Sidia: conheça o centro de desenvolvimento de alta tecnologia do País

A região do Amazonas possui uma população de 4 milhões de pessoas e conta com quatro universidades principais que, juntas, entregam mais de 300 novos graduados por ano na área de tecnologia. Uma dessas instituições, a UFAM (Universidade Federal do Amazonas) conta com a maior graduação em Informática do Brasil, de acordo com o MEC (Ministério da Cultura e Educação). O preparo acadêmico se une às iniciativas públicas e privadas para fomento de alta tecnologia do país, tornando a região um dos polos digitais do Brasil.

O Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia é um dos centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação localizado na capital do Amazonas. Ele é responsável por implementar soluções digitais inovadoras para o mercado local e global. Fundado em 2004, atua no desenvolvimento de software embarcado para celulares, tablets, novas tecnologias vestíveis (wearables), smart TVs, plataforma e aplicação para óculos de realidade virtual, realidade aumentada, inteligência artificial e criação de games de classe mundial.

Atualmente, o instituto conta com um time formado por mais de 850 profissionais das mais variadas formações intelectuais, culturais e engajados em inovação. Eles são treinados e capacitados nas atividades de desenvolvimento de projetos tecnológicos, seguindo padrões internacionais de qualidade. Dessa forma, é possível manter o desenvolvimento tecnológico atual e suportar a evolução do celular e das soluções tecnológicas mais avançadas, como inteligência artificial e internet das coisas.

Para contar um pouco mais sobre o trabalho realizado no Instituto e as possibilidades de desenvolvimento tecnológico realizadas na região, conversamos com Vania Thaumaturgo Capela, diretora administrativa do Sidia. Confira:

Como e quando surgiu o Sidia?

Fundado em 2004, o SIDIA (Instituto de Desenvolvimento para a Informática da Amazônia) é um centro de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) sediado em Manaus, Amazonas. Responsável por desenvolver aplicações e software embarcado para celulares, tablets, óculos de realidade virtual, realidade aumentada e smart TV, inteligência artificial e criação de games de classe mundial para o mercado local e global. O Instituto conta com um time de profissionais formado por pessoas das mais variadas formações intelectuais, culturais e engajadas em inovação.

Quem é seu público-alvo e como vocês se diferenciam de outras empresas da área?

Nosso público-alvo são empresas de tecnologia, startups e órgãos públicos. Na América Latina, o Sidia é referência no desenvolvimento de software embarcado para smartphones, tablets, óculos de realidade virtual e aumentada.

Vocês têm Missão, Visão, Valores bem definidos? Se sim, quais são?

Vania Thaumaturgo Capela - diretora administrativa do Sidia

Vania Thaumaturgo Capela – diretora administrativa do Sidia

Nossa missão é conduzir pesquisa e desenvolvimento tecnológicos com parceiros industriais, governamentais e acadêmicos fomentando inovações tecnológicas. Contribuindo assim para o desenvolvimento tecnológico da indústria nacional como instituto de serviços de alta tecnologia, promovendo eventos, cursos e seminários tecnológicos.

Nossa visão é ser reconhecido nacionalmente como o instituto líder em inovação tecnológica; pelos nossos profissionais como o melhor lugar no Brasil para desenvolverem seus talentos; e pelas empresas e instituições com quem interagimos como o melhor parceiro na área de pesquisa e desenvolvimento tecnológicos.

Nossos valores são comunicação, honestidade, abnegação, paixão e ação.

Quais foram as maiores dificuldades nestes últimos dois anos, com a economia em recessão?

O Sidia andou nos últimos 2 anos na contramão da recessão econômica brasileira, visto que tem evoluído em competência tecnológica. Por conta disso, recebeu novos projetos mais complexos do cliente Samsung nas áreas de software embarcado para smartphones, tablets e realidade virtual e aumentada. O objetivo é atender, além do mercado latino-americano, alguns segmentos do mercado global.

Quais foram os principais sinais de sucesso que começaram a aparecer, mostrando o acerto da estratégia e modelo de negócio do Sidia nestes últimos meses?

Como dito acima, na América Latina, o Sidia se tornou referência no desenvolvimento de software embarcado para smartphones, tablets, óculos de realidade virtual e aumentada. Por meio de uma busca de desenvolvimento de competência tecnológica possível somente por parcerias com grandes centros de desenvolvimento de software no mundo. O Sidia também faz grandes investimentos no treinamento e desenvolvimento de seus profissionais, responsáveis por diversas patentes e publicações científicas no mundo.

Entre seus objetivos, o Sidia pretende conduzir pesquisa e desenvolvimento tecnológicos com parceiros industriais, governamentais e acadêmicos, fomentando inovações tecnológicas no país. O Instituto também visa ampliar os conhecimentos e aplicações de avanços tecnológicos, pela efetiva colaboração com entidades de ensino e de pesquisa em projetos. Alinhado a isso, tem sido um grande apoiador no estabelecimento do Polo Digital de Manaus.

O que vocês fazem que é totalmente diferente da maior parte dos concorrentes?

O Sidia é pioneiro no país no desenvolvimento de software embarcados para smartphones, tablets, óculos de realidade virtual e aumentada graças à parceria estratégica com a Samsung, que apostou na própria competência para contribuir com a pesquisa e desenvolvimento do software de produtos de mais avança da tecnologia.

Especificamente em relação a Vendas (que é nosso foco na VendaMais), como vocês treinam a equipe comercial para reforçar seus diferenciais e não cair na guerra de preços?

O Sidia é credenciado pelo MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e pela Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) para desenvolver e gerir projetos e recursos no âmbito da Lei de Informática e outras leis de incentivo. Neste sentido, o Sidia busca ter um grande diferencial no mercado, aliado ao desenvolvimento de competências tecnológicas únicas.

O que vocês têm feito de especial para atrair novos clientes e que tem funcionado bem?

O Sidia possui atualmente uma única mantenedora, que é a Samsung, mas tem buscado novos parceiros para desenvolver produtos e serviços de alta tecnologia. Esta iniciativa foi estabelecida neste segundo semestre de 2018 e, portanto, em breve deveremos contar com novos parceiros estratégicos.

E em termos de fidelização de clientes, algo em especial que façam para que os clientes continuem comprando ou fazendo negócios com vocês?

Nós produzimos as principais tecnologias presentes em smartphones, Smart TVs, óculos de realidade virtual e games. Boa parte dos produtos que, hoje, estão sendo utilizados pelos brasileiros, contam com uma solução desenvolvida por nós. Cremos que nosso cliente, Samsung, continua confiando na parceria estratégica com o Sidia em virtude da alta qualidade dos softwares desenvolvidos.

Existe algo que era feito antes e que vocês PARARAM de fazer, por mais dura que fosse a decisão, para atualizarem seu modelo de negócios?

Trabalhávamos exclusivamente com a Samsung e atualmente estamos expandindo nossas soluções para outras empresas, e assim aumentar a nossa área de atuação.

Em quais áreas da empresa foram feitos os principais investimentos nesse processo de crescimento do Sidia? Não só em termos de dinheiro/investimentos, mas revisão de processos, aumento de eficiência, etc. Ou seja, onde foi colocado mais foco e energia?

Investimos constantemente na capacitação dos profissionais de diferentes áreas, valorizando os estudantes da região, mas também captando talentos de diferentes regiões do Brasil. Dessa forma, a região é beneficiada com a geração de novos empregos diretos e indiretos e com capacitação da mão de obra local.

Quais os próximos passos? Qual o próximo grande objetivo?

Planejamos estabelecer novas parcerias tecnológicas e assim expandir nossos negócios.

Que conselhos daria para um empreendedor pensando em iniciar um projeto pessoal, mas ainda relutando se começa (arrisca…) ou não?

Faça um bom planejamento. Conheça seu mercado, avalie os riscos e contramedidas e invista em conhecimento.

Existe algum livro, vídeo, filme, pessoa que mais influenciou sua trajetória pessoal/profissional e que você recomendaria para pessoas que querem resultados melhores?

Posso citar o livro Inteligência Emocional, de Daniel Goleman, por considerar que o autoconhecimento e relacionamento interpessoal são dois grandes diferenciais na vida de qualquer profissional que deseja construir o sucesso. Também indico o filme Walt Disney antes do Mickey, pois demostra como a persistência para lutar por seus sonhos pode vencer grandes barreiras, mas que a capacidade de conhecer suas limitações são muito importantes. No caso Walt Disney tinha grande talento para desenho, criação e inovação, mas não era um grande administrador financeiro e confiou essa tarefa a seu irmão Roy Disney, que juntos construíram um império.

Algum comentário final que gostaria de fazer para nossos assinantes e leitores da VendaMais?

Nunca pare de estudar, de investir em conhecimento e em autoconhecimento para que possa construir seus caminhos com sabedoria e sem medos. O sucesso não é somente alcançar o topo, pois o topo pode ser instável. Trata-se também de como ser fortalecido pelos fracassos, pelas pequenas vitórias e pelo aprendizado ao longo do caminho, a fim de deixar um legado duradouro neste mundo.

Para saber mais:

Leia também: