Tudo muda rápido demais? Adote a sinergia do gênio e ganhe mais vendas

Por Henrique V. Mäder e Andréia Leonor, autores do e-book “Tudo muda rápido demais? Adote a sinergia do gênio e ganhe mais vendas”*

O propósito deste artigo é oferecer uma breve reflexão bem como sugestões de ações para lidar com as fortes oscilações emocionais no sistema de vendas.

Para melhor aproveitamento desse conteúdo, sugerimos que deixe ao seu lado caneta e papel para anotações. Com essa simples ação, perceberá o ganho ao término da sua leitura.

Vamos em frente!

Entre tantos desafios enfrentados pelos profissionais de vendas, principalmente nos dias de hoje devido a tantas incertezas econômicas, o maior está em manter-se motivado, independente do que possa acontecer, diariamente, em seus relacionamentos ao longo de sua jornada.

Apesar de tantos compromissos a realizar e da necessidade de atingir suas metas, bem como passar pela pressão em se concretizar fechamentos positivos, acabamos por atropelar os efeitos absorvidos. E queiramos ou não, apesar de aparentemente ignorados, todos permanecem presentes, tanto aqueles que lhe trouxeram positividade quanto os negativos.

Com o passar dos dias, semanas e meses, reações diversas podem surgir, que variam de reflexos mentais, corporais, incluindo os espirituais…

Como seres humanos, trazemos uma ilimitada capacidade de aprendizado e sinergia, tanto com o ambiente quanto com o momento e, principalmente, com as pessoas.

O ponto delicado nessa jornada acontece quando em determinado ambiente (por exemplo, seu local de trabalho ou na casa do cliente) surge um momento de conflito ou um jogo de poder. As centelhas e faíscas surgem tanto de maneira deliberada (racionais) quanto espontâneas (emocionais).

Como conseguir manter-se em equilíbrio? Como absorver as pressões sem ser derrotado emocionalmente? Como reagir de maneira saudável e respeitosa?

Isso se amplifica sejamos vendedores, atendentes ou gestores. Passamos o tempo todo vendendo algo, incluindo a nós mesmos!

Quer ver um simples exemplo? Quando você se candidata a uma vaga e se prepara para sua entrevista. Faz sentido para você?

É nesse turbilhão que, se não nos cuidarmos, muito provavelmente caminharemos para extremos que podem ser o descaso total ou o oposto, que pode nos levar para um centro cirúrgico em caráter de emergência.

Nas vendas, conhecer e aplicar o Senso Sistêmico em sinergia com o Coaching é uma alternativa sadia, resiliente e fluída em desenvolvermos formas para melhor prosseguirmos nos mais variados momentos, sem perder as estribeiras e evitarmos atingir picos ou vales, altos ou baixos, e não mais conseguir voltar para a normalidade.

Aprender a lidar com seus medos, angústias e euforias desmedidas, bem como aplicar dicas práticas que contribuirão para potencializar seus melhores recursos e desenvolver os pontos necessários de seus comportamentos que, por ventura, possam ser como crenças limitantes e que impedem de realizar seus resultados esperados, é uma maneira inteligente de acrescentar valor no autoconhecimento.

Vamos então imaginar e associar o seguinte cenário…

Considere que qualquer sistema é composto de três momentos: Entradas, Processos e Saídas.

Comece pensando em você. Feche seus olhos e tome consciência de sua respiração. Inspire, segure por três segundos… expire. Repita por mais cinco vezes.

Agora é a vez de sentir seu corpo físico. Comece pelos dedos dos pés. Tome consciência de cada dedo de cada um dos seus pés, da planta dos pés, das canelas, batatas da perna, joelhos, coxas, quadril, espinha, pulmões, ombros, pescoço, braços, mãos, dedos das mãos, cabeça.

Sinta seus sentidos presentes: audição, olfato, visão, paladar e tato.

Como você se sente ao praticar este breve exercício? O que percebeu? Teve algum rápido aprendizado?

Coloque suas impressões pessoais no papel. Sempre que sentir necessidade, pratique novamente em qualquer ambiente ou momento que estiver.

Continuemos nossa jornada…

Você já assistiu o desenho de Pink & Cérebro?

Trata-se de um desenho de muito sucesso na década de noventa, famoso por apresentar de maneira divertida dois perfis: o Imbecil e o Gênio. Eles possuem um objetivo, uma meta pela qual farão, cada um à sua maneira, o melhor que podem para atingi-la: “conquistar o mundo”. Você pode imaginar o que acontece, certamente.

Pois então… somos exatamente assim: Pink & Cérebro… ou seja Imbecil e Gênio. Adicione a isso duas pitadas que a neurociência descobriu e confirmou algo extraordinário sobre nós, Seres Humanos:

50% de nossa energia está disponível no cérebro. (1)
– Estudos indicam que o fluir da troca de energia entre seu coração e seu cérebro acontece de maneira mais dinâmica do primeiro para o segundo, ou seja, ocorrem mais conexões e sinergia do seu coração para seu cérebro do que vice-versa. (2)

Conclusões imediatas:

– Possuímos enorme quantidade de energia no cérebro.

– As emoções tendem a ser mais fortes, ou predominantes nas tomadas de decisões.

Somos seres sistêmicos. Todas as nossas atividades fluem através de nós percorrendo e reagindo em cada momento, nas entradas, durante o processo e nas saídas, sejam alimentos, sensações ou informações. Além disso, existem subsistemas dentro de nosso sistema, tais como sistema digestivo, respiratório, muscular e por aí vai.

Você e mais sete bilhões de habitantes desse planeta são assim. Isso inclui seus leads, suspects, prospects e clientes. Precisamos nos conscientizar dessas verdades apresentadas.

A sinergia dos seres sistêmicos

Experimente AGORA estalar os dedos e piscar os olhos continuamente, por 30 segundos. Percebeu algo? Anote no mesmo papel.

O próximo Ser Sistêmico é seu departamento de vendas. Ele possui Entradas, Processos e Saídas. Coisas fluem através desse sistema, tais como Pedidos de Vendas, entre outros.

E sinta isso…. nesse sistema estão você – Ser Sistêmico Pink & Cérebro – e demais pessoas… o que significa um potencial de conflitos presente.

Partimos então para outro Ser Sistêmico, que é a empresa aonde você trabalha. Nesse instante, com certeza, já pensou e concluiu que está envolvido com muitos Seres Sistêmicos e diversos Pinks & Cérebros.

Acrescente mais um Ser Sistêmico: o Ser Ambiente. Ele é composto de milhões de Pinks & Cérebros, Sistemas diversos tais como Clima, Geografia, Mercados e Governos entre outros.

Finalmente, todos esses sistemas estão dentro de um sistema maior que os contêm. É onde as coisas fluem. É algo gigantesco e que vibra, provocando Ações e Reações.

Para permanecermos motivados, confiantes e buscar superar estas variações é importante perceber que todo este sistema está interligado.

Lembre-se de que você não tem o controle e nem o poder de querer mudar os outros. Dentre todos os sistemas, o único que pode ser mais flexível de controle é o de você mesmo. Possivelmente, agora, sua reflexão e sensibilidade estejam mais apuradas. Quer saber como?

Dentro de sua percepção da leitura e das anotações que fez, que nota você se avalia de zero a dez? Esse valor que encontrou, vamos chamar de índice Motivacional.

Com este intuito é que o Senso Sistêmico e o Coaching se unem para promover alta performance nos seus resultados e mantê-los nos desafios do processo diário nas vendas.

Henrique V. Mäder, Engenheiro de Produção, Analista e Auditor de Sistemas, Empreteco e Sócio Diretor da Synerhgon Gestão e Desenvolvimento

  • rico@synerhgon.com.br
  • http://www.synerhgon.com.br/
  • https://www.linkedin.com/in/ricomader facebook.com/ricomader

Andréia Leonor, Psicóloga e Coach de Carreira para Gerentes, da área comercial e vendas.

  • andreia@vocenalideranca.com.br
  • www.vocenalideranca.com.br
  • https://br.linkedin.com/in/andreialeonor0310
  • facebook.com/andreialeonor0310/

(1) Livro O Cérebro Quântico – As novas descobertas da neurociência e a nova geração de seres humanos de Jeffrey Satinover, editora Aleph).
(2) Artigo publicado em http://www.epochtimes.com.br/estrutura-coracao-similar- cerebro/#.VmGlMdKrR0t )

–> Baixe o e-book “Tudo muda rápido demais Adote a sinergia do gênio e ganhe mais vendas” clicando aqui.

–> Entrevista VendaMais: Andréia Leonor e Henrique Mäder & A sinergia do gênio

Aprofunde-se no tema deste artigo e do e-book assistindo à entrevista que os autores concederam a Raul Candeloro em mais um episódio da série Entrevista VendaMais. Para isso, basta dar o play: