Qual é o segredo da liderança de sucesso?

Por Jeffrey Gitomer

Recebo muitas consultas sobre quais devem ser as características de um verdadeiro líder. Com objetividade, aqui vão algumas delas:

Respeito

Se não há respeito pelo líder, seu poder de influência e sua autoridade para conduzir a equipe ou qualquer tipo de tarefa serão fracos, se não nulos. Muitos líderes cometem o erro de achar que a liderança é imposta, quando, na verdade, é conquistada.

Comunicação

Se o objetivo é ser seguido, isso começa pela transparência na forma como o líder se comunica. É através do exemplo e de uma atitude positiva que os líderes desenvolvem um caminho para serem bem-sucedidos em suas funções.

Motivação

Líderes devem ter a habilidade de motivar sua equipe a performar sempre em um nível máximo. Líderes verdadeiros primeiro motivam o indivíduo, depois a equipe e, por fim, a si mesmos.

Inspiração

A diferença entre motivação e inspiração está no fato de que a primeira necessita ser “abastecida” constantemente enquanto que a segunda dura uma vida. Grandes líderes trabalham as duas coisas ao mesmo tempo.

Estratégia

Habilidade para criar e desenvolver estratégias bem fundamentadas são qualidades admiradas por qualquer equipe.

Planejamento

Após a definição da estratégia, saber planejar o “como implantá-la” é muito importante. Bons líderes não apenas definem um caminho (como), mas também alternativas para o caso de emergências (plano B, C etc.).

Reputação

Apenas ser um cara legal ou que dá conta do recado não é o suficiente. Tem que ser reconhecido como alguém que conquistou o respeito de todos por seus atos em prol da empresa e também da comunidade.

Qual é o segredo da liderança de sucesso?

Resiliência

Talvez a qualidade menos compreendida em um líder de respeito. Talvez, também, a mais importante das qualidades necessárias à função. Não ter a capacidade de ser resiliente e de promover esse aspecto em equipe denota alguém que não permanecerá nesse posto por muito tempo.

Experiência

Um currículo marcado por diversas ações bem-sucedidas (e também algumas malsucedidas) oferecem a essa pessoa a sabedoria que vem com a experiência.

Caráter

Adquirido pela consistência com que a pessoa decide pelo que é certo, e não conveniente. Tem muito a ver com ética, ou seja, os fins não justificam os meios.

Imagem

Ações, resultados obtidos e reputação quando combinados, formam a imagem do líder.

Não fala, faz.

“Não me diga o que fazer, mostre-se”. Grandes homens de negócios e empreendedores sempre lideraram por mostrar que também fazem, mais do que por orientar ou ordenar.

Saber correr riscos

Grandes líderes correm riscos, mas riscos calculados.

Tudo o que foi descrito acima contribuiu para a formação de um líder de respeito. Pessoas com elevada reputação em sua empresa ou comunidade desenvolvem a habilidade de fazer com que os demais queiram seguir suas ideias, suas propostas. E, interessante, a reputação de um líder está sempre presente mesmo onde ele não se encontra.

como ser um líder melhorJeffrey Gitomer

Autor best-seller de livros como “A Bíblia de Vendas” e “O livro vermelho de vendas” e uma das maiores autoridades na área comercial nos EUA.