Spa das Sobrancelhas: uma lição de persistência que levou casal de empreendedores ao sucesso

Para o empreendedor, master coaching e palestrante, Marko Porto, de 49 anos, a ousadia faz parte das pessoas vencedoras. Depois de duas tentativas frustradas de ter um novo negócio, em 2007, ao lado da mulher Jane Muniz, o empresário seguiu com persistência e abriu a maior rede de franquias de embelezamento do olhar do Brasil, o Spa das Sobrancelhas. Hoje, Porto é o presidente e sócio-fundador do Grupo Beauty, holding que controla as marcas Instituto Muniz Porto (Centro de Formação em Beleza), Epilare Spa, Célula Franchising, Smalt Club, Sacra Logístca e, claro, o Spa das Sobrancelhas, que conta com mais de 400 franquias já abertas por todo o país, e com faturamento em 2016 de R$ 93 milhões.

A história de Marko e de Jane no mundo dos negócios começou quando os dois abriram juntos o primeiro salão no Méier, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O estabelecimento acabou por fechar as portas. Ao invés de desanimar, o casal soube identificar e aproveitar as oportunidades. Jane reabriu e recomeçou aos poucos. Foi nessa época que Porto, também cabeleireiro e maquiador, juntamente com a mulher, criou o conceito de embelezamento do olhar. Hoje, a rede atende mais de 200 mil clientes por mês. No início, eram 200 mensais. Nascido no Rio de Janeiro, Porto mora atualmente em Vassouras, no interior do estado.

“Não desistir é o segredo, mas também é misturado com muito trabalho e muito suor. O importante também é você ser apaixonado pelo que faz”, revela Marko Porto. Conheça um pouco mais dessa história nesta entrevista com o empresário.

Como e quando surgiu o Spa das Sobrancelhas?

O Spa das Sobrancelhas surgiu em 2007, após duas tentativas frustradas de abrir um negócio próprio. Minha amada esposa e sócia, Jane Muniz, deu a sugestão: “vamos abrir um salão de beleza”. Entramos no mundo dos negócios quando resolvemos abrir nosso primeiro salão no Méier, zona norte do Rio de Janeiro. Tentávamos sempre identificar e aproveitar as oportunidades, assim percebemos que o design de sobrancelhas era uma expertise nossa e que, ao mesmo tempo, era um serviço de rápido atendimento e pouca especialização no mercado brasileiro. Nos dedicamos a aprender tudo sobre as mais modernas técnicas de visagismo facial e dermopigmentação, fizemos cursos e viajamos buscando referências e entendendo mais a fundo este mercado.

Nessa época, criamos o conceito de embelezamento do olhar, surgindo assim, o Spa das Sobrancelhas. Hoje, a rede atende mais de 200 mil clientes por mês e já vendemos mais de 400 franquias por todo o Brasil.

Marko Porto: fundador do Spa das Sobrancelhas

Quem é seu público-alvo e como vocês se diferenciam de outras empresas da área?

Como nossa Missão diz: “sentir a essência, valorizar o olhar e ressaltar a beleza de cada um”. Poderíamos dizer que todos os apaixonados por beleza são nossos clientes. Na segmentação de nosso público-alvo, temos mulheres entre 24 a 60 anos, geralmente nas classes B e C.

O nosso principal diferencial é nosso pioneirismo. O Spa das Sobrancelhas foi a primeira empresa exclusiva em design de sobrancelhas no Brasil. Criamos técnicas de visagismo facial exclusivas desenvolvidas pela Jane Muniz, sócia-fundadora do Spa e hoje diretora técnica da rede. Em nossas lojas oferecemos avaliação completa da face da cliente, indicando o melhor design de sobrancelha para cada formato de rosto e para a melhor harmonia da face.

Outro de nossos diferenciais é o Instituto Muniz Porto, polo de formação e centro técnico de desenvolvimento e treinamento de profissionais do Spa das Sobrancelhas. O IMP é responsável pela qualificação e padronização de nossa rede, garantindo o melhor do atendimento de cada consultora.

Além disso, temos mais de 20 produtos específicos e exclusivos para o embelezamento do olhar. Esses produtos garantem que nossas clientes tenham acesso aos melhores ativos de cuidado das sobrancelhas.

Também oferecemos às nossas clientes cabines exclusivas para atendimento, proporcionando uma experiência única em nossas lojas, com atendimento personalizado e de forma exclusiva. Assim, procedimentos mais longos são realizados em macas, proporcionando às clientes mais conforto.

Vocês tem Missão, Visão, Valores bem definidos? Se sim, quais são?

Missão: Sentir a essência, valorizar o olhar e ressaltar a beleza de cada um.

Visão: Ser referência global no mercado de beleza, se tornando reconhecida pela excelência em atendimento, serviços, produtos e relacionamento com clientes, franqueados e colaboradores nos próximos cinco anos.

Valores (dividimos em 5 pilares):

BELEZA: somos apaixonados por beleza. Percebemos e valorizamos a perfeição em todos os detalhes e pessoas. Queremos valorizar o encanto do mundo, começando por você.

ESSÊNCIA: sentimos e acreditamos na valorização da sua essência e plenitude da alma, transmitida através do olhar.

SENSIBILIDADE: reconhecemos os diferentes olhares e levamos em conta a particularidade de cada brasileiro.

BEM ESTAR: apreciamos o bem estar a todo momento, pois acreditamos no seu poder de transformação ao estimular atitudes positivas.

EXCELÊNCIA: buscamos a excelência em atendimento, serviços e produtos, satisfazendo os desejos de cada mulher ao aliar saúde e beleza em uma só empresa.

Quais foram as maiores dificuldades nestes últimos dois anos, com a economia em recessão?

Somos uma empresa muito jovem, com 10 anos de existência e 5 anos de franchising, assim como o mercado que criamos de design de sobrancelhas no Brasil. De acordo com uma reportagem que participamos da Globo News, ainda temos no mínimo mais 2 anos de ascensão no mercado brasileiro. Dessa forma, ainda temos muito o que aprender, plantar e colher, principalmente.

Nesses dois últimos anos, apesar da forte retração da economia, colhemos bons resultados, pois nos anos anteriores tivemos grandes investimentos e esforços para a expansão da rede. Em 2015 faturamos R$ 82 milhões. E em 2016, R$ 93 milhões, atendendo mais 200 mil clientes por mês. Esse é o reflexo de um mercado que ainda tem muito a expandir e de um trabalho feito com muita atenção e cuidado com nossos clientes.

Quais foram os principais sinais de sucesso que começaram a aparecer, mostrando o acerto da estratégia e modelo de negócio do Spa das Sobrancelhas nestes últimos meses?

Os principais sinais começaram a aparecer a partir de 2011, quando saltamos de 11 franquias vendidas para 160 no final de 2012 e chegando a 249 no final de 2013. Hoje, já vendemos mais de 400 franquias em todo o Brasil, fazendo em 2016 com nossos dois modelos de negócio – Unidade e Quiosque – aproximadamente 2 milhões de procedimentos.

O que vocês fazem que é totalmente diferente da maior parte dos concorrentes?

No Spa das Sobrancelhas não só oferecemos serviços estéticos para os olhos e sobrancelhas. Trazemos para nossos clientes muito mais que isso, trabalhamos o embelezamento do olhar completo e a harmonia da face. Nossos profissionais analisam todos os aspectos necessários para criar o design perfeito para o rosto de cada cliente. As sobrancelhas precisam conversar com a essência e personalidade. Por isso, buscamos sempre realçar a beleza de cada uma de nossas clientes.

Não fazemos apenas designs de sobrancelha, nós oferecemos o embelezamento do olhar.

Especificamente em relação a Vendas (que é nosso foco na VendaMais), como vocês treinam a equipe comercial para reforçar seus diferenciais e não cair na guerra de preços?

No Spa das Sobrancelhas trabalhamos de maneira muito forte o treinamento da rede. Temos diversos treinamentos para toda nossa equipe, seja de franqueados, comercial, consultoras, recepcionistas ou gerentes. O Instituto Muniz Porto capacita a rede em relação aos nossos produtos e serviços, ensinando nossa técnica exclusiva e mostrando os benefícios e principais diferenciais.

Oferecemos para a rede nossa Universidade Corporativa, onde estão disponibilizados cursos online para auxiliar no treinamento de todos nossos franqueados e suas equipes comerciais. Além disso, realizamos treinamentos regionais. Vou pessoalmente às capitais junto com minha equipe de gerência comercial e de produtos. Nesses treinamentos estudamos as necessidades de cada estado brasileiro, acompanhando de perto cada unidade nossa, levando as estratégias e treinando as equipes.

Mensalmente temos o PCG (Programa de Capacitação de Gestão) que visa apresentar, ensinar e sanar dúvidas de cada gestor a respeito de todas as áreas da empresa. Além de oferecer um treinamento completo de gestão comercial. O PCG dura 5 dias e capacita o franqueado para uma gestão eficiente de seu negócio.

Para incentivar, estimular e engajar nossas consultoras, fazemos campanhas de incentivo mensal. Assim, conseguimos alinhar o PDV às estratégias da empresa.

O que vocês têm feito de especial para atrair novos clientes e que tem funcionado bem?

Em julho de 2017, lançamos a nova linha de maquiagem SDS, com novos produtos, entre eles o Color Browfix, produto exclusivo no mercado. Além disso, lançamos o aplicativo “Fidelidade Spa”, um cartão fidelidade digital. Somos a primeira empresa desse mercado a oferecer aos clientes um app exclusivo para fidelização de nossos clientes. Esses dois lançamentos vem apresentando bons resultados e mostrando ótima aceitação pelos nossos clientes.

E em termos de fidelização de clientes, algo em especial que façam para que os clientes continuem comprando ou fazendo negócios com vocês?

Como falei anteriormente, lançamos o aplicativo “Fidelidade Spa”. Por meio desse app nossos clientes fiéis ganham benefícios exclusivos. A cliente que fizer uma compra acima de R$ 50 e responder uma simples pesquisa de satisfação, ganha um selo. Ao juntar 6 selos, nossas clientes ganham um bônus de R$ 30 para utilizarem na próxima compra da rede. O aplicativo tem sido um sucesso total na rede!

Existe algo que era feito antes e que vocês PARARAM de fazer, por mais dura que fosse a decisão, para atualizarem seu modelo de negócios?

Posso listar inúmeras mudanças. Mas, a principal, seria a reviravolta que dei em minha vida, quando abri mão do meu salão de cabeleireiro para lançar com a Jane nossa primeira unidade Spa das Sobrancelhas, que está presente em todo território nacional.

Em quais áreas da empresa foram feitos os principais investimentos nesse processo de crescimento do Spa das Sobrancelhas? Não só em termos de dinheiro/investimentos, mas revisão de processos, aumento de eficiência, etc. Ou seja, onde foi colocado mais foco e energia?

Nossa energia nos últimos meses está dedicada ao desenvolvimento de pessoas. Principalmente dos nossos franqueados. Queremos trazer o franqueado para mais perto da franqueadora. Temos como objetivo ajudar não só profissionalmente, como pessoalmente. Eu sou palestrante, formado pela SBCoaching como Business Coach e isso me ajuda no desenvolvimento de técnicas para fazer com que eles entendam a importância de ter equilíbrio no que eu entendo como os pilares da vida (corpo e mente, relacionamento, profissional, financeiro e controle emocional). Cada detalhe da sua vida, influencia os resultados. Não somos uma franqueadora que espera e cobra pelo faturamento das lojas.

Prezamos o bem estar do nosso franqueado para que ele encare a franquia como projeto de vida, realização do sonho de empreender.

O que estão planejando para o futuro? Qual o próximo grande objetivo?

Desenvolvemos um novo projeto de loja específico para cidades pequenas. Já implementamos as primeiras unidades e os resultados tem sido impressionantes. Cidades pequenas recebem muito bem marcas que primam pela qualidade do serviço ou produto, então fomos surpreendidos positivamente com a aceitação do nosso novo modelo de negócios.

Que conselho daria para um empreendedor pensando em iniciar um projeto pessoal, mas ainda relutando se começa (arrisca…) ou não?

Saia da sua zona de conforto. Isso é para a pessoa que quer empreender e para qualquer pessoa que queria alcançar outro nível. Tenha coragem de seguir o que o seu coração deseja e sua intuição diz. Eles sabem o que realmente é melhor para você. Todo o resto é secundário. Equilibrar os 5 pilares da vida  que são: corpo e mente, relacionamento (você é o resultado das 5 pessoas que mais convivem com você), profissional, financeiro e  controle emocional. É primordial para você atingir o seu estado de flow e a sua alta performance. Entenda: cada detalhe da sua vida influência os seus resultados.

Existe algum livro, vídeo, filme, pessoa que mais influenciou sua trajetória pessoal/profissional e que você recomendaria para pessoas que querem resultados melhores?

Existe uma frase que me impactou de uma maneira singular: “O sucesso substitui todos argumentos”. Além disso, recomendo o maior vendedor do mundo, Napoleon Hill, Tony Robbins e o filme “Fome de poder”.

Algum comentário final que gostaria de fazer para nossos assinantes e leitores da VendaMais?

O seu sucesso está fora da sua zona conforto.

Para saber mais:

  • SPA das Sobrancelhas

Site: www.spadassobrancelhas.com.br

Instagram: @spadassobrancelhasoficial

Facebook:/spadassobrancelhasoficial

  • Marko Porto

Site: https://www.markoporto.com/

E-mail: contato@markoporto.com

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