵes quando a empresa possui muitas filiais ou franquias. NĆ³s padronizamos o envio de informaĆ§Ć£o de forma que os robĆ“s possam partir dos pedidos enviados e cuidar de toda a inserĆ§Ć£o no sistema, acelerando a devolutiva da matriz sobre pedidos e prazos. TambĆ©m temos casos aqui de clientes com vendas para grandes empresas que utilizam nossos robĆ“s para automatizar o cadastramento de pedidos diretamente na plataforma de compras de seus clientes.

Que tipo de empresa pode se beneficiar deste tipo de serviƧo?

Nosso propĆ³sito em criar a BotCity continua sendo de levar alta tecnologia para PMEs em um modelo acessĆ­vel. Empresas que querem ganhar eficiĆŖncia, que necessitam integrar sistemas e planilhas que nĆ£o se conversam, eliminar erros, mitigar riscos e acelerar seus processos podem se beneficiar muito do uso dos robĆ“s.

Da mesma forma, que tipo de situaĆ§Ć£o a BotCity NƃO se propƵe a resolver?

Apesar do Bot no nome, nĆ£o produzimos chatbots (robĆ“s de atendimento). TambĆ©m nĆ£o Ć© possĆ­vel resolvermos processos interpretativos, ou seja, que nĆ£o possuem regras claras que possam ser ensinadas ao robĆ“. O robĆ“ tem capacidade de assimilar e trabalhar com um grande volume de regras, desde que elas nĆ£o tenham margem interpretativa, o que dependeria de um humano.

Quais sĆ£o os erros mais comuns que vocĆŖ vĆŖ as empresas cometendo em relaĆ§Ć£o ao uso de robĆ“s e de automaĆ§Ć£o?

Os principais erros que encontramos sĆ£o:

  • Achar que o usuĆ”rio final (por exemplo, alguĆ©m da Ć”rea de vendas) deve produzir um robĆ“. Isso pode gerar um alto risco.
  • Tentar automatizar um processo em 100%. Todo processo possui exceƧƵes e temos que derrubar o mito da automaĆ§Ć£o 100%.
  • NĆ£o padronizar um processo antes da automaĆ§Ć£o.

Dessa lista de erros, qual vocĆŖ considera o mais grave? Por quĆŖ?

O mais grave hoje Ć© quando encontramos clientes que imaginam que um usuĆ”rio final pode usar uma plataforma e construir seu prĆ³prio robĆ“. Mesmo com as plataformas intuitivas que existem hoje, a automaĆ§Ć£o de processos nĆ£o se baseia somente em configurar um ā€œclique aquiā€ e outro ali. Exigem programaĆ§Ć£o, regras, arquitetura de soluĆ§Ć£o. Felizmente as empresas estĆ£o entendendo que o desenvolvimento de robĆ“s Ć© algo sĆ©rio e que precisa de parceiros especializados para isso.

Quais as principais objeƧƵes que vocĆŖs enfrentam dos decisores nas empresas para a inclusĆ£o desta tecnologia? Como vocĆŖs respondem a este receio manifestado por estes potenciais clientes?

A primeira Ć© achar que os robĆ“s vĆ£o substituir as pessoas e, nesse caso, levamos todos os nossos casos para mostrar como os robĆ“s funcionam na prĆ”tica. Rapidamente as pessoas percebem que o robĆ“ nĆ£o vai substituĆ­-las, mas trabalhar para elas.

A segunda Ć© se temos acesso aos dados da empresa. A nossa implantaĆ§Ć£o do robĆ“ Ć© em uma mĆ”quina interna da empresa, em que os dados rodam na prĆ³pria rede do cliente e a Ćŗnica comunicaĆ§Ć£o com nosso servidor Ć© sobre a ordem para o robĆ“, e se a ordem foi concluĆ­da, portanto nĆ£o temos acesso aos dados.

Imagine que uma empresa estĆ” preocupada em fazer uma transformaĆ§Ć£o digital. Por onde deve comeƧar? De maneira sucinta e objetiva, quais as principais recomendaƧƵes?

Pessoas e cultura. A chave da transformaĆ§Ć£o digital estĆ” em abrir os horizontes e mudar a forma de enxergar a empresa. Entender a tecnologia como ferramenta e nĆ£o como soluĆ§Ć£o final. Colocar o cliente no centro da equaĆ§Ć£o e entender as suas necessidades. E educaĆ§Ć£o, educaĆ§Ć£o, educaĆ§Ć£o. Quanto mais conteĆŗdo de fora a empresa trouxer para dentro, mais fĆ”cil serĆ” esse processo. Estamos seguindo nesse caminho educacional, lanƧando oĀ primeiro curso gratuitoĀ sobre automaĆ§Ć£o de processos.

Com tanta experiĆŖncia na Ć”rea, quais dicas ou informaƧƵes vocĆŖ vĆŖ divulgadas pela mĆ­dia sobre automaĆ§Ć£o com as quais nĆ£o concorda, acha exageradas ou apenas modismos?

O grande exagero da mĆ­dia Ć© colocar as mĆ”quinas como pensantes. Ɖ isso que mexe com a nossa imaginaĆ§Ć£o e jĆ” associamos robĆ“s e inteligĆŖncia artificial com cenĆ”rios apocalĆ­pticos de Hollywood. Muitas empresas estĆ£o adotando ā€œInteligĆŖncias Artificiaisā€ que sĆ£o, na verdade, grupos de pessoas trabalhando dia e noite com dados para melhorar a qualidade de informaĆ§Ć£o. Existe muita ā€œespumaā€ nesse mercado e muita gente querendo anunciar InteligĆŖncia Artificial apenas para mostrar a empresa como inovadora. JĆ” vimos esse movimento em diversas viradas de tecnologia e nĆ£o serĆ” diferente dessa vez.

Quem quer inovar de verdade acaba ignorando o sensacionalismo e focando em seus clientes e processos. E, aĆ­ sim, entende a tecnologia como ferramenta que pode ajudar a levar a empresa para outro patamar.

Algum Ćŗltimo comentĆ”rio que queira fazer para os leitores da VendaMais?

AgradeƧo o convite da VendaMais e meu Ćŗltimo recado Ć© que robĆ“s sĆ£o mais acessĆ­veis do que vocĆŖ imagina. NĆ£o se deixe levar pelo sensacionalismo. Se vocĆŖ tem demandas de integrar os sistemas da sua empresa e processos com alto volume, vale a pena analisar e ter robĆ“s na sua operaĆ§Ć£o.

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