Pout Pourri Comercial

Tem tantas coisas boas ‘rolando’ na VendaMais que hoje vou só fazer um resumo rápido. Tem um pouco de tudo, para todo mundo. Aproveite!

  • Special Report Natal Incrível
  • 90 dicas para administrar seu tempo
  • Abertura de inscrições do GEC – Gestão de Equipes Comerciais
  • Raúl e Marcelo, com você, na sua empresa

Special report VendaMais no Natal – Assine a VendaMais e ganhe o Special Report Digital: Check-list para um Natal incrível

Para garantir que este ano SUA empresa tenha não apenas o melhor Natal dos últimos tempos, mas o melhor início de ano também (porque isso será consequência), preparamos um plano de ação em formato de check-list, que quando cumprido à risca garante um saco cheio de presente$ no fim da maratona de vendas de Natal! São apenas 150 unidades disponíveis. Ou melhor – eram, porque já vendemos mais da metade. www.editoraquantum.com.br/revistas/revista-vendamais

90 dicas de como administrar seu tempo: mais de 1000 pessoas já fizeram o download gratuito do meu e-book com 90 dicas de administração do tempo. Se ainda não pegou a sua cópia, aproveite que só vai ficar disponível por mais alguns dias: pravoce.vendamais.com.br/ebook-adm-tempo

Inscrições do meu curso on-line GEC – Gestão de Equipes Comerciais. O ano passado a turma de 120 esgotou logo no começo de Janeiro. Pelo andar da carruagem, este ano vai acontecer a mesma coisa (até porque tínhamos uma longa fila de espera). Indicado especialmente para quem gerencia uma equipe de vendedores, este curso tem 10 módulos que cobrem tudo que um líder de vendas precisa saber para melhorar sua performance e a da sua equipe. www.institutovendamais.com.br

Raúl Candeloro e Marcelo Caetano com você, pessoalmente, na sua empresa: várias empresas já contrataram workshops, palestras, treinamentos e nosso exclusivo diagnóstico (Raio-X VendaMais) para o começo de Janeiro. Se você está querendo começar o ano de 2014 com o pé direito e já acelerando para melhorar seus resultados, temos vários temas que certamente podem se encaixar na sua reunião, encontro ou convenção. Para saber mais sobre como podemos trabalhar juntos, fale com o Guilherme Rasmussen, que é quem cuida disso: [email protected] e veja como eu ou o Marcelo podemos passar um dia com vocês falando sobre Vendas.

Abraço e boas vendas,

Raúl Candeloro

P.S. Vendemos quase 1000 e-books na Black Friday, por R$ 1,99. A promoção acabou na 6ª feira mesmo, mas eu continuo achando que pelo seu valor normal de R$ 9,90 esses e-books continuam sendo a maior pechincha que existe. Aonde mais você teria acesso direto aos maiores especialistas do Brasil por esse valor? www.editoraquantum.com.br/loja-digital

Artigo da semana

O meu ramo é diferente!

por Antonio de Pádua Brauna Braga

Nos treinamentos de vendas, é bastante comum ter um grupinho de vendedores que sempre diz que muitas técnicas e estratégias apresentadas não funcionam para o seu negócio, pois o seu ramo é diferente dos demais.

Quando se mostra como agregar valor aos produtos através do atendimento diferenciado e eficiente prestação de serviços, para fugir do fantasma chamado preço, ainda têm vendedores que insistem que no seu ramo, por mais que se invista nesses aspectos, os clientes não reconhecem e querem mesmo é preço baixo.

Por outro lado, quando se questiona: o que é um atendimento diferenciado? A empresa faz pesquisa de satisfação? Mensura a pesquisa e dá retorno aos clientes? Faz pós-venda com eficiência e sistematicamente? Os processos da empresa funcionam em perfeita sintonia? As respostas ficam no ar e a segurança não é a mesma dos argumentos da exigência de preços baixos pelos clientes. 

Infelizmente, conclui-se que muitos vendedores ainda trabalham com base no achismo, por não dominarem bem as atividades da profissão de vendas. Fico constrangido quando falo isso, mas muitos profissionais ainda são amadores, insistindo no sucesso sem investir em conhecimento. No mercado moderno, continuar trabalhando assim é ficar andando em círculo. É por isso que o grupo dos vendedores de sucesso é bem menor. 

O ramo de vendas oferece grandes oportunidades para pessoas que querem ter sucesso e bons ganhos financeiros, mas é uma profissão que não é para qualquer um. O vendedor da atualidade tem de se conscientizar que só terá sucesso aquele que realmente se profissionaliza. O cliente de hoje é bem informado e exigente. O mercado é bastante dinâmico. Os produtos têm vida curta. É preciso, portanto, muita flexibilidade do vendedor para se adaptar às mudanças com rapidez e constância. 

Como mudar de atitude não é tão fácil, muitos profissionais insistem em agir na base da tentativa e erro para ver se acertam. Com isso, os erros são bem maiores que os acertos, embora esses vendedores permaneçam insistindo em acreditar que estão no caminho certo.

O tempo em que os vendedores se saíam bem com base apenas na prática já se foi. Isso ocorreu quando a concorrência era menor, a variedade de produtos era pequena, a demanda era maior que a oferta, os meios de comunicação eram difíceis etc. Será que hoje, com tanta evolução, tecnologia, concorrência, querer viver preso ao passado e ter sucesso como vendedor ainda é possível? Não é um contrassenso muito grande?

Os ramos de atividades são realmente diferentes, mas quando se fala em estratégias e técnicas para atendimento ao cliente, prestação de serviços, valorização do produto, fidelização etc., todas são aplicáveis e funcionam aos diversos tipos de negócios. Todos os ramos têm suas particularidades, mas em todos eles os clientes querem serviços excepcionais e ter seus problemas solucionados com competência e rapidez.

Portanto, a falta de reconhecimento por parte do cliente que recebe um atendimento e prestação de serviços quase nota 10, não passa de justificativa dos vendedores que ainda não estão preparados para exercer a profissão, mas continuam enganando a si próprios achando que já são vendedores profissionais. 

O meu conselho para esses vendedores é mudar de atitude enquanto é tempo, pois os clientes são cruéis com profissionais despreparados e a idade avança com rapidez, ficando as oportunidades para os vendedores modernos e com visão de futuro, que estão sempre investindo em conhecimento e colocando-o em prática com sabedoria.

Antonio de Pádua B. Braga é Engenheiro Agrônomo, especializado em vendas, consultor, escritor, palestrante e instrutor de vendas, atendimento e relações com clientes, com mais de 30 anos de experiência, tendo sempre atuado na área comercial como executivo de empresa multinacional e por conta própria.

Opinião do leitor

Excelente material, nos ajuda a revisar processos e materializar ações que devemos tomar em nossa empresa.
Anderson Correia

Para pensar

“Tornar-se o primeiro é mais fácil do que permanecer o primeiro”.
Bill Bradley

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Recentemente, num cruzeiro que fizemos pelo Caribe, tivemos a chance de participar de um “mini programa” do MasterChef no navio.

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