Reputação online utilizando técnicas de SEO é a aposta da YBUS

Atualmente, tudo que acontece de notório está no Google e demais mecanismos de busca. E, muitas vezes, as más notícias são as primeiras a serem divulgadas, seja de sua empresa ou de sua vida pessoal. Notícias que atrapalham o conteúdo relevante que você está produzindo com a sua empresa, ainda que tais fatos possam ter acontecido há bastante tempo.

A Ybus é uma empresa de reputação online americana, fundada em 2014 por brasileiros, com sede em Miami e no Vale do Silício. Ela trabalha com técnicas de SEO para que cada vez mais marcas e pessoas conquistem uma presença positiva na internet. Seja por meio de e-commerce, SEO, apps, etc. O objetivo da empresa é manter uma reputação online positiva, de maneira constante.

Quer mais dicas sobre como manter a boa reputação de sua empresa em destaque no Google? Então confira a seguir a entrevista com o CEO da Ybus, Fernando Azevedo.

O que vocês oferecem exatamente na Ybus? Como funciona?

A Ybus desenvolveu ferramentas próprias de SEO e conta com mais de 35 servidores com milhares de proxies, contas de email, blogs e de redes sociais. Com isto, a Ybus usa técnicas de SEO, para melhorar a imagem da empresa online. Seja no quesito avaliações dos clientes como maior visibilidade nos mecanismos de busca e redes sociais.

Como a Ybus pode ajudar uma empresa a vender mais e melhor? Ou a controlar melhor seus custos de vendas?

Manter uma boa reputação online é importante para qualquer empresa, afinal fazemos negócios com aqueles que confiamos. A Ybus tem ferramentas para criar uma boa reputação online seja:

  • Empurrando notícias negativas para baixo;
  • Usando softwares para incentivar clientes a darem boas resenhas;
  • Criando a “rede de persuasão” – que são diferentes em blogs com avaliações positivas. Para tal usamos técnicas de SEO para melhorar a imagem da empresa, usando as palavras-chave do nicho que ela trabalha.

Algumas empresas ainda nos contratam para fazer o “take over”, que é criar vários sites que parecem ser concorrentes. Com o objetivo de tomar a primeira página dos mecanismos de busca em uma categoria específica.

No caso de notícias virais negativas, a Ybus usa softwares para recriar movimentos virais positivos, de modo a tirar o foco das notícias negativas.

Você poderia nos dar um exemplo prático?

Basicamente, existem 3 tipos de serviços.

  1. Empurrar notícias negativas para baixo, substituindo por notícias positivas
  2. Usar nosso software de pesquisa de satisfação para impulsionar e incentivar resenhas positivas
  3. Tomada da primeira página do Google em uma palavra-chave para simular sites concorrentes, quando na verdade pertencem ao mesmo grupo.

Que tipo de empresa pode se beneficiar deste tipo de serviço?

Empresas que precisem melhorar suas resenhas, as que queiram aparecer mais em mecanismos de busca, as que precisem tirar do foco algum concorrente ou uma própria notícia negativa.

Da mesma forma, que tipo de situação a Ybus não se propõe a resolver?

Um dos fatores de SEO é o tempo. Se o link de um concorrente, ou uma resenha negativa existe há muito tempo, e recebeu muitos cliques e comentários, pode ser mais demorado para que os mecanismos de buscas aceitem um site novo como o mais importante do que um link mais antigo e mais popular.

Existem também palavras-chave que várias empresas competem com técnicas modernas de SEO. Neste caso, fica mais difícil para o cliente se sobressair entre esses concorrentes.

Quais são os erros mais comuns que você vê as empresas cometendo em relação a este assunto específico ou nesta área em que a Ybus se propõe a ajudar?

Tudo começa com um serviço de má qualidade. Ele acaba gerando resenhas ruins, reclamações e comentários negativos. Então, a primeira sugestão é tratar o problema com precaução antes de remediar.

Entretanto, uma má gestão de reputação online, como uma discussão com clientes e acusações podem piorar muito a situação da empresa ou pessoa.

Já vimos concorrentes de nossos clientes usando técnicas não éticas para passar a concorrência, como comentários falsos ou negative SEO.

O importante é ter uma equipe técnica que entende como a internet funciona, como os mecanismos de busca funcionam. Para conseguir reverter um problema de reputação de modo mais eficaz.

Dessa lista de erros, qual você considera o mais grave? Por quê?

O mais grave de todos é se tornar viral por algum assunto que foge do bom senso, como uma discussão online, por exemplo.  É difícil atacar um movimento viral natural.  Exige recriar movimentos virais positivos, em todas as palavras-chave relacionadas à notícia negativa.

Imagine que uma empresa está preocupada em implantar melhorias em relação a este assunto. Por onde começar? De maneira sucinta e objetiva, quais as principais recomendações?

  1. Fazer um bom serviço;
  2. Fazer avaliação individual com cada cliente.
  3. Aos clientes que fizeram uma boa avaliação, dar um incentivo para postarem a avaliação online.
  4. Aos clientes que fizeram uma má avaliação, dar um incentivo para ficarem satisfeitos.
  5. Ter uma presença sólida online, sempre postando, em variadas plataformas e mostrando-se como expert no assunto. Content is king, então aproveite para tirar as dúvidas, dar dicas, fazer manuais e tutoriais.
  6. Contratar uma empresa de SEO para impulsionar o seu site de maneira mais eficaz e aumentar o grau de confiança, para que os mecanismos de busca vejam você.

Qual seu diferencial em relação a outros possíveis concorrentes? Por que vocês são diferentes?

Nosso grande diferencial é exatamente o que atrai os investidores para a Ybus: nós unimos todas as ferramentas do mercado em uma única ferramenta com AI (artificial inteligence). Nossos servidores trabalham 24 horas com inteligência artificial. Agindo como se fossem pessoas reais blogando, pesquisando em ferramentas de buscas ou visualizando vídeos. Porém criamos este movimento na medida certa, tentando imitar um movimento viral orgânico.

Por exemplo: um link na terceira página do mecanismo de busca, não poderia receber 30 mil cliques por dia. Ou então, um site que recebeu 100 backlinks em um só dia, fica claro que não foi um movimento natural.

Simulamos então movimentos orgânicos, aprendendo com outros links que chegaram na primeira página dos mecanismos de busca.

Com tanta experiência na área, quais dicas ou informações você vê sendo dadas pela mídia sobre esse assunto com as quais claramente não concorda?

O que as pessoas ainda não conseguem entender, é que a internet ainda é insegura e manipulável. Proxies funcionam como endereços de internet que podem ser usados, como se fossem pessoas reais usando a internet. Existem softwares para criação de contas de email, contas de blogs e redes sociais. Além de APIs para quebra de captcha baseado em pessoas reais que resolvem captcha.

Os rankings de mecanismos de busca podem ser manipulados com SEO. Tudo na Internet é passível de manipulação, e está cada vez mais fácil.

Existem ferramentas que tornam possível clonar qualquer site com um clique, capturando todos os emails e senhas.

Por mais que os sistemas tenham melhorado sua segurança, técnicas de Social Engineering, manipulam pessoas para autorizar a instalação de softwares que são backdoors para hackers.

Enquanto o Google por exemplo, usa Inteligência artificial para melhorar os resultados de uma busca, as empresas de SEO também já começaram a usar AI para entender como o algoritmo de mecanismos de busca cria sua página de resultados. A gente brinca dizendo que a primeira página é a guerra de robôs.

Logo, nem sempre o melhor está em primeiro lugar, mas sim, aquele que entende como manipular a internet ao seu favor.

Onde uma pessoa que quiser saber mais sobre a Ybus pode encontrar informações e tirar dúvidas?

reputationbrazil.com

https://www.y-bus.com

Algum último comentário que queira fazer para os leitores da VendaMais?

Que o futuro está no comercio eletrônico, já temos certeza. Seja trabalhando em larga escala ou artigos de luxo. O mercado tem espaço e oportunidades abundantes para todos.

Entretanto, por mais que seja fácil criar um comércio online ou fazer uma venda comissionada, aqueles que dão certo, são os que tem uma boa equipe técnica, motivada a vencer e a testar todos os tipos de funis de vendas: tanto para usar técnicas modernas de SEO, como para testar e iterar maneiras que possam gerar mais vendas.

Manter um sistema no ar, não é mais o único trabalho da equipe de desenvolvimento. O trabalho da equipe de desenvolvimento hoje, é testar todos os caminhos para achar aquele que vende mais. E claro, ter um líder disposto a arriscar novos caminhos, testar e aprender.

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