Pesquisa: 6 em cada 10 brasileiros estão trabalhando home office

Estudo da Hibou e Indico aponta a rotina e expectativas dos trabalhadores e empreendedores de pequeno e médio porte do Brasil na quarentena

Com a pandemia do Covid-19, estar em casa se tornou imprescindível. As pessoas estão se conscientizando das medidas de segurança necessárias pela saúde do coletivo e, assumindo assim, preocupações com o próximo. A grande maioria dos brasileiros está trabalhando de casa e muitos empreendedores de pequeno e médio porte estão se reinventando diante do cenário atual mundial.

Para as grandes marcas, um alerta: 90,5% dos consumidores darão preferência a marcas que fizerem algo relevante agora. Em termos de soluções financeiras, 97,8% dos brasileiros querem desconto nos impostos agora e pelos próximos meses. E das empresas, esperam o mesmo, 94.64% gostaria que elas adiassem boletos e eliminassem a cobrança de juros. Tudo isso, segundo pesquisa Hibou/Indico.

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São muitas áreas de atuação e fontes de renda. Nesse cenário complexo, 59,9% dos brasileiros estão trabalhando home office. O que não significa menos trabalho. 25,2% está trabalhando mais de casa do que trabalhava antes, segundo pesquisa Hibou/Indico. Mas mais de 15% dos brasileiros não sobreviverá sem faturamento nem por um mês.

Para entender esses números, as expectativas e a nova rotina de trabalho, a Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado, em parceria com a Indico, plataforma de dados, levantou um estudo entre os dias 23 e 24 de março. Foram mais de 2.400 entrevistados em todo o país, sendo 59% da cidade de São Paulo, via pesquisa online (98% de significância e 1,9% de margem de erro).

Formato de trabalho dos entrevistados

  • 22,77% funcionários em empresa privada com atendimento ao público
  • 17,81% autônomos informais
  • 16,5% funcionários públicos
  • 14,25% autônomos com MEI ou Simples
  • 13,23% funcionários em empresa privada sem atendimento ao público
  • 8,23% empresário sem funcionários ou empreendedor individual
  • 7,12% empresários com funcionários
  • 7,17% aposentados
  • 6,19% estudantes

Mudança de hábito

Os brasileiros mudaram alguns hábitos após a pandemia:

  • 88,1 % lavam a mão com mais frequência;
  • 86,7% evitam de ir a locais públicos;
  • 63,8% reduziram visitas a casa de amigos;
  • 61,5% estão lendo notícias com mais frequência para se manterem informados;
  • 60,8% evitam comer fora ou nos restaurantes;
  • 60,3% tentam não tocar no rosto na rua;
  • 58,7% não encostam em superfícies públicas (maçanetas, botão de elevador, corrimão, balcão);
  • 48,2% olham redes sociais com mais frequência para se manterem informados;
  • 31,8% lavam as toalhas com mais frequência;
  • 28,9% mudaram a rotina para evitar horários mais cheios de gente na rua;
  • 13,1% usam máscara na rua;
  • 9,8% cancelaram uma viagem já marcada para outro estado dentro do Brasil;
  • 5,4% cancelaram uma viagem já marcada para outro país.

Isolamento

13,57% dos brasileiros estão 100% isolados. 67,90% está se isolando, saindo só quando inevitável e tomando cuidado para ter o mínimo de contato com as pessoas. 15,06% tomam cuidado, mas ainda estão saindo, pois não têm opção de fazer home office. Há uma minoria que não se importa com a restrição e isolamento social: 2,46% saem quando precisam, vendo amigos e família mesmo trabalhando de casa. Por fim, 1,02% não está nem um pouco isolado, vivendo normalmente

Consumo

De olho na contenção de gastos, 23,58% dão preferência a alimentos e higiene, cortando os demais itens da lista. 12,81% já estão ou estão quase no vermelho para comprar mantimentos para casa. 21,25% continuam comprando as mesmas coisas e no mesmo volume; 8,23% tem comprado maiores quantidades que o normal.

80,20% só saem em caso de necessidade para comprar, enquanto 10,81% estão pedindo exclusivamente pela internet; uma minoria de 1,61% sai para comprar normalmente.

Home office

59,9% está em home office e 40,1% não. Com isso, 41,6% está usando novas ferramentas de produtividade para chamadas de videoconferência e outras ferramentas de geração de conteúdo online. 48,3% dos entrevistados não mudaram o uso de ferramentas e continuam como antes.

Novos formatos e soluções

Para 74,20% dos brasileiros, nem delivery, nem take away (retira no local), nem download de produtos digitais: nada disso atende ao negócio atual. 76,12% diz que o número de encomendas e clientes diminuiu por causa do coronavírus. 18,91% dos entrevistados afirmam que nada mudou. Apenas 4,37% viu aumento na demanda.

Enquanto isso, apenas 5% dos entrevistados criaram produtos para vender nessa época, como cursos online, assistência digital, atendimento online, delivery com frete grátis, loja virtual, etc. 95% não criaram nada novo para essa fase.

74% não acham que criar voucher e vender produtos ou serviços por antecipação com desconto fazem sentido. 26% estão apostando nos vouchers antecipados para segurar o orçamento e a clientela.

Sobrevivência

Apenas 15,34% dos brasileiros acreditam que seguram o negócio sem faturamento por 3 meses. 18,35 seguram por 1 mês, enquanto 26,72% não tem previsão de quanto sobrevivem, e ainda 14,27% quebram em menos de um mês sem faturamento.

Política

Governo Federal:

  • 17,60% tem certeza que o governo federal está fazendo tudo que pode nesta época de crise;
  • 31,85% concordam parcialmente;
  • 18,08% discordam parcialmente;
  • 22,91% discordam totalmente;
  • 9,56% nem concordam nem discordam.

Governo Estadual:

  • 22,43% concordam totalmente que o governo do seu estado está fazendo tudo que pode nesta época de crise;
  • 48,64% concordam parcialmente;
  • 10% nem concordam nem discordam;
  • 12,96% discordam parcialmente;
  • 8,70% discordam totalmente.

Prefeitura:

  • 23,72% concordam totalmente que a prefeitura de sua cidade está fazendo tudo que pode;
  • 44,62 concordam parcialmente;
  • 10% nem concordam nem discordam;
  • 12,96% discordam parcialmente;
  • 8,70% discordam totalmente.

E as grandes empresas?

O brasileiro acredita que as empresas têm importante papel no comportamento e na dinâmica atual e esperam delas atitudes.

97,46% gosta de vê-las cancelando eventos e adiando lançamentos; 95,51% valoriza quando elas pedem para comprar menos ou de forma consciente, sem exageros. 94.64% gostaria que elas adiassem boletos e eliminassem a cobrança de juros; 93,21% querem as empresas usando suas redes sociais para passar notícias importantes e pertinentes ao momento; 92,73% quem ver as empresas pedindo para as pessoas ficarem em casa; 82,30% valorizam as que mudam suas linhas de produção para fabricar mais álcool gel e similares; e 77,72% querem vê-las disponibilizando suas instalações para atendimento médico.

A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, existente há mais de 11 anos. A empresa produz conteúdo utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 20 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; profundidade; de campo; duble de cliente; deskresearch; monitoramento de comportamento; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo. Para saber mais: http://www.lehibou.com.br

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