Gofind: solução cruza dados de marketing, vendas e logística para otimizar lançamento de produtos

Comprar online tornou-se um hábito para milhões de brasileiros. Mas entre o despertar da atenção do consumidor e o derradeiro clique para compra há um caminho variável, e que muitas vezes envolve mais de um canal de atendimento. Há consumidores que consultam muitos sites, mas optam por realizar a compra direto na loja física. Há quem conheça o produto na loja física, espere dias, e depois conclua o pagamento de forma online. As possibilidades são várias e as marcas devem estar atentas para criar uma experiência de compra mais simples e intuitiva possível – independente do canal selecionado pelo cliente.

Felipe Samy, COO da Gofind

Ao planejar o lançamento de um produto, muitas marcas priorizam tornar a novidade conhecida pela maior parte de pessoas possível, sem um estudo inicial da disponibilidade do produto em cada região. O resultado é a criação de demanda em consumidores que podem acabar se frustrando ao não encontrar o produto – e até mesmo resultar na compra de produto similar no concorrente.

Para reduzir o impacto da perda de vendas por falta de produtos para as empresas e melhorar a experiência do cliente online-to-offiline, a startup catarinense Gofind desenvolveu um localizador de produtos que vai além de simplesmente listar os pontos de venda nas proximidades. A plataforma oferece uma solução que utiliza algoritmos de inteligência artificial para auxiliar empresas no lançamento de produtos, engajamento com consumidores, prospecção e análise de mercado, além de direcionar o investimento em campanhas de forma mais assertiva.

Com 600 empresas no portfólio com e mais de 120 mil produtos cadastrados, a Gofind possibilita mensurar se uma campanha realmente impactou o consumidor, a ponto de levá-lo a adquirir determinado produto. A ferramenta também auxilia na criação de estratégia para atingir um determinado público/praça específica, alinhando marketing, comercial e logística. Para isso, o localizador integra informações sobre indústrias, distribuidores e lojas físicas em seu portal com mapas atualizados em tempo real, com dados do estoque e a disponibilidade dos produtos em cada PDV. Frooty Açaí, Unilever e as bebidas Nestlé Nesfit estão entre os usuários da plataforma.

Para entender como a plataforma auxilia as marcas a melhorar a jornada do consumidor, confira a seguir a entrevista com o co-fundador e diretor de operações (COO) da Gofind, Felipe Samy.

O que vocês oferecem exatamente na Gofind? Como o seu serviço é diferente de outros aplicativos no mercado?

A Gofind nasceu para resolver uma dor comum das empresas, mapear em quais lojas seus produtos estão disponíveis. Aplicando tecnologia de Machine Learning nos padrões de ressuprimento, identificamos quais são as lojas nas proximidades com maior chance de encontrar determinado produto, sem a necessidade de integrarmos tecnicamente com a loja.

Na VendaMais somos 100% focados em vendas. Como a Gofind pode ajudar uma empresa a reduzir seus custos de vendas, melhorar seu faturamento ou melhorar o atendimento a clientes? Pode compartilhar com a gente alguns casos de sucesso?

Quando uma empresa lança um novo produto no mercado, é comum as campanhas de marketing ativarem consumidores em regiões que o produto ainda nem chegou. Desta forma, há desperdício das verbas de marketing, frustração do consumidor e geração de rupturas. Passado algumas semanas, quando o produto for positivado na praça, o marketing já está sem verba para estimular demanda e o time comercial fica sem apoio da comunicação, resultando em um produto com baixo giro de gôndola.

A Gofind oferece um conjunto de mapas que ajudam as empresas no planejamento de mídia e direcionamento do consumidor para loja certa, que tem o produto desejado em estoque, melhorando o ROI das campanhas e experiência do shopper.

Um case de sucesso são os lançamentos recentes do Ninho Hora da Escola e Hora de Dormir que podem ser encontrados pelo localizador https://ninho.pertinhodemim.com.

Que tipo de empresa pode se beneficiar deste tipo de solução?

Empresas de bens de consumo de diversos segmentos são as mais interessadas no Localizador Gofind, como alimentos, bebidas, saúde, beleza, construção, moda e farma. Usualmente os clientes da Gofind tem um departamento de Vendas e Marketing independentes, ou contam com o apoio de alguma agência de marketing para suas campanhas.

Da mesma forma, que tipo de situação a Gofind não se propõe a resolver?

A Gofind é uma solução de tecnologia que faz parte da transformação digital das empresas. Nós não somos uma agência de marketing que desenha a estratégia de branding ou comunicação. Geramos insights sobre distribuição e demanda para que os times de Marketing e Vendas otimizem cada vez mais suas campanhas e vendam mais, sempre orientados a dados.

Quais são os 3 erros mais comuns que você vê as empresas cometendo em relação às suas campanhas de lançamento?

Muitos produtos promissores apresentam uma baixa performance nas vendas. Alguns erros comuns das empresas são: falta de alinhamento das ações entre marketing, trade e vendas; tratar um novo produto como lançamento apenas nos 6 primeiros meses, enquanto o recomendado são 24 meses; realizar campanhas de massa para produtos de nicho.

Dessa lista de erros, qual você considera o mais grave? Por quê?

A falta de sincronia entre os times gera uma onda de consequências negativas. Quando um produto é positivado em uma praça e os consumidores são ativados em outra, por exemplo, é um problema. Atualmente as ações de lançamento precisam considerar a jornada do consumidor moderno, que muitas vezes começa no mundo online e finaliza no offline. Definir o melhor plano de comunicação, alinhado com a positivação no melhor canal para categoria e com um respaldo de execução em loja quando o shopper está no estabelecimento, são algumas questões que certamente melhoram a performance de giro para um produto lançamento.

Onde uma pessoa que quiser saber mais sobre a Gofind pode encontrar informações e tirar dúvidas?

Em nosso site www.gofind.online ou mesmo agendando uma demonstração detalhada da plataforma e suas aplicações práticas, sem compromisso, com nossos especialistas pelo e-mail contato@gofind.online ou telefone (47) 3461-3134.

Algum último comentário que queira fazer para os leitores da VendaMais?

A transformação digital é um processo que iniciou há muitas décadas com a aplicação dos sistemas computacionais em nossas vidas. Nos últimos anos, este processo ganhou ainda mais notoriedade pela democratização e acesso de novas tecnologias pelas empresas. Muitas empresas fundadas antes da era da internet vão passar por desafios culturais para adaptar seus processos para este novo momento. O importante é manter a curva de aprendizado ascendente e constante, testando novos modelos de negócios e com aceitação relativa para erros.

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