Qual é o melhor caminho: potencializar talentos ou melhorar os pontos fracos?

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Qual é o melhor caminho: potencializar talentos ou melhorar os pontos fracos?

Olá.

Antes de tudo, gostaria de dividir com você uma importante conquista: em dezembro, chegamos à edição nº 200 da revista VendaMais! São quase 17 anos de história, sempre focando o amor por vendas e a necessidade de tornar essa área realmente profissional. E é impressionante como, cada vez mais, vejo que há o que abordar em vendas, novidades, técnicas, dicas e exemplos. É assunto que não acaba mais. Essa edição, por exemplo, revelará as dicas para se tornar um vendedor milionário. Você não pode perder!

E é justamente para falar de outro assunto que trataremos em breve na VendaMais que quero pedir sua opinião esta semana. Poucos vendedores conseguem ser realmente bons nos oito passos da venda. Há quem seja muito veloz para prospectar clientes, mas falhe na pós-venda; existe quem seja extremamente relacional, mas possua dificuldades para negociar; há quem faça corretamente o levantamento de necessidades, mas não consiga efetivamente fechar a venda, e por aí vai. O campo para melhorar é vasto, assim como os desafios para chegar lá.

Isso nos leva a um dilema: será que um vendedor, para ter sucesso, deve observar o que ele não faz bem e procurar melhorar nesses pontos ou deve focar seu trabalho para realizar com mais intensidade aquilo em que ele é muito bom?

De um lado, especialistas defendem que o líder deve colocar a sua equipe procurando respeitar as diferenças de cada vendedor, colocando assim cada um para fazer o que tem mais talento – e, muitas vezes, criando equipes diferentes para as várias etapas da venda. De outro, há quem defenda que o vendedor deve se esforçar para ser um profissional completo, atuando em todos os passos. É como em um jogo de futebol: há quem drible bem, mas não marque gol, e há quem faça o contrário. Mas jogadores completos, que fazem gol, driblam, defendem e ainda conseguiriam fazer a diferença se “pegassem” no gol, são muito raros (acredito que poucos nomes vieram à sua mente neste momento, não é mesmo?).

E você, prefere potencializar talentos ou reforçar pontos fracos? Mande sua opinião para: [email protected] e me conte um pouco de como você prioriza – ou não – sua forma de vender.

Um abraço e boa$ venda$,

Raúl Candeloro

P.S.: você já leu a VendaMais de novembro? Nela, contamos os diferenciais existentes nas feiras livres brasileiras. Mas não ficamos só no papel: fomos vivenciar na prática o desafio de vender em uma feira livre e ainda gravamos um vídeo para dividir com você essa experiência. Quer conhecer a nossa equipe em ação? Então, confira em nossa página do YouTube: www.youtube.com/watch?v=eBnsqNl0vN4.
 

Site VendaMais https://vendamais.com.br
Twitter Raúl Candeloro http://twitter.com/raulcandeloro
DICA DO CONSULTOR DA SEMANA

O vendedor e o carro ideal

Por João Borba

Um dia desses me perguntaram qual seria o carro ideal para um vendedor. Raciocinei, refleti, fiz umas comparações e cheguei à seguinte conclusão: o carro ideal precisa ter um valor, mais ou menos, de 30% da média bruta de suas vendas, para formatos de negociações de até R$500 mil. Daí para frente, depende da capacidade administrativa de cada um e do grau de ambição de cada coração.

Por exemplo: se você é vendedor de algum produto ou serviço cuja média entre as negociações fique na casa dos R$100 mil, seu carro deve variar na casa dos R$30mil, que nada mais é que um automóvel popular zero-quilômetro bem completinho, ou um seminovo mais evoluído, para não chegar suado em seu cliente e, se por acaso ele sair em visita com você, possa se sentir bem ao acompanhá-lo.

Se a sua média de venda bruta fica na casa do R$300 mil, seu carro deve girar em torno dos R$90 mil. Não dá para falar de negócios nesses patamares com um popularzinho com dez anos de uso, não vou nem frisar o valor!

E, em se tratando de um cliente que está disposto a investir R$500 mil em você ou em algo que represente, com certeza o padrão de qualidade dele também merece alguém a altura para atendê-lo! Daí para frente, fica como falei acima: capacidade administrativa e a ambição de seu coração!
 
João Borba é empresário da Johnson Fitness, em Fortaleza.

Para que seu texto seja publicado na e-zine VendaMais, você precisa, primeiramente, postá-lo na Comunidade VendaMais. Os mais bem avaliados garantem seu espaço em nosso boletim semanal. Faça como João Borba, visite o site: www.comunidadevendamais.com.br e publique seus artigos. Para ler esse artigo na íntegra, acesse a comunidade e leia o texto O vendedor e o carro ideal.

OPINIÃO DO LEITOR

“Acredito que elogiar a VendaMais ao falar do quão grande é sua qualidade é o mesmo que fazer um elogio àquela bela mulher que cresceu ouvindo isso de todos em sua vida! Mas, quem elogia, mesmo sabendo que ela é conhecedora da sua beleza, não resiste à tentação de mostrar seu reconhecimento, o gostinho de demonstrar o encantamento com tal ser que se sobressai diante dos demais.

Assim é falar da VendaMais, que, embora já conhecesse há um bom tempo (pelas bancas), só agora fiz a assinatura. E o motivo de tal contato, além de demonstrar o reconhecimento da qualidade desse trabalho excelente de vocês, é parabenizar a grandiosa e importante matéria Eu amo vender!

Tudo o que já li na VendaMais sempre demonstrou conteúdo da mais alta qualidade. Entretanto, quando o assunto é diretamente sobre nosso trabalho, a satisfação com que se lê é inexplicável.”
Nilson Elias – NE Representações 

PARA PENSAR

“Para ser um bom negociador, é preciso ter a habilidade de tomar decisões de forma factual, ou seja, refletir melhor sobre o problema e seus impactos”
Renato Hirata

Mande suas ideias por e-mail ou contribua com sugestões, enviando sua mensagem para: [email protected]

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