Que tipo de equipe de vendas você quer ter?
Olá.
Você conhece a velha história do vendedor que sempre coloca a culpa na crise? Acompanhe comigo este divertido diálogo:
? Opa, Roberval, que coincidência encontrar você aqui.
? Ah, fala Coutinho, tudo certo? Como vai sua empresa?
? Bem, bem. Neste mês, minha equipe bateu a cota com antecedência. E vocês, como estão?
? Mais ou menos. Uma correria. Agora mesmo tenho de ir atrás de um cliente. Culpa da crise!
? Ué, seus vendedores não podem ir?
? O quê? Faltando cinco dias para o fim do mês? Está todo mundo atolado de serviço. E mais da metade é cliente reclamando, cancelando. Até sua empresa me roubou dois bons clientes. Fora os que a gente não consegue atender. Crise braba!
? Seu pessoal não consegue visitar os clientes todo mês?
? E dá? Se você visita um cliente, ele prende o vendedor por horas, reclamando que atrasa, falta às visitas e, com isso, o estoque dele baixa. Você sabe que, com a crise, os clientes estão muito chatos. É por isso que eu tenho de ir correndo apagar incêndios e visitar os clientes que os vendedores não dão conta. E já estou em cima da hora.
? A sua reunião é agora às…
? Cinco.
? Ainda dá tempo… são duas horas.
? Cinco horas de ontem! Só consegui ir atendê-lo agora. Deve acontecer o mesmo com vocês, com essa crise.
? Olha… não. Não me lembro de uma vez que tenhamos deixado de visitar um cliente.
? Ah, sei o que é isso. É que vocês acabam esquecendo os clientes que não falam nada. Só dá para atender aqueles que vivem reclamando. Todos os meses, uns dez ficam embaixo do tapete. Depois, é uma luta para recuperá-los. Também devem estar tão preocupados com a crise que nem ligam para nossos vendedores…
? Ah… não! Até que não temos inativos.
? É, mas o pior é que, tendo de lidar com esses atrasos e esquecimentos, acabo não conseguindo parar para pensar em como resolver a queda do faturamento. Se bem que todo mundo está assim, né? É a crise…
? Bom, não sei. Faz dois meses que batemos nossos recordes de fatura.
? Olha, tenho de correr. Vamos almoçar qualquer dia.
? Lógico. Deixa eu ver aqui… Tenho a quarta e a sexta livre, que tal?
? O que é isso que você pegou aí, Coutinho?
? Minha agenda? Você não conhece agenda?
? Mas essa aí é diferente.
? Ah, é uma agenda especial para vendedores feita pela VendaMais. Toda minha equipe tem. Ano que vem, vamos mandar colocar o logo da empresa na capa, assim ela vai ficar ainda mais bonita. Você deveria comprar para seu pessoal também.
? Está louco? Com a queda de faturamento, quase todo o dinheiro que sobra temos de usar para acalmar os clientes nervosos. E, depois, duvido que minha equipe tenha tempo para usar uma agenda. Você sabe, a…
? Sei. A culpa é da crise.
? É a crise, meu amigo, a crise…
Viu como é fácil colocar a culpa em alguma coisa? Então, para que isso não aconteça com você no próximo ano, lançamos a Agenda VendaMais 2010.
Ela é uma ferramenta que irá auxiliá-lo a atingir mais facilmente as metas do dia a dia. Além de todo o conteúdo projetado para ajudar o vendedor, você tem a opção de personalizar sua Agenda VendaMais com uma capa exclusiva para sua empresa. Entre em contato conosco para aproveitar tudo o que a Agenda VendaMais pode oferecer a você!
Para mais informações, entre em contato com nossa equipe de vendas pelo e-mail: atendimento@editoraquantum.com.br ou, se preferir, ligue para nossa Central de Atendimento: 4004-0174 ou 0300 789-2010 (de 2ª a 6ª feira das 8h às 19h).
Um abraço e boa$ venda$,
Veja Também
Raúl Candeloro
DICAS DO CONSULTOR DA SEMANA
7 lições que todo executivo deve aprender com os bons vendedores
Por José Ademir da Silva
- Enxergue a companhia em que você trabalha como um cliente. Coloque esse cliente no centro de sua estratégia.
- Invista em relacionamento com pessoas-chave na organização. Não existe negócio B2B, e sim de pessoa para pessoa.
- Seja um bom comunicador. A comunicação deve ser uma via de mão dupla. Tão importante quanto falar é saber ouvir para diagnosticar bem as necessidades de seu cliente e, então, propor uma solução e apresentar seus benefícios.
- Comunicação se faz com conteúdo. O tapinha nas costas deixou de ser a principal ferramenta do vendedor. É preciso conhecer muito bem as vantagens (e desvantagens) do que você quer vender para não ser pego de surpresa.
- Organize seus contatos e não deixe o negócio esfriar.
- Um vendedor trata a credibilidade como seu maior ativo. Você não deve prometer o que não sabe se pode entregar.
- Adapte-se. Um bom vendedor precisa adequar sua estratégia a cada tipo de cliente.
José Ademir da Silva é formando em logística. Ele extraiu essas e outras lições da obra O que o cliente quer que você saiba, do guru Ram Charan. Para conferir esse artigo na íntegra, acesse: http://www.comunidadevendamais.com.br e veja O guru Ram Charan 12 lições.
Para que seu texto seja publicado na e-zine VendaMais, você precisa, primeiramente, postá-lo na Comunidade VendaMais. Os mais bem avaliados garantem seu espaço em nosso boletim semanal. Faça como José Ademir da Silva, visite o site: http://www.comunidadevendamais.com.br e publique seus artigos.
OPINIÃO DO LEITOR
?O mais interessante é a capacidade de a VendaMais trazer matérias muito próximas da realidade dos profissionais de vendas. São assuntos pertinentes abordados de forma clara, direta e por pessoas que parecem viver a rotina do assunto. Considero a revista como um caso único no cenário nacional, bastante importante para nosso mercado e dia a dia. Continuem com esse perfil jornalístico?
Flávio Lamb
PARA PENSAR
?O mesmo muro que separa das frustrações também separa das realizações?
Frase de Jim Rohn, enviada pelo leitor Marco Roberto
0 comentários.