Pronto para o trabalho?

Estar preparado para o trabalho é fundamental para que se tenha um excelente dia e consiga realizar todas as suas tarefas dentro do horário de expediente. Se preparar para o dia a dia faz uma grande diferença e traz a excelente sensação de dever cumprido.

Mas, para isso, existem alguns segredos, algumas dicas que vou passar para vocês agora. Na verdade, neste artigo estão oito dicas para iniciar o seu dia e desenvolver ainda mais o profissional de sucesso que você é:

  1. Deixe tudo pronto na noite anterior. Antes de dormir, organize todo o seu material, relatórios, apresentações, pastas, arquivos, roupas, relógio, mochila. Enfim, deixe tudo pronto para ganhar tempo na hora de sair e, com tudo à mão, facilita a sua vida.
  2. Durma mais cedo e acorde mais cedo. Pesquisas mostram que o indivíduo que dorme mais, vive melhor. Aquele que se priva do sono tende a contrair doenças e não consegue um bom desempenho no trabalho. Durante o nosso sono, obtemos a reposição de hormônios que necessitamos para a integridade do nosso corpo para o próximo dia. Por isso, dormir mais e com qualidade está ligado a sua saúde.
  3. Procure sair mais cedo para chegar mais cedo. Quando você chega mais cedo no trabalho, tem tempo de se organizar, tomar um café com os colegas, traçar ideias e preparar o ambiente de trabalho. Sair mais cedo te ajuda a fugir do trânsito – que quanto mais tarde pior – e ainda contar com imprevistos.
  4. Cuide da sua preparação visual. O mundo é visual, seu cliente é visual. Como as pessoas que trabalham com você te vêem? Cuide do seu cabelo, da sua pele, barba, odores, suas unhas, dentes. Tudo isso é percebido pelo seu cliente e colegas de trabalho. Uma barba por fazer passa uma impressão de desleixo, um cabelo sem uma pintura adequada e uma unha mal feita, da mesma forma. Cuidado, você é muito mais que um cartão de visitas.
  5. Faça uma oração agradecendo pelo seu dia. Independente de religião, a sua preparação espiritual é fundamental para começar o seu dia, tudo pode acontecer, por isso agradeça cedo pelo fato de estar vivo e com as suas funções vitais em pleno funcionamento. Trabalhe com entusiasmo, que é uma palavra muito bonita: significa Deus dentro de você. Mostre isso para as pessoas do seu relacionamento profissional.
  6. Se vista de forma adequada. Não depende da ocasião. Esteja sempre bem vestido, você não sabe quem vai encontrar e nem o que pode acontecer, mas te garanto que se estiver bem vestido, os pontos serão positivos. Roupas novas, limpas, cores conversando, sapatos polidos, acessórios sem exagero, bom relógio, boa caneta, bom batom, boa pulseira, invista em você. Aparência faz diferença na decisão do cliente.
  7. Organize a sua agenda. Tablet, Lap Top, Smartphone, seja onde for que anote os seus compromissos, o importante é elencar o que é prioridade, mediano e maior prazo. Faça a adequação do seu dia pelas prioridades, saiba quem está envolvido, a quem responder reuniões, compromissos, e risque com toda a alegria e comemore cada compromisso realizado.
  8. Arrume a sua mesa antes de começar o trabalho. Uma mesa desorganizada, cheia de documentos espalhados, gavetas que não fecham, comida e biscoito jogados, passam uma impressão muito ruim. Muitos acham que a mesa cheia representa muito trabalho para quem está olhando, porém, isso é lenda. Uma mesa organizada, onde tudo é encontrado até com venda nos olhos, passa uma total e plena impressão de asseio e organização, e o cliente gosta disso, e também influencia na sua decisão.

Espero que tenham gostado das dicas e que realmente as coloquem em prática no seu dia a dia, melhorando sempre uma por vez. Vá experimentando, tenha certeza do seu sucesso.

Câmbio final e um forte abraço.

Roberto Lopes

http://robertolopesmotiva.blogspot.com.br/2012/09/palestrante-roberto-lopes.html