Recebi um feedback. E agora?

Receber um feedback negativo é difícil para quase todos os profissionais, concordar ainda mais. Apesar disso, ele é fundamental para nosso crescimento profissional, isso claro, se soubermos ouvir, absorver e transformar o feedback em uma oportunidade de desenvolvimento. Mas como fazer isso? Como perceber os pontos levantados e transformá-los em algo positivo?

Antes de tudo, é importante entender que não existe essa história de feedback negativo mais sim aquele dado de forma equivocada. Logo, todo feedback é positivo, pois reforça comportamentos que geram bons resultados, sejam eles financeiros ou de relacionamento. Quando necessário, ele promove ainda a consciência de fatores que necessitam de aprimoramento para a melhoria da performance ou o direcionamento na carreira, facilitando assim o desenvolvimento do profissional.

Um posicionamento calmo e de bom ouvinte por parte do profissional que recebe o feedback também é fundamental. Assim como estar aberto ao diálogo também faz diferença, já que será possível compreender o impacto das suas ações no dia a dia da empresa.

Já quando a situação é contrária, ou seja, quando o profissional não concorda com o feedback dado, ele deve pedir ao chefe mais exemplos de comportamentos que ilustrem a situação abordada. Se mesmo assim não concordar, a pessoa pode, de forma tranquila e ponderada, trazer para a conversa exemplos que demonstrem os comportamentos esperados. E também refletir e avaliar o porquê de os companheiros terem determinada imagem a seu respeito. É importante ter em mente que essas ações são complementares e não excludentes.

A realização de cursos também é válida, mas eles representam apenas 10% das iniciativas necessárias. O ideal é estabelecer um objetivo claro de desenvolvimento e traçar ações que reflitam em mudança de comportamento no dia a dia, compartilhando-as com o gestor.

Geovana Magalhães – Gerente de Desenvolvimento de Lideranças & Engajamento da consultoria LHH|DBM