SetaDigital cria sapataria inteligente para demonstrar tecnologia ao mercado calçadista

Qual a melhor forma para vender tecnologia? Para a SetaDigital, a simplicidade e a necessidade de humanizar a tecnologia foram colocadas como prioridade. Para isso, a empresa deu vida a uma sapataria inteligente, uma loja laboratório, com o objetivo de demonstrar o avanço no uso de tecnologias em toda a cadeia de valor do setor calçadista. Da indústria ao consumidor final.

Com 12 anos de mercado, a SetaDigital atende mais de 1.500 lojas em todo o Brasil, formando uma grande comunidade de conhecimento. O negócio da empresa é desenvolver e fornecer softwares e serviços para o varejo calçadista, contribuindo para o sucesso de seus clientes. A empresa também utiliza dados para acompanhar os próprios resultados. Um exemplo disso é que mensura o próprio índice de satisfação, atualmente em 95% nas pesquisas de qualidade de atendimento, e 99% na retenção dos clientes.

Localizada em Cascavel (PR), a loja laboratório já tem 2 anos de atuação. Conheça neste vídeo institucional da Sapati, como funciona a loja laboratório desenvolvida para demonstrar as soluções disponíveis ao mercado calçadista:

Para falar mais sobre o varejo calçadista e as ferramentas criadas para melhorar o entendimento das necessidades de cada consumidor e, por consequência, realizar uma melhor venda, conversamos com Vanderlei Kichel, CEO da SetaDigital e idealizador da Sapati.

O que vocês oferecem exatamente na SetaDigital? Como a sua solução é diferente das outras empresas similares no mercado?

Somos especialistas em soluções para o varejo calçadista, e isso é um grande diferencial, pois endentemos a fundo as dores do setor. Os sistemas são simples de usar, são confiáveis e trabalhamos incansavelmente para ajudar nossos clientes a melhorarem a operação das lojas e também a gestão. Investimos constantemente em inovação e temos uma equipe engajada, que procura sempre entregar a solução com um sorriso na voz, ou seja, humanizando a tecnologia.

Na VendaMais somos 100% focados em vendas. Como as soluções da SetaDigital podem ajudar uma empresa a vender mais e melhor? Pode compartilhar com a gente alguns casos de sucesso?

  • O segredo para aumentar as vendas no varejo está na compra, comprando certo fica mais fácil vender. E para comprar certo, é preciso ferramentas e indicadores que possam nortear as decisões. Principalmente para saber quem são os clientes do nosso cliente, do que gostam, estilos e quanto estão dispostos a pagar pelos produtos. Essas informações os lojistas conseguem visualizar facilmente com as soluções que ofertamos ao mercado.
  • Além disso, é preciso proporcionar uma boa experiência de compra ao consumidor. Fatores como a qualidade no atendimento, eliminar filas e disponibilizar recursos tecnológicos, como por exemplo o checkout móvel, onde o cliente é atendido e já faz o pagamento direto ao vendedor, podem fazer toda diferença na hora do consumidor decidir se vai ou não voltar a loja.
  • Há 2 anos construímos a Sapati Sapataria Inteligente. Trata-se de uma loja laboratório, onde testamos nossas soluções antes de lançá-las no mercado. É uma forma de sentirmos na pele exatamente o que o nosso cliente sente e ajudá-los ainda mais a vender mais e melhor. Temos compartilhado experiências e auxiliado no desenvolvimento do varejo calçadista por meio das experiências que temos na Sapati.
  • Conheça neste vídeo alguns cases de sucesso:

Que tipo de empresa pode se beneficiar das soluções da SetaDigital?

Atendemos lojas de calçados, redes de lojas e franquias em todo o Brasil. E devido a muitos dos nossos clientes venderem também confecções, as soluções também são aderentes a esse perfil de loja.

Da mesma forma, que tipo de situação a SetaDigital NÃO se propõe a resolver?

Quando se almeja ser realmente bom em uma coisa, é preciso escolher um caminho. Por isso, não atendemos outros segmentos que não sejam calçados ou confecção.

Quais são os erros mais comuns que você vê as empresas cometendo em relação à gestão para lojas?

A maioria dos lojistas é bastante envolvida no operacional da loja e geralmente faz isso muito bem. Mas quando o assunto é planejamento e tomada de decisões estratégicas, a coisa complica. Aí, questões importantes como posicionamento de mercado, definição do público alvo, metas de compras e vendas, controle do nível de estoque e gestão dos resultados acabam ficando em segundo plano.

Dessa lista de erros, qual você considera o mais grave? Por quê?

  • Na intenção de atender o maior número possível de clientes, percebemos que muitos lojistas não têm claro a definição do seu público-alvo.
  • Não tendo claro o público alvo ou abrindo muito o leque de consumidores, fica impossível acertar na compra, no marketing, no atendimento, etc. As consequências disso são estoques inchados, liquidações que detonam o markup, fluxo de caixa comprometido e muitos consumidores frustrados.

Imagine que uma empresa está preocupada em implantar um sistema de gestão para o varejo. Por onde ela deve começar? De maneira sucinta e objetiva, quais as principais recomendações?

  1. Encontrar um fornecedor que entenda do seu negócio, ou seja, especialista.
  2. Avaliar as tecnologias utilizadas, principalmente o banco de dados, pois é o coração do sistema. Ele precisa ser seguro, rápido e robusto para atender as demandas atuais e futuras.
  3. Analisar a reputação do fornecedor quanto ao atendimento de suporte, pois essa é uma das questões que as lojas que nos procuram mais reclamam.
  4. E, finalmente, perguntar quais são os projetos de inovação que estão sendo desenvolvidos, pois assim o lojista identifica se o parceiro vai acompanhar a evolução do mercado e dos consumidores, que estão cada vez mais exigentes.

Vanderlei Kichel, CEO da SetaDigital, empresa criadora da sapataria inteligente Sapati

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