Autodesenvolvimento: confira as técnicas de Paulo Ibri no livro Alta Performance & Impacto

“Se eu fiquei milionário com 30 anos sem nenhum milagre, sem nenhuma start up do Vale do Silício, mas só com muito esforço e muito trabalho, por que você não pode também?”.

Com esta provocação, o empreendedor, executivo e coach Paulo Ibri se prepara para o lançamento oficial de sua obra de estreia como escritor, Alta Performance & Impacto – Como melhorar seus resultados em um mundo de constante mudança (Alta Books), na próxima terça-feira (30/07), em São Paulo. O livro tem como objetivo compartilhar ferramentas para que o leitor reconheça seus sonhos e os concretize.

Nascido e criado em São Paulo, Paulo Ibri começou sua carreira em marketing e vendas aos 17 anos. Além de formação em Propaganda e Marketing e MBA em empreendedorismo no Brasil, cursou especialização em Liderança na Universidade da Califórnia (UCLA). Aos 29 anos, decidiu focar no empreendedorismo e fundou a empresa de alimentação saudável 100 Foods, além de atuar como coach, palestrante e treinador.

No livro Alta Performance & Impacto, Ibri assume dois desafios principais:

  • Quebrar a crença limitante de que acumular dinheiro ou até ser milionário é uma coisa difícil.
  • Destruir a crença de que pessoas bem-sucedidas têm sorte ou tiveram algum tipo de herança. 

“Dinheiro é liberdade, não felicidade. É liberdade de escolha, de tempo, de onde alocar seus recursos. Com o acúmulo correto do dinheiro, podemos agarrar as oportunidades que passam à nossa frente. Acredite, são muitas”, estimula. O autor defende que qualquer um pode construir o que quiser para si, se o foco for sempre em objetivos de longo prazo e na construção de hábitos.

E nesta obra, Ibri se propõe ir além: combater a passividade linha após linha, gerando necessidade de agir com conhecimento, planejamento, criatividade e persistência para abrir novos caminhos de acesso à capacidade ilimitada que cada um tem de se transformar e desenvolver. A obra tem recomendação de Brian Tracy (autor de O ciclo do sucesso e Comece pelo mais difícil Alta Performance & Impacto) e de Villela da Matta, fundador e presidente da SBCoaching.

E foi justamente para entender um pouco mais desta trajetória de Ibri e dos conhecimentos reunidos no livro, que o diretor da VendaMais, Raul Candeloro, realizou uma entrevista com o autor. Confira a seguir as dicas de Paulo Ibri para construir um mindset de crescimento:

Olá Paulo, tudo bem? Prazer em entrevistá-lo para a VendaMais! Fale um pouco sobre seu livro Alta Performance & Impacto. Sobre o que trata o livro e por que escrevê-lo?

Olá, o prazer é meu, obrigado pela oportunidade. O livro trata de comportamentos, técnicas e habilidades que são fundamentais para as pessoas terem mais performance no dia a dia, se autodesenvolverem e aumentarem exponencialmente as possibilidades de atingir aquilo que desejam.

Escrevi esse livro, porque passei anos estudando e pesquisando sobre alta performance e as pessoas mais bem sucedidas do mundo. O que elas faziam, quais eram seus hábitos e como pensavam de forma diferenciada para chegar aonde chegaram.

Com esse livro, quero extinguir de uma vez por todas o mito de que pessoas bem sucedidas tiveram algum tipo de sorte ou são predestinadas. Elas simplesmente aprenderam algumas coisas que a maioria de nós não sabe, e é isso que procuro ensinar.

Paulo Ibri, autor de Alta Performance & Impacto

Você provavelmente tem uma palestra sobre o mesmo assunto. Quais as principais dicas que dá sobre isso nas apresentações?

Tenho sim (rs). Dou várias dicas, mas dentre elas sempre gosto de destacar três:

  1. As pessoas precisam ter responsabilidades pelo que fazem, ter senso de protagonismo. O que acontece com as pessoas que não atingem o que querem, é que elas culpam fatores externos (economia, política, relacionamentos, etc.) pela falta de resultados. Esse mindset é o da escassez e não levará ninguém ao sucesso.
  2. Se a pessoa quer ser bem sucedida, ela precisa ter metas. É impossível atingir algo na vida sem saber exatamente para onde está indo. A maioria de nós não está acostumado a ter metas de vida do que quer, até quando e porquê. Vivemos com as metas no trabalho apenas, e achamos que isso é normal. Precisamos ter metas para o que queremos.
  3. Dedique-se sempre ao aprendizado contínuo. Aprender e estudar não são atividades pontuais, feitas apenas na graduação, nos MBAs, etc. São atividades corriqueiras. Só chegará e se manterá no topo aqueles que sempre estiverem aprendendo, se atualizando. A melhor frase que clarifica isso para mim é:
“Pessoas com mindset de escassez se preocupam com o tamanho da sua TV. Pessoas com mindset de abundância se preocupam com o tamanho da sua biblioteca”.

Em resumo, a leitura é algo necessário para todos.

Você poderia nos dar algum exemplo prático extraído da sua palestra ou livro que exemplifique melhor seus principais conceitos, para que nossos leitores conheçam melhor seu trabalho?

Claro. Vamos falar primeiro de metas. Existem alguns estudos que exemplificam o benefício dessa técnica. Um deles, realizado nos EUA, demonstrou que 85% das pessoas não estabelecem metas para si mesmas ao longo de suas vidas. Isso faz com que elas vivam sem um norte claro da onde querem chegar. Por outro lado, as pessoas que estabelecem metas demonstraram um ganho financeiro 10 vezes maior do que o restante. Vale a pena, não vale? (rs).

Outro exemplo clássico é que um brasileiro lê em média de 1 a 2 livros por ano. Um CEO lê 60. Curiosamente, esse GAP de 60 vezes é bem próximo da disparidade de salário que temos entre um brasileiro comum e um presidente de uma empresa.

Quais são os erros mais comuns que você vê as empresas e as pessoas cometendo em relação à essas questões da Alta Performance?

Dois erros muito comuns são os que citei acima, de falta de protagonismo: não ter metas claras e não se dedicar ao aprendizado.

Outro erro clássico é a má gestão de tempo. A internet e as redes sociais têm dificultado isso cada vez mais, pois as pessoas gastam um tempo enorme no Instagram, quando deveriam estar produzindo.

É proibido ter lazer? Claro que não. Porém as atividades devem ser separadas em blocos, caso contrário as pessoas se perdem e ficam com aquele sentimento que não tem tempo para nada. Tomar cuidado com os e-mails também é um ponto importante. Muita gente confunde responder e-mails com trabalho, mas dificilmente é a mesma coisa.

Dessa lista de erros, qual você considera o mais grave? Por quê?

O que considero mais grave é a mentalidade. Digo isso, porque a forma que pensamos vai nortear completamente a forma como agimos e os resultados que obtemos. Mude essa simples alavanca e você estará à frente de 99% da população. Decidir assumir o controle da vida e dos resultados é uma das decisões mais importantes que o ser humano pode tomar.

Imagine que um empresário ou vendedor procurando melhorar seus resultados nessa área. Por onde começar? De maneira sucinta e objetiva, quais as principais recomendações?

Comece pelo mindset. A forma de pensar vai mudar drasticamente o comportamento e, como consequência, a forma de atender os clientes.

Além disso, tenha metas claras e mensuráveis do que quer atingir. Quanto vender? Para quem? Em qual período?

Por último, sempre analise o seu networking. Quantas pessoas você conhece que poderiam usufruir do seu produto ou serviço que você ainda não prospectou? Se tentar fazer negócios com pessoas que já conhece, a possibilidade de conversão é muito maior.

Palestra e lançamento do livro Alta Performance & Impacto
Com abertura do fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, Villela da Mata, o empreendedor, executivo e coach Paulo Ibri faz palestra na próxima terça-feira (30/7), às 19h30, na SBCoaching, sobre o livro Alta Performance & Impacto – Como melhorar seus resultados em um mundo de constante mudança (Alta Books).

O encontro é gratuito, aberto ao público e tem o objetivo de dividir as experiências de Ibri sobre senso de responsabilidade e protagonismo, propósito, metas pessoais e profissionais, visão e aprendizado contínuo, além de mindset de crescimento. Inscrições pelo http://bit.ly/evento_sbc.

Serviço:
Palestra e lançamento do livro Alta Performance & Impacto
Data: terça-feira (30/7), às 19h30
Local: SBCoaching – Rua Olimpíadas, 255, Vila Olímpia, São Paulo (SP)
Inscrições gratuitas, com vagas limitadas pelo site: http://bit.ly/evento_sbc.

Falando um pouco do seu trabalho como consultor e palestrante agora. Que tipos de empresas geralmente contratam seus serviços? O que buscam?

As empresas variam muito, desde empresas nacionais até multinacionais. Os objetivos também variam. Podemos fazer um trabalho sistêmico, analisando a cultura da organização, valores, propósito, etc., até reestruturar a área de vendas, transmitir novas técnicas, praticar aprendizados e dar uma adrenalina a mais na rotina dos profissionais.

Por outro lado, que tipo de evento/treinamento/consultoria não é adequado para você? Ou seja, que tipo de problemas/situações/treinamentos você geralmente prefere não aceitar ou indicar para algum colega?

Quando fugimos de temas como estratégia e cultura organizacional ou vendas, eu prefiro indicar um parceiro para realizar os trabalhos. Eu acredito que devemos ter foco no que fazemos. Tentar ter a solução para tudo só faz com que tenhamos menos profundidade na solução atual.

Com tanta experiência na área, quais dicas ou informações você vê sendo dadas pela mídia sobre alguns dos temas que você aborda com frequência com as quais claramente não concorda?

Na verdade, existe muita coisa que a mídia expõe que eu não concordo. A mídia está focada em ganhar audiência e não necessariamente transmitir conteúdo de qualidade. Por isso, eu sugiro sempre fazer um “detox” da mídia convencional e trocar o tempo que as pessoas gastam assistindo ou ouvindo ao jornal por um investimento em algum tipo de leitura ou podcast. Isso fará com que o cérebro e mente da pessoa sejam alimentados por conteúdos de maior qualidade.

Algum último comentário que queira fazer para os leitores da VendaMais?

Gostaria de dizer que o melhor investimento que existe é o investimento em si mesmo. Você corre risco com qualquer outro tipo de investimento, mas esse ninguém jamais poderá tirar de você.

E… compre o livro que tenho certeza que gostará! Obrigado!

Para saber mais:

Leia também: