Pipedrive: CRM de vendas feito de vendedor para vendedor

Conheça o CRM que promete melhor usabilidade para vendas com foco em pequenas e médias empresas 

Unificação da mensagem entre marketing e vendas e humanização do processo. Para a agência corporativa NN+S2U, estes são dois passos cruciais para quem busca incrementar as vendas. Isso porque a chave do processo de vendas, na visão da agência, está no relacionamento com o cliente.

Compromissada em auxiliar a gestão integrada de marketing e vendas, a NN+s2U tem como ferramenta o Pipedrive. Trata-se de um CRM de vendas que tem como objetivo melhorar o controle sobre os processos de venda e sobre a produtividade e o desempenho de cada vendedor. Além disso, reúne informações para aumentar a taxa de conversão, permitindo uma gestão por indicadores.

Para exemplificar a importância de uma gestão por indicadores eficiente, a NN+S2U destaca em sua apresentação de venda três dados de recente pesquisa realizada pelo Aberdeen Group (2017):

  1. Empresas que otimizam a comunicação entre o marketing e vendas apresentam um aumento de receita 32% mais rápido.
  2. Empresas que tem um relacionamento personalizado e consistente com o cliente conseguem ter um desempenho até 54% melhor.
  3. Tomadas de decisões com base em indicadores geram até 83% mais resultados.

Confira a seguir a entrevista de Rafael Perozin, Diretor de Pessoas, Processos e Expansão da NN+S2U. 

O que é e como funciona o PipeDrive?

O Pipedrive hoje é o maior SaaS de vendas do mundo para pequenas e médias empresas, está presente em aproximadamente 140 países com mais de 50 mil empresas cadastradas. O Brasil hoje é o segundo maior mercado deles e a NN+S2U é a revenda oficial deles aqui.

Como isso pode ajudar uma empresa a vender mais e melhor?

Por ser um CRM feito de vendedor para vendedor, ele entende bem a necessidade do vendedor. Nosso objetivo é facilitar a vida dele, ajudá-lo a bater metas e fazer follow-up, o que reflete diretamente na taxa de conversão em vendas. E por ter a melhor usabilidade de todos os sistemas, o vendedor passa maior parte do tempo vendendo e não colocando informações no sistema. Isso naturalmente gera menos atrito na hora da implementação e garante dados mais precisos. Tudo para que os gestores possam fazer uma gestão por indicadores mais eficiente, de maneira bem simples e objetiva. Isso reflete diretamente nas vendas, ajuda as empresas a melhorarem a produtividade e a aumentarem o faturamento.

Você poderia nos dar um exemplo prático?

Antes de sermos uma revenda oficial de Pipedrive, nós éramos usuários comuns da plataforma. Desde que começamos a usar em pouco menos de 3 meses já tínhamos aumentado a nossa taxa de conversão em pelo menos 35%.

Que tipo de empresa pode se beneficiar deste produto/serviço?

Qualquer uma, mas o foco é pequenas e médias empresas. Vemos mais indústrias, empresas de serviços e principalmente empresas que tenham um processo mediano para longo. Porém já vemos advogados usando para controlar todos os contatos e consultas que recebe. Dessa maneira, ele não esquece de acompanhar o cliente até o momento em que ele efetivamente vai precisar dos serviços do advogado. Lojas de rua ou shopping também se beneficia, para que os vendedores possam gerenciar o relacionamento com clientes que já compraram lá e poderem abordar clientes por Whatsapp com informações como:

– Chegou a nova coleção daquela marca que você sempre compra conosco.

– Aquela calça que você tinha gostado na semana passada entrou em promoção.

Da mesma forma, que tipo de situação seu produto/serviço não se propõe a resolver?

Dentro do nicho de mercado em que o Pipedrive atua, até hoje não encontrei algo que não conseguimos resolver. Inclusive fica aberto aqui para qualquer um trazer a dúvida. Nós da NN+S2U, que fazemos o suporte técnico deles, estamos abertos para ajudar.

Quais são os erros mais comuns que você vê as empresas cometendo em relação a essa área em que seu serviço se propõe a ajudar?

O Pipedrive foi o primeiro sistema de CRM a exibir o controle do funil de vendas no formato de Kanban, uma espécie de linha do tempo. De lá para cá, vemos diversos sistemas copiando essa usabilidade. Alguns na cara dura e outros disfarçados, inclusive sistemas de controle de processos seletivos e vários outros.

Outra coisa que é muito comum é vermos concorrentes criando opções mais “completas”, porém tudo acaba deixando mais complexo e afeta diretamente na usabilidade do sistema, além de complicar a vida do vendedor. No Pipedrive a primeira preocupação que temos é manter a simplicidade e usabilidade do sistema. Afinal, somos feitos de vendedores para vendedores e queremos facilitar a vida deles, não complicar.

Dessa lista de erros, qual você considera o mais grave? Por quê?

Com toda certeza a usabilidade, pois não tem nada pior para um vendedor – e digo com propriedade, pois também sou um – que ficar preenchendo formulários e planilhas e usando sistemas complexos. O nosso negócio é vendas, é preciso agilidade para dar ritmo às negociações.

Uma empresa que está preocupada em implantar melhorias em relação a este assunto deve começar por onde? De maneira sucinta e objetiva, quais as principais recomendações?

Sempre aconselhamos buscar os maiores players e os mais indicados, testar todos e ver o que melhor se adapta à necessidade da sua empresa, mas como o Pipedrive hoje possui mais de 150 programadores trabalhando para evoluir a ferramenta e é customizável, ele acaba atendendo. Da mesma forma que poder personalizar é bom, tem a contrapartida que é usá-lo da maneira certa e fazer o Pipedrive se adaptar da melhor maneira possível para a sua empresa. É por isso que como revenda nós oferecemos uma implementação, na qual além de mapear o processo de vendas e organizar as atividades e metas dos vendedores, nós personalizamos a ferramenta. Além disso, montamos um manual do vendedor para ele entender como o Pipedrive vai fazer parte do dia-a-dia dele e ministramos também um curso rápido para toda a equipe de como usar a ferramenta.

Qual seu diferencial em relação a outros possíveis concorrentes?

Somos o maior, temos a maior equipe de desenvolvimento, estamos em 140 países e trazemos um pouco da cultura de cada um para dentro. O valor por usuário é bem acessível e temos de longe a melhor usabilidade. Somos fácil, barato e eficiente. Se a empresa se propor a ver uma demonstração, eu duvido que opte por outro sistema.

Com tanta experiência na área, quais dicas ou informações você vê sendo dadas pela mídia sobre esse assunto com as quais claramente não concorda?

Usar crise como desculpa para baixa nas vendas. Isso é puro mimimi de vendedor fraco. Vendas é matemática. Se eu falo com 10 pessoas e vendo para 1, para vender para 3 eu tenho que falar com 30. É claro que existem técnicas e ferramentas que podem ser usadas para aumentar a taxa de conversão em vendas, mas mesmo assim continua sendo matemática. Não tem segredo, tem que trabalhar, tem que ligar, tem que fazer follow-up, tem que fazer volume de atividade para que, quando os prospects começarem a chegar ao final do ciclo de vendas da minha empresa, eu comece a vender.

Onde uma pessoa que quiser saber mais sobre isso pode encontrar informações e tirar dúvidas sobre o PipeDrive e a NNS2U?

Ela pode nos ligar, mandar e-mail, enviar um Whatsapp ou até mesmo uma mensagem no Facebook. E se não for o suficiente, ainda podemos fazer um Skype ou um Hangout. Meios para nos contatar não faltam. Em nosso site www.nns2u.com.br ou em nossa fanpage www.facebook.com/nns2u é possível conseguir as informações de contato.

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